domingo, 27 de fevereiro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.023 - Cebolinha: HQ "Essa não colou!"

Compartilho uma história em que o Cebolinha deu uma cola instantânea para Mônica em vez de desodorante dando muita confusão. Com 6 páginas , foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 142' (Ed. Abril, 1984).

Capa de 'Cebolinha Nº 142' (Editora Abril, 1984)

Cebolinha compra um desodorante na farmácia e pega sem querer uma cola instantânea em spray que estava do lado do desodorante. Na rua, Cebolinha vê Cascão correndo da Mônica depois de ter aprontado com ela. Mônica para, cansada, e diz que não é fácil correr de atrás do Cascão com esse calor e que está suando inteira. Cebolinha sugere usar o desodorante novo que ele acabou de comprar.

Aparece o balconista da farmácia avisando que o Cebolinha levou um spray de cola instantânea no lugar e que quando der, pode ir na farmácia trocar. Cebolinha fica apavorado porque a Mônica estava usando nas axilas, diz que acha que vai precisar também de uma caixa de primeiros-socorros, mas logo tem ideia de um plano infalível.

Cascão volta, diz ao Cebolinha que a Mônica quase o alcança e foi mais esperto. Só que ele vê a Mônica perto do Cebolinha, se ajoelha, desesperado que vai apanhar. Cebolinha avisa que ninguém vai pegar o Cascão. Mônica pergunta quem vai a impedir e Cebolinha fala que é o incrível poder mental dele. Mônica ri e Cebolinha faz demonstração, colocando Cascão na frente e manda Mônica levantar braços para bater nele. Cebolinha faz gesto que fez mágica e ela não consegue levantar, fazendo de entender que foi graças ao poder mental.

Mônica implora para soltar os braços dela e Cebolinha aceita só com uma condição. Ela sabe o que é e não aceita. Cebolinha fala que ela vai ficar assim para sempre, não vai conseguir mais dançar lento, coçar nariz, vai ficar despenteada por não conseguir pentear cabelo. Mônica não aguenta e aceita dar o Sansão e diz que está no bolso dela. Cebolinha pega o Sansão e comemora que agora é dele. 

Cascão aparece animado, contando que xingou todo bando de moleques invocados que viviam querendo bater neles, aproveitando que ele tinha o incrível poder mental. Os moleques aparecem, Cascão provoca mais ainda e ao se aproximarem, todos descobrem que Cebolinha tem poder mental nenhum. No final, os meninos sobem no alto do poste e vão grudando as mãos com o spray da cola e Mônica avisa aos moleques que ela será a primeira a bater neles porque uma hora o efeito da cola vai passar e o spray da latinha vai acabar.

História muito legal em que o Cebolinha pega uma cola spray por engano no lugar de um desodorante e sem saber faz a Mônica usar, ficando com os braços presos. Ele se aproveita da situação para inventar que tem poder mental de paralisar braços das pessoas e conseguir pegar o Sansão, mas não contava que o Cascão ia espalhar para os moleques brabos para o Cebolinha fazer o mesmo com eles, estragando o plano.

Cascão sempre estragava os planos infalíveis para desespero do Cebolinha, dessa vez pensou que era verdade que o Cebolinha tinha poder mental e a intenção era se vingar também dos moleques brabos. Assim, ele não só estragou mais uma vez o plano infalível como ainda apanharam da Mônica e dos moleques ao mesmo tempo. 

Foi mais um caso de história que o plano surge sem querer por causa de descuido, o Cebolinha nem tinha intenção inicial de aprontar a Mônica, só queria ajudá-la, mas vendo a situação da troca de desodorante se aproveitou da situação. Gostava quando tinham planos improvisados assim. Mônica sempre boba acreditando nas conversas do Cebolinha, se fosse mais esperta, ia sacar logo que não era poder mental.

Foi engraçado ver o Cebolinha enganando a Mônica, dizer que tem poder mental, a chamando de "mísera humana" por ele se considerado um outro ser superior por ter o poder mental. Interessante a autonomia das crianças irem comprar as coisas sozinhas sem presença dos pais nas histórias antigas. Não ficou claro se o desodorante era pra ele ou se o pai pediu pra comprar, pra agilizar aí não comentavam detalhes. Na verdade, criança não precisa usar desodorante, nem ele nem Mônica teriam que usar, pode-se dizer outro absurdo.

Foi curtinha essa para uma história de abertura, era normal na época terem histórias curtas na abertura, bom que iam direto ao ponto sem enrolação, fora que histórias de planos infalíveis não eram longas mesmo. Hoje evitam colocar histórias de planos infalíveis, principalmente com Mônica sendo muito ridicularizada e os meninos sendo perversos demais e nem apanham no final. Quando tem, tudo bem ameno para não extrapolar o politicamente correto.

Os traços excelentes, já com o estilo consagrado que queriam deixar nos anos 1980. O título que podia ter sido "O incrível poder mental" como anunciado na capa com referência a alusão de abertura, mas nada que tire o brilho da história. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cebolinha Nº 24' (Ed. Globo, 1994), termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 24' (Ed. Globo, 1994) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/02/cebolinha-hq-essa-nao-colou.html

Tiras N°16.555 : Especial MIX nº826 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.554 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16.553 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16.552 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16.551 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°176.101 a N°176.200