terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Arquivos Turma da Mônica N°1.438 - Mônica: HQ "Férias! Estou de Férias!"

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 12' (Ed. Abril, 1982)

Mostro uma história em que os super-heróis entram de férias junto com a Mônica, cansados de tantas aventuras sem descanso. Com 7 páginas, foi história de abertura de 'Almanaque da Mônica Nº 12' (Ed. Abril, 1982).

Mônica fica animada que entrou de férias, conta para os leitores que vai ter nenhuma história, o Mauricio a deixou entrar de férias e descansar um pouco, não é fácil aguentar a turminha aprontar com ela e estava precisando de uma folguinha. Os meninos aparecem, Mônica fala que está de férias e podem ir embora e Cebolinha reclama que logo hoje que ia usar o catador eletrônico de coelhos. Mônica avisa aos desenhistas e arte-finalistas irem embora também e aí os meninos e cenários são todos apagados, ficando só um fundo branco. 

Mônica comemora o sossego, diz que isso que é vida, sem planos, sem aventuras, só o silêncio e senta para descansar. Nisso, Superómi voa em alta velocidade, bate a cabeça na parede do fundo do cenário e lembra que não pode voar sem óculos. Ele vê a Mônica, a abraça dizendo que reconheceria os dentões, corrigindo a seguir, o rosto, em qualquer lugar, pede autógrafo porque é uma honra conhecer uma companheira de gibi, quando leva martelada do Thor, que reclama que devia voltar para ele e vai ter que mandar pra revisão das três mil martelada e se anima ao ver a Mônica.

Então, Superómi e Thor são atingidos pelo Hagar, O Horrível, que fica feliz em conhecer a Mônica e Superómi pergunta ao Thor se conhece a senhorita de algum lugar. Mônica pergunta se a história dela é uma festa a fantasia e quer saber o que está acontecendo, quando surge um rato falante e ela se assusta. O rato era o Mambraque, que veio junto com seu assistente Lothar. 

Mônica quer saber o que está acontecendo, ela está de férias e os heróis falam que eles também pediram para entrar de férias, que estão cansado de tantas aventuras uma atrás da outra sem descanso e resolveram aceitar o convite de vir para conhecê-la, o Mauricio achou que seria bom pra ela conhecer os colegas de revistas durante as férias, afinal, trabalham no mesmo ramo. 

Aparecem outros heróis convidados como o Tarzan, Hulk, Fantasma e Batman e pretendem fazer uma festa. Mônica tem uma ideia e no final, batem na porta da casa do Mauricio, esposa está no banho, Mauricio atende e tem a surpresa da Mônica e os heróis invadirem para fazer a festa na casa dele.

História legal em que a Mônica entra de férias e do nada surgem vários super-heróis que também entraram de férias de seus gibis querendo conhecê-la. Mônica descobre que o Mauricio de Sousa quem fez o convite aos heróis para irem à história da Mônica para ela conhecer os colegas de revistas e, então, como vingança, Mônica faz com que a festa com que os heróis seja nana casa do Mauricio. 

Mônica só queria descanso, pensava que ia ficar sem fazer nada nas férias, não foi provocada pelos meninos, mas a paz acabou com os heróis tirando o sossego dela por culpa do Mauricio, então estava certa em se vingar do Mauricio. Legal que ela era famosa e os super-heróis sabiam que ela existia e tinham vontade de conhecê-la e ficaram feliz em vê-la, a fama tão grande que foi parar em todo o mundo dos quadrinhos.

Foi engraçado Mônica mandar desenhistas e arte-finalistas tirarem férias e apagarem tudo do cenário, inclusive os meninos, Superómi precisar de óculos para enxergar melhor no voo, abraçar a Mônica, reconhecê-la pelos dentões e se corrigir em seguida para não apanhar dela, pedir autógrafo, bater de cabeça na parede do quadro, levar martelada do Thor, chamar Thor de senhorita, serem atingidos pelo Hagar, Manbrake como rato e todos invadindo a casa do Mauricio no final. 

Boa sacada os quadros do lado esquerdo representados como uma parede sem saída com personagens atingidos se quisessem ultrapassar, muito divertido. Conversa com os leitores era sempre boa, gostava quando a Mônica dialogava com os leitores. E sensacional também a ideia de que a Mônica era a mais forte de todos, se ousassem aprontar com ela, levariam surra dela, tanto que o Superómi se corrigiu ao dizer que a reconheceu pelos dentões.

Muito bom o crossover dos super-heróis mostrados, misturando tudo, Marvel, DC, etc, quem diria Hagar em uma revista da Mônica, sem dúvida, foi a grande surpresa. As caracterizações deles muito parecidas com os originais, até em cores de roupas, atualmente eles preferem dar uma mudada em cores e visuais para não ser idênticos. 

Só Super-Homem e Mandrake tiveram nomes parodiados nesta história. A paródia do Super-Homem dessa vez foi "Superómi", não tinha uma padronização entre as paródias dos famosos aparecendo mais de uma vez, depois deixaram oficialmente como "Superomão". Todos os heróis tinham gibis circulando nas bancas, nem todos pela Editora Abril, porém todos concorrentes da Mônica, por isso falarem de tirar férias de seus gibis assim como a Mônica. 

De fato personagens em quadrinhos não tiram férias, religiosamente todos os meses tem gibis deles nas bancas. Só Cebolinha pode dizer que tirou férias uma vez já que em janeiro de 1978 não teve gibi dele nas bancas. Fora isso, só quando algum gibi mensal atrasou, mas no outro mês saiam 2 gibis do personagem para compensar. Apesar da presença do Mauricio, não dá para afirmar que essa história é dele, muitas vezes roteiristas faziam histórias como se fossem escritas pelo Mauricio.

Incorreta atualmente por violências como Superómi bater forte de cabeça no quadro, levar martelada do Thor e os dois atingidos pelo Hagar, Thor falar palavrão, Superómi chamar Thor de senhorita, e as caracterizações idênticas dos super-heróis em relação aos originais. Tiveram erros de Hagar com nariz branco no último quadro da 4ª página da história e no 2º quadro da última página e Batman com rosto branco no quadro final da história.

Traços ficaram bons, típicos do início dos anos 1980 com personagens com bochechas com curvaturas começando a partir dos olhos. Mauricio de barba porque usava barba na época e o deixaram com o visual da atualidade.  Nunca foi republicada até hoje assim como todas as histórias desse 'Almanaque da Mônica Nº 12' da Editora Abril, que foi composto só com histórias inéditas sobre Férias e eles nunca republicaram essas histórias inéditas de almanaques, então é rara, só quem tem esse almanaque original que conhece. 

Créditos Marcos Alves : https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2026/01/monica-hq-ferias-estou-de-ferias.html

Tiras N°18.906 : SNOOPY/PEANUTS - Charles Schulz!

Charges/Cartuns! ★ N°333.601 a N°333.700