domingo, 17 de abril de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.034 - Chico Bento: HQ "Chicoelho em plena Páscoa"

Capa de 'Chico Bento Nº 265' (Ed. Globo, 1997)

No Dia da Páscoa, mostro uma história em que o Coelhinho da Páscoa transformou o Chico Bento em um coelho, causando muito transtorno para ele. Com 15 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 265' (Ed. Globo, 1997).

Chico Bento vê o pai com uma caixa e Seu Bento fala que vai começar uma criação de coelhos e encarrega o filho de alimentá-los todo dia. Chico ri, lembrando que é época de Páscoa e acha que um daqueles coelhos vai lhe dar um Ovo de Páscoa. Seu Bento acha curioso que o filho ainda acredita em coelhinho da Páscoa e Chico dá desculpa que foi só brincadeira, é tudo lorota.

No dia seguinte, Chico vai alimentar coelhos com cenoura e vê que em vez de 4, tinham 11 coelhos e corre para avisar o pai, que diz que é assim mesmo, os coelhos se reproduzem muito rápido e por isso que é um bom investimento e ele vai para o roçado e Chico vai para escola.

Na escola, no final da aula, Dona Marocas avisa os alunos de que no próximo domingo é Páscoa e teriam uma atividade surpresa no dia seguinte que vão gostar e manda não faltarem. No caminho de casa, Chico encontra a Rosinha, que lhe dá um Ovo de Páscoa que ela própria fez. Chico diz que deve estar delicioso, ela vai embora e Chico fala que a namorada é um amor, o Ovo está cheirando bem e vai comer agora mesmo.

Em outro ponto da roça, surge o Coelhinho da Páscoa Edgar, reclamando que a Páscoa mudou muito, não acha ruim de comercializarem os Ovos porque ele não estava dando conta do recado, mas o pessoal está comendo antes da hora, acabando com o sentido da Páscoa, um desrespeito, e vai dar castigo ao ver uma pessoa comendo Ovo de Páscoa antes da hora. Ele vê o Chico comendo, joga um raio e Chico passa a se sentir estranho, achando que comeu chocolate demais. Começa a transformação aos poucos e Chico acaba virando um coelho.

Chico se assusta, fala que não quer ser um coelho e aparece uma raposa, querendo comê-lo. Tem uma perseguição, a raposa pula alto e encurrala o Chico em frente a uma árvore. Com o movimento, cai uma jaca na cabeça da raposa, que desmaia e Chico foge. Em seguida, Rosinha vê o Chico como coelho, ela o pega, canta a musiquinha do Coelho de Páscoa e o chama de lindo. Chico pensa que ela o reconheceu, mas ela quer é levá-lo como bichinho de estimação. O pai dela não aceita porque coelhos se reproduzem muito rápido, só comem e fazem xixi e esse é selvagem e manda a filha devolvê-lo para o mato.

No caminho de casa, Seu Bento pega o Chico pela orelha, pensando que era um de seus coelhos que fugiu, e o prende na gaiola. Chico tenta avisar o pai de que é ele, mas não escuta. Ele percebe que agora são 14 coelhos e comenta que eles não param de se reproduzir. Um coelho diz que eles não tem o que fazer, é a forma que tem para passar o tempo. 

Chico se espanta que eles o entenderam, uma coelha diz que sabe que é um coelho selvagem que foi parar lá por engano e vai se acostumar lá, jogando charme e interesse por ele. A coelha quer passar o tempo com ele, Chico fala que tem namorada e ela manda esquecer o que passou e curtir o momento, vão se casar e ter um milhão de filhotinhos. 

Enquanto Chico fica fugindo da coelha, aparece o Coelhinho da Páscoa Edgar com sua namorada Mabel, falando para ver a confusão que ele arrumou e o manda desfazer o encanto, foi errado transformar o Chico em coelho só porque comeu Ovo de Páscoa antes do dia. A mágica é desfeita e no momento que a Coelha pegou o Chico, ele volta ao normal, assustando todos os coelhos.

Seu Bento vê o Chico dentro da gaiola, o tira de lá, falando que mandou o filho cuidar dos coelhos e não morar com eles, não sabe como foi parar lá e manda tomar banho. Chico comenta que o pai escapou por pouco de ser avô antes da hora e ele não entende nada.

