domingo, 19 de junho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.052 - Chico Bento: HQ "Um amor de priminha"

Capa de 'Chico Bento Nº 141' (Ed. Globo, 1992)

Em junho de 1992, há exatos 30 anos, era publicada a história "Um amor de priminha" em que o Chico Bento se apaixona pela sua prima da cidade. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 141' (Ed. Globo, 1992).

Chico Bento se prepara para sair à rua ver a Rosinha e sua mãe, Dona Cotinha, avisa que a prima dele vai visitá-los. Chico diz que depois ver a prima, sabe os papos dos primos que vêm da cidade, que lá tem isso, lá tem aquilo e prefere namorar a Rosinha.

Depois do namoro, Chico volta para casa e Dona Cotinha apresenta a prima Silvete, que beija o primo e pergunta se ele a leva para conhecer o lugar. Chico responde que é para já, mas a mãe não deixa porque está ficando tarde e amanhã tem o dia todo. Seu Bento comenta que a prima dele é uma gracinha e Chico fala para o pai que é linda demais, um estouro.

De noite, com Chico na cama, ansioso pra chegar de manhã, Silvete aparece no quarto dele, gritando que tem um sapo enorme no quarto dela e sobe no colo dele. Chico vai conferir e era uma perereca e a joga no lado de fora da casa. Silvete acha o primo corajoso e o abraça, deixando Chico nas nuvens, mais apaixonado, e dorme tranquilo, bem leve.

No dia seguinte, Chico passeia com Silvete e vão até o ribeirão. No caminho veem uma arara azul, que Silvete achava que era um papagaio e que o dono estava desesperado e Chico fala que ela não tem dono, nasceu livre. Depois mostra o ribeirão à prima, que acha a água limpinha e vê um peixinho e comenta que só viu peixes em aquários e nunca em um ribeirão.

Silvete conta que está encantada e Chico fala que também está. Logo depois, Silvete tropeça em uma pedra e diz que torceu o pé. Chico a carrega no colo pra caminhar, comenta que pássaro que passava é um canarinho da terra, quando Rosinha vê Chico carregando a prima e quer satisfação de enquanto ela esperava para o encontro, Chico carregava a sirigaita no colo. Chico conta que ela machucou o pé e Rosinha conta que nem que machucasse a padaria.

Silvete intervém, conta que o Chico não tem culpa, só quis ser gentil e fora que é seu primo. Rosinha fala que é pecado namorar com primo e Silvete fala que tem namorado na cidade, já melhorou o pé e vai ajudar a tia no almoço. Rosinha pede desculpas ao Chico e namoram enquanto Silvete observa de longe atrás da moita.

No dia seguinte, Chico pergunta para a mãe onde está a prima. Dona Cotinha conta que já foi, só veio pra passar o final de semana. Chico fala que não se despediu dele e a mãe conta que ele estava dormindo tão gostoso e não queria incomodar. No final, Silvete, no ônibus, comenta que precisa arrumar um namoradinho para poder esquecer o Chico.

História legal com o Chico Bento apaixonado pela prima que conheceu, se esquecendo que já tinha namorada. Rosinha chega a flagrá-los juntos, mas a Silvete inventa que já tinha namorado para não acabar o namoro do primo e vai embora sem se despedir dele para não cair em tentação. Silvete até também estava gostando do Chico, se ele não tivesse namorada até que ficaria com ele, mas vendo que seria difícil namoro a distância por morar na cidade e ainda atrapalhar o Chico, preferiu abdicar.


Foi engraçado  o Chico se engraçar pela prima mesmo tendo namorada  como deslizes como estar encantado por ela quando Silvete estava encantada pelo ribeirão  e derrubar a Silvete quando  a Rosinha os flagrou. Se Rosinha soubesse a real intenção  do Chico,  eles terminavam o namoro, mesmo com a desculpa  da Silvete. Chico estava de olho na prima, acabou sendo um segredo entre os primos e ninguém  precisava saber. Se bem  que cá Rosinha as vezes se engraçada por outros meninos como o Genesinho e se dava mal, mas o Chico a perdoava depois. 

Não foi mencionado oficialmente se a Silvete era prima por parte de mãe ou de pai do Chico, mas dá para entender que ela é sobrinha do Dona Cotinha, por parecer mais próxima a ela pelo contexto, sendo assim, considera-se que foi prima por parte de mãe do Chico. Apareceu só nessa história.

Essa mais uma das histórias envolvendo parentes dos personagens em 1992, eles estavam investindo em histórias de parentes da turma que apareceriam só uma vez naquele ano, todos os 5 personagens principais tiveram e até alguns secundários como o Rolo tiveram. Histórias com paródias e referências a filmes famosos e fábulas também estavam bastantes. Sempre teve, mas a frequência maior naquele ano. 

Teve um lado ecológico mostrando natureza, araras azuis, ribeirão com água limpinha. As revistas do Chico Bento tiveram mais histórias e capas ecológicas naquele ano por causa da "Eco-92", encontro para discutir soluções cada problemas ambientais que estava envolvendo o mundo todo, e não é a toa que depois a MSP ganhou prêmio "HQ Mix" com 'Chico Bento' como sendo a melhor revista infantil naquele ano. 

Incorreta atualmente por envolver namoro, ainda mais sendo entre crianças e envolver traição. Palavra "perereca também  proibida hoje por causa de duplo sentido. Os traços ficaram bons, dessa vez a Rosinha com nariz em formato "^" em vez do formato "c" tradicional, as vezes variavam detalhes nos traços, de acordo com desenhista. Só não gostei das cores mais escuras, típicos dos gibis de 1992, sendo que nos de junho estavam bem intensos.

Na promoção da Editora Globo, que foi entre maio a julho, as revistas da editora de todos os segmentos de junho tinham preços congelados 
em relação ao preço com desconto do mês anterior, que chegou a ser um alívio por um tempo de todo mês preços aumentando, graças a promoção. Nessa revista, o selo vermelho da promoção para colar na cartela foi em adesivo, melhor que cortar a revista. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/06/chico-bento-hq-um-amor-de-priminha.html

Tiras N°16.818 : Especial MIX nº866 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.817 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16.816 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16.815 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°16.814 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°192.901 a N°193.000 * ESPECIAL