sexta-feira, 29 de julho de 2022

Submundo HQ N°435 - "Zé Carioca" (Essencial): Comemorando os 80 ANOS do Papagaio Malandro...

"Zé Carioca" ganha uma edição especial (pela Culturama) em comemoração aos seus 80 ANOS... E a edição traz uma seleção de histórias realmente ESSENCIAL com o personagem. São 14 histórias compiladas (e a maioria delas com arte do saudoso Renato Canini - que marcou época nos anos 70 e ainda é hoje a maior referência sobre o papagaio)! 

As 14 pequenas grandes obras-primas desta edição, são: "Zé Carioca Contra o Goleiro Gastão", "O Rei do Ié-ié-ié", "Um Paulista na Corte do Rei Momo", "O Grande Festivaia", "No Reino da Pindaíba", "Paz, Amor e Disco Voador", "Zé Pelé", "No Fundo do Pantanal", "O Importante é Cobrar", "Uma Cabra por Baixo do Pano", "Zé das Filas", "Que Galo é Esse, Zé"? "Hoje é Dia de Maracanã", e "Volta, Zé, Volta"! 

Confira abaixo:

Para celebrar os 80 anos da criação do "Zé Carioca", a editora Culturama apresenta este especial com 14 histórias que retratam momentos marcantes da vida do personagem... de seus primórdios até a fase mais recente, acompanhadas de artigos repletos de informações, curiosidades e imagens significativas. A edição tem capa-dura e 144 pág (R$ 69,90) no formato 15 x 21cm. "Joe Carioca", como foi batizado nos Estados Unidos, fez sua estreia no curta animado: "Alô, Amigos" (Saludos Amigos) em 1942, e logo suas aventuras tiveram continuidade nos quadrinhos, onde apareceu, inicialmente, nas tiras de jornais americanos e posteriormente vivendo nos morros do Rio de Janeiro. Além do papagaio, surgiram também em suas histórias novos personagens: Rosinha, Nestor, Pedrão, Afonsinho, entre outros, inclusive seu alter ego ("Morcego-Verde"), e parentes de outras regiões do país. O "Zé", é um personagem tipicamente brasileiro e carrega consigo muitos dos estereótipos atribuídos ao brasileiro pelo mundo afora: A malandragem (o papagaio vive de pequenos golpes), a preguiça (ele é um vagabundo nato: Talvez só perca nesse quesito pro" Recruta Zero"), e o gosto por festas e diversão (como se vivêssemos um eterno carnaval no Brasil). Sei que esses estereótipos incomodam à muitos brasileiros (eu incluso), mas a gente aqui sabe que a fama que temos lá fora é essa mesmo (fazer o quê, né? rs)!
 
Sobre as histórias contidas nesta edição (e já listadas mais acima na apresentação da matéria)... Destaco a grande quantidade de HQs desenhadas pelo Renato Canini (que tive a satisfação e a honra de conhecer pessoalmente em vida - poucos meses antes dele falecer - e o artista se mostrou extremamente humilde e simpático): Pelo menos 7 histórias (METADE da edição) é dedicada ao saudoso Canini. Entre elas, temos a 1º aparição da "ANACOZECA" (Associação NAcional dos CObradores do ZÉ CArioca), kkk. E aventuras cheias de fantasia e alegorias, tipo: "O Reino da Pindaíba", onde Zé e Nestor saem para uma viagem sem rumo e acabam numa caverna onde há um reino habitado por pessoas extremamente pobres (pior que eles). Ou a história do "Disco Voador", na qual Zé e Nestor são abduzidos para um planeta habitado por hippies (que "viagem", hehe). E ainda: A 1º aparição de "Zé Galo" (rival do papagaio pelo coração da Rosinha) e a "Volta do Zé Carioca": HQ de estreia do personagem pela Culturama (CAPA abaixo)!
 
Todas as imagens utilizadas nesta postagem são CAPAS de revistas da Abril (e Culturama) nas quais o conteúdo deste especial já foi publicado anteriormente... A revista mensal do Zé pela Abril (anos 60 e 70 - que estreou com a HQ do "Goleiro Gastão"), Os "Almanaques" nº 1, 2, e 6 (este último era uma coletânea de confrontos com o "Zé Galo"), O especial de "Mestres Disney" Vol. 5 (dedicado ao Canini), O encadernado de luxo: "Um Brasileiro Chamado Zé Carioca" (que trazia em ordem as primeiras HQs da DUPLA: Ivan Saidenberg & Renato Canini, responsáveis pelo AUGE do personagem), e a "Aventuras Disney" da Culturama (que trouxe a 1º HQ produzida pela editora desde o FIM da Abril). Em tempo, o leitor Disney vinha amargando um período bastante espinhoso no marcado nacional após a Abril ter perdido a linha Disney, a qual se dividiu entre Panini e Culturama. Se na Panini as edições lançadas são APENAS em formatos luxuosos (hoje em dia já bate 100 reais um encadernado da Coleção Carl Barks, que começou por R$ 60 na Abril), por outro lado, a Culturama só vinha lançando o controverso material moderno (que não costuma agradar ao leitor mais saudosista e que prefere os clássicos: Os mesmos que estão com a Panini à preço de OURO). Mas este "Essencial" do papagaio veio como um alento pros fãs do malandro, rs!

Até+ 

Submundo.jpg (611 × 452)

Créditos:) Leo Radd: https://submundo-hq.blogspot.com/2022/07/ze-carioca-essencial-comemorando-os-80.html 

Tiras N°16.875 : Especial MIX nº877 - Blog do XANDRO!







Tiras N°16.874 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!






Tiras N°16.873 : GARFIELD - Jim Davis!




Charges/Cartuns! ★ N°198.701 a N°198.800