segunda-feira, 18 de julho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.061 - HQ "Thuga e o Ciclope apaixonado"

Mostro uma história em que um Ciclope se apaixonou pela Thuga, que teve que arrumar um jeito de se livrar dele. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 117' (Ed. Abril 1982).
Capa de 'Cebolinha Nº 117' (Ed. Abril, 1982)
Thuga está molhando rosto no lago, quando ouve um barulho vindo do arbusto e descobre que era um Ciclope. Ela sai correndo, pedindo ajuda, e o Ciclope corre atrás, falando para não ficar apavorada e pergunta se viu um tigre dente-de-sabre. Thuga diz que o viu e é feio pra caramba. O Ciclope fala que a mãe dele o acha bonito e ela responde que foi porque não inventaram o óculos.

O Ciclope pede para pararem de correr porque é cansativo conversar correndo, e diz que quando estava a olhando no laguinho, se apaixonou por ela à primeira vista. Thuga volta a correr e Ciclope diz que se casar com ele, levará café na cama para ela, lavará a roupa, ajudará na cozinha e ela diz que gosta de outro cara. Ciclope, ainda insiste para ir com ele, não bebe, não fuma e não deixa roupa espalhada. Ele passa a frente dela e Thuga começa a gritar.

Piteco está passando, o Ciclope o manda ir embora, o papo é só entre ele e a Thuga. Piteco fala que ela quer nada com ele e começam a brigar, saindo o Piteco vencedor, colocando Ciclope para correr. No final, Thuga fica olhando Piteco admirada por ter a salvado  e pergunta para ele se levaria café na cama, lavaria roupa e a ajudaria na cozinha, sem Piteco entender.

Uma boa história, típica de miolo, em que o Ciclope solitário se apaixona pela Thuga sem ser correspondido. Vimos que o Ciclope não era mau, só queria uma companhia amorosa, mas teve infelicidade de se apaixonar logo pela Thuga, que só tem olhos para o Piteco, mesmo que o Ciclope seria um par perfeito bem romântico que a ajudaria até em todas as tarefas domésticas. O fato de ser feio, com um olho só, também contribuiu, a princípio se assustando, pensando que era um mostro querendo atacá-la, e depois querer nada de casamento com ele. 

É incorreta por isso de preconceito contra feios e o Ciclope ainda se dar mal, ter um final triste para ele, que continuou solitário. Atualmente as histórias têm que ter finais felizes para não traumatizar e no mínimo teriam que colocar uma namorada para o Ciclope no final. Fora que também não tem mais histórias envolvendo namoro nos gibis e nem brigas e duelos entre personagens, para não estimular violência, ainda mais com clava do Piteco com prego para estimular que vai machucar mais ainda seus adversários, e nem citações à bebidas alcoólicas e fumo.

Aliás, foi legal ver os absurdos como ter um mamute voador no primeiro quadrinho, "dinoussaura" de 3 olhos apaixonada pelo Ciclope, Thuga saber da existência de óculos antes de ser inventado, além de bebida alcoólica e fumo que também não tinham sido inventados na pré-História, clava do Piteco com prego (isso sempre era frequente nas histórias dele), e eles terem um cotidiano como levar café na cama, lavar roupa, cozinhar, etc, como se fosse uma civilização atual.

As vezes tinham historias de outros personagens secundários sem ser o Piteco protagonista, assim de vez em quando podia ter histórias solo da Thuga e da Ogra, por exemplo, podendo ter ou não participação do Piteco. Eu gostava quando tinha para variar.

Os traços muito bons, típicos dos anos 1980. Era bom ver os cenários bonitos da Pré-História com detalhes e até ver ângulos diferentes enquanto Thuga e Ciclope corriam, mostrando visão deles de costas. Tiveram cenas mostrando personagens como sombras, pintados só de preto ou de azul, sem serem desenhados, coisa bem comum nos gibis da Editora Abril de todos os segmentos, principalmente nos anos 1970. Nas propagandas inseridas nas laterais da páginas, dessa vez foi do lápis Labra, sempre frequente nos gibis do início dos anos 1980. Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Globo, 1990). termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Globo, 1990) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/07/hq-thuga-e-o-ciclope-apaixonado.html

Charges/Cartuns! ★ N°197.001 a N°197.100