quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Submundo HQ N°378 - A "Coleção Clássica Marvel 11 - 4F": A 1º Equipe de Vilões do Universo Marvel: "Namor & Destino"...

"Quarteto Fantástico" (4F) ganha sua 2º edição na "coleção de clássicos" da Marvel, cobrindo o equivalente ao conteúdo da 1º e única "Biblioteca" da equipe publicada pela Panini... e sob a tutela de Stan Lee & Jack Kirby (que recém haviam criado o Universo Marvel nessa época)!

Aqui veremos: A 1º Equipe de Vilões da Marvel: "Namor & Destino" (que se unem contra a família fantástica), "Kurrgo - O Sr. do Planeta X", A 1º aparição do "Mestre dos Bonecos", O FIM do 4F (que vai à falência financeira), e a volta do "Dr. Destino" (com a participação dos "OVOIDS" - Alienígenas com cabeça-de-ovo, rs)!

Confira abaixo:

O "4F" foi a GÊNESE do Universo Marvel como o conhecemos... Embora a Marvel já existisse desde o final da década de 30 (com o nome de Timely) e atravessado a 2º Guerra Mundial com o "Cap. América", "Tocha Humana" (o original), e "Namor" (entre vários outros heróis - hoje obscuros - que combateram os nazistas naquele período), passando também pela fase "Atlas" dos anos 50 (com HQs de monstros e romances), foi com o "4F" que a dupla Lee/Kirby deu início ao Universo Marvel em 1961 - já em plena Era de Prata (e cujas primeiras histórias da equipe tivemos o privilégio de acompanhar no Vol. 2 da "CCM"). Agora, o "4F" ganha sua 2º edição na "coleção de clássicos" da Panini (Vol. 11) apresentando as histórias publicadas originalmente em: "Fantastic Four" nº 6-10 (de 1962)!  
 
É interessante pro leitor moderno descobrir como foram estabelecidas as fórmulas e conceitos originais da Marvel e que são reutilizados ainda hoje nos gibis atuais e no cinema/TV (que bebem todos da mesma fonte). Os conflitos internos da equipe, a rivalidade entre o "Coisa" e o "Tocha" (que não se entendem e vivem implicando um com o outro), o romance pueril/ingênuo entre o "Sr. Fantástico" e a "Garota Invisível" (que acaba estremecido quando "Namor" entra em cena pra disputar o amor de Sue Storm), os vilões trágicos e maquiavélicos (Dr. Destino), e o humor recorrente nas histórias (pra quem reclama do excesso de "piadinhas" e "gracinhas" nos filmes da Marvel, me desculpem: Mas já era assim em sua essência, rs). Tá tudo aqui, nesta fase inicial do "4F" (uma verdadeira "Bíblia" pro resto do Universo Marvel)!
 
"Destino" e "Namor" são os grandes destaques entre as ameaças ao 4F, e estrelam 3 das 5 HQs desta edição. Logo de cara, a dupla de vilões se une contra a equipe, mas os interesses de "Namor" pela Garota Invisível acabam azedando a parceria maléfica. Individualmente: "Namor" ainda se aproveita da falência financeira do grupo (que acaba despejado do Edifício Baxter), e "Destino" assume a forma de Reed Richards e vice-versa (numa "troca de corpos" entre os 2 antagonistas). Temos também a 1º aparição do "Mestre dos Bonecos" e de "Kurrgo - O Sr. do Planeta X" (HQ de sci-fi ao estilo dos filmes antigos)! No Brasil, esse material saiu na "Biblioteca do 4F" (Panini), pela EBAL (com histórias divididas em partes na revista do "Namor/Hulk"), e no gibi do "Tocha Humana" da BLOCH (de onde utilizei as capas pra ilustrar esta matéria)! Abaixo, uma imagem com os alienígenas "OVOIDS" (os cabeça-de-ovo, kkk):
 

Até+ 

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2021/08/a-colecao-classica-marvel-11-4f-1.html

Tiras N°16028 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16027 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Charges/Cartuns! ★ N°148801 a N°148900