No dia seguinte, Chico avisa os pais de que não quer  dar comida para os coelho por um tempo porque não aguenta mais ver coelhos pela frente. Ele vai para escola, professora Marocas fala que é o dia da atividade, eles pegam cartolina, tesoura, tinta. Chico lamenta ser justo aquela atividade e a surpresa revelada foi dos alunos saírem fantasiados de coelhinhos da Páscoa, com Chico ficando muito brabo no final.

História legal com o Chico Bento virando um coelho depois do Coelhinho da Páscoa ficar revoltado vê-lo comendo Ovo de Páscoa fora do dia, Chico passou sufoco com a raposa e com a coelha que queria ter filhotes com ele, mas o Coelhinho foi obrigado a desfazer a transformação e assim Chico volta ao normal, porém se torna coelho de novo, mesmo que de mentirinha, após a atividade escolar feita pela professora Marocas. Depois de tudo que passou, já estava com trauma de coelhos, foi forçado a virar coelho pela professora, traumatizando mais ainda.

Era bem comum histórias com os personagens se transformando em alguma coisa. Poderia ser por causa de uma bruxa, fada, cientista, dessa vez foi o coelhinho da Páscoa com a magia de transformar o  Chico em coelho. Foi bem assanhada a coelha, nem disfarçou a presença de um coelho novo na gaiola e já começou a fazer charme para o Chico e ter filhotes com ele contra a sua vontade. Engraçado Chico dizer que Seu Bento poderia ser avô antes da hora.

Dessa vez a história mostrou vários universos do Chico na mesma história, como família, escola, namoro com a Rosinha, geralmente é um universo em cada história. A princípio dava até pra achar que a passagem na escola no início foi enrolação, mas no final vimos que foi fundamental para a piada final. Sem querer, pode-se dizer uma vingança da professora de tanto que o Chico aprontou com ela na escola. Ainda teve lembrança de crianças pequenas saírem de coelhinho de Páscoa na escola nessa época.

Interessante que a transformação do Chico para coelho foi feita aos poucos em vez de aparecer transformado de uma vez, ficou diferente e legal ver a surpresa dele enquanto estava sendo transformado. Era normal na época ver o Seu Bento empreendedor, de fornecedor de levar para a cidade o que plantava para a roça, dessa vez o empreendedorismo foi de vendas de coelhos para a cidade. 

Curioso colocarem um nome para o Coelhinho da Páscoa, Edgar, e ainda ter uma namorada Mabel. A referência ao Pernalonga no bordão "O que que há, velhinho!" dito pelo coelho. Legal a homenagem. Tiveram alguns pontos incorretos como mostrar o Coelhinho da Páscoa como um coelho mal-educado e vilão que transformou o Chico em coelho, referência a sexo com a coelha assanhada, relação de que coelhinho de Páscoa não existe pelo Seu Bento, tirando a inocência de criança. 

Os traços ficaram muito bem caprichados, teve um erro de colorização do Coelhinho aparecer com mãos rosadas ao jogar magia no Chico, ficou com mão de humano. Pena as cores na história mais escuras e não ter mais o degradê em todos os quadrinhos, que foram bem marcantes nos gibis de 1995 e agora já estavam quase inexistentes em 1997, apenas em um outro quadrinho isolado. 

FELIZ PÁSCOA!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/04/chico-bento-hq-chicoelho-em-plena-pascoa.html

Tiras N°16.677 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

17757313_1202960266469218_1686804975208910386_n.png (828×315)
C9fxk5xWAAAcga2.jpg (1032×313)
C9atIbdXkAEoXB0.jpg (1029×312)
C9gJkpCXcAAR0To.jpg (1027×315)
C9VWiy-WsAEgoJq.jpg (1024×311)
C9kRT2dXoAAcLM3.jpg (1024×321)
C9aaNBpXsAAu6VO.jpg (884×1088)
turmapascoa.png (714×600)
O espírito da #Páscoa existe sim, e há quem diga que o nome dele é Magali...
turmapascoa2.png (618×614)
Feliz Páscoa pra quem faz parte da Turma da Mônica! Ou seja, todos vocês.
turmapascoa3.png (616×611)
Que o seu dia seja tão recheado de chocolate quanto o da Magali! Feliz Páscoa!
Uma Feliz Páscoa a todos!

Tiras N°16.676 : Especial MIX nº847 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.675 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16.674 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!