domingo, 26 de dezembro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°1.006 - Chico Bento: HQ "Natal na Roça"

Mostro uma história lançada há exatos 30 anos em que o Chico Bento encontrou um Papai Noel diferente e duvidou da sua identidade. Foi história de abertura de 'Gibizinho do Chico Bento Nº 5' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Gibizinho do Chico Bento Nº 5' (Ed. Globo, 1991)

Nela, surge o Papai Noel caipira na roça e Chico pergunta quem é ele. Ao revelar que é o Papai Noel, Chico pergunta vestido com aquela roupa e ele responde que como está no Brasil, não dava para ficar encapotado com todo o calorzão.

Chico pergunta pelo trenó e pelas renas e Papai Noel diz que pelas bandas, é melhor uma carroça e as renas são bichos delicados, aí melhor um par de burros, que falam que eles não são burros, e, sim jegues. Chico estranha os bichos falarem e Papai Noel diz que é só saber conversar com eles. 

Papai Noel avisa aos bichos que é para eles esperarem porque vai entregar os presentes na região. Chico estranha ser naquela hora ao entardecer e não de noite e Papai Noel diz que se entregar de noite tem pouca iluminação na roça e vai se perder, fora ele ter vista cansada.

Nhô Lau vê o Papai Noel pegando uma goiaba sua e aponta espingardada para ele. Papai Noel entrega o presente do Nhô Lau, que agradece pelo regador novo e Papai Noel o manda regar bem o pomar e as goiabas são uma gostosura. 

Depois, entrega  uma boneca para a Rosinha e uma vara de pescar para o Zé Lelé, que agradece pensando que era Santo Antônio. Chico fala que ele é o Papai Noel e Zé Lelé corrige como Vô Noel. Para o sítio de Nhô Titita, Papai Noel entrega todo o saco, que era esterco que pediram.

Chico se zanga e fala que ele não é o Papai Noel e enumera que ele não tem trenó nem rena, não usa roupa vermelha de frio, entrega os presentes de dia em vez de noite. Papai Noel o chama de Chico para tentar explicar tudo de novo. 

Chico estranha ele saber o nome dele. Papai Noel fala que sim porque ele é o Papai Noel dele, cada pessoa o imagina diferente, podendo ser um negro magro e até um extraterrestre, mas no fundo eles são todos iguais porque todos levam a mesma mensagem de amor e paz. É Natal, o Menino Jesus nasceu, é o que é mais importante.

Papai Noel entrega o presente do Chico, um chapéu novo. Ele agradece, Papai Noel manda chamá-lo de Nhô Noel e Chico o convida para ficar para jantar com a família dele e depois  ir à missa do galo. Ele diz para ficar para outra hora porque tem outros presentes para entregar, tem ainda muitas crianças esperando. 

Chico diz que os presentes já acabaram e Papai Noel diz que tem muito mais de onde ele veio. Chico comenta que vai demorar muito para chegar com aquela carroça e ele diz para relaxar porque ele é Nhô Noel. A carroça começa a voar após o comando do Papai Noel para os burros Florisval e Gerôncio. No final, com Nhô Noel voando no céu, Chico deseja um Feliz natal para o Nhô Noel e para todos os leitores.

Uma história bem simples e bonita com boa mensagem em que Papai Noel caipira chega na roça, muito diferente da forma tradicional, chegando a dar desconfiança no Chico Bento, mas na verdade era o Papai Noel que o Chico imaginava que podia ser assim no seu interior. Ele agiu como um caipira, falando errado, com carroça, como o Chico é caipira, esse seria o Papai Noel ideal na imaginação dele. 

De fato, temos uma visão do Papai Noel e cultura natalina vindas de países frios, que não contradiz em países tropicais como o Brasil. Como lá é inverno e aqui verão, fica bem diferente ver Papai Noel com roupas de frio no verão,  cultura de que tem que ter neve, além de comidas como nozes, castanhas, que não são típicas do Brasil, etc. Cada continente podia adaptar a sua cultura natalina sem perder a essência e a história também aponta essa ideia. 

A mensagem boa na história foi que independente da forma que a pessoa imagina o Papai Noel, o mais importante é ter paz e amor no coração e celebrar a verdadeira razão do Natal que é o nascimento do Menino Jesus. Foi legal ver toda a interação do Chico com o Nhô Noel, os burros falando que são jegues e os presentes para o povo da roça.

A história não é incorreta, hoje só iriam tirar parte de Nhô Lau apontando espingarda para o Papai Noel, ja que armas são proibidas atualmente na MSP. Os traços excelentes, um encanto, ainda mais nesse formato Gibizinho que davam impressão dos quadros serem maiores. 

Teve 19 páginas no formato Gibizinho, mas se saísse em gibi normal, seria pelo menos a metade de páginas. A capa da edição, muito bonita também, por sinal, apesar de ser tema de Natal, mas não foi relacionada à história de abertura, coisa rara nos Gibizinhos. Mais detalhes do título "Gibizinho" pode ver AQUI e AQUI. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

FELIZ NATAL PRA TODOS!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/12/chico-bento-hq-natal-na-roca.html

Charges/Cartuns! ★ N°165.501 a N°165.600