terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°686 - Cascão: HQ "É hoje!"

Compartilho uma história de quando o Cascão apostou que ia tomar banho no último dia do ano. Com 8 páginas no total foi história de abertura publicada em 'Cascão Nº 36' (Ed. Abril, 1983)

Começa a turma toda acordando empolgada por ser o último dia do ano. E ao mesmo tempo, Cascão fica desesperado por ser o último dia do ano. A mãe do Cascão, Dona Lurdinha, ouve uns gritos no quarto dele e quando entra lá vê o filho debaixo da coberta, tremendo na cama e temperatura quente e resolve chamar um médico.
Cascão sai da coberta comentando pra si mesmo que ele não pode ficar na cama, se os amigos encontrarem lá está perdido e precisa cair fora. Ele tenta fugir pela janela, mas todos eles já estavam do lado de fora esperando sair. Cascão resolve então fugir pela porta e Cebolinha já estava lá com um papel assinado pelo Cascão.

Cascão pergunta se Cebolinha vai levar a sério o que uma criança escreveu no papel e que escreveu em uma hora de desespero há 3 meses. Cebolinha lembra que o Cascão perdeu todas as figurinhas naquele dia e, como uma última chance, Cascão assina um papel que ia tomar banho no último dia do ano se perdesse as figurinhas em mais uma jogada. Acaba Cascão perdendo de novo quando o Cebolinha bate todas as figurinhas de uma só vez e passados os 3 meses a turma vai cobrar a aposta do banho no último dia do ano.

Todos carregam o Cascão e desejam jogá-lo no rio. Cascão interrompe e avisa que pode tomar banho no rio sozinho sem precisar da ajuda deles. Então, Cascão mergulha em direção ao rio. nessa hora, tem o suspense se o Cascão ira tomar banho, se aguentará o impacto da água e qual o futuro dele e a resposta seria no próximo quadrinho.

Há um barulho de que caiu na água e Cascão vai falando que a água está uma delícia, não sabia que era tão bom e faz umas onomatopeias de que estava nadando. A turma estranha, Mônica arranca o arbusto que estava na frente do rio e encontra o Cascão na beira  do rio com uma megafone falando aquilo tudo.  

A turma fala que agora o Cascão vai cair no rio mesmo na marra. Todos seguram à força quando ele tenta fugir e a turma acaba jogando o Cascão para o alto para ele cair depois na água. Quando cai, todos fotografam, cada um com suas câmeras, e ficam muito felizes, que vão guardar as fotos para sempre e que nunca teve um final de ano tão maravilhoso enquanto Cascão fica se afogando no rio.

No final, depois de todos irem embora, é revelado que não era o Cascão que caiu no rio, e, sim, o seu anjo da guarda, que trocou de lugar na hora que subiu ao ser levantado pela turma. Cascão em cima de uma nuvem agradece e fala pra ele que foi um verdadeiro anjo enquanto que o anjo fala pra não prometer mais uma coisa dessas.

História muito legal e engraçada, com Cascão tentando driblar a turma para não tomar banho no último dia do ano depois de uma infeliz aposta de figurinhas. Gostava de histórias assim, de ver as artimanhas que o Cascão fazia para escapar, muitas vezes precisando apelar para os absurdos para não tomar banho. Dessa vez foi o seu próprio anjo da guarda que o ajudou. Muito bom.

O início da história muito engraçado, primeiro com o mistério no ar por que a turma estava empolgada e por que o Cascão desesperado por ser último dia do ano e as tentativas do Cascão para fugir e depois tudo é desvendado, bem explicado. Sensacional a parte do narrador dando um suspense antes do Cascão mergulhar. Normalmente aconteceria em uma segunda parte da história, mas como era curta e não tinha, aí colocaram sequência já no quadrinho seguinte.

Os traços muito bons, eles já estavam com o estilo que ficou consagrado nos anos 80. Engraçadas as caras deles, tanto da turma aprontando com o Cascão, quanto ele desesperado com a situação que ele mesmo criou. Eles faziam bastante histórias de Ano Novo com o Cascão, até por conta dessa brincadeira de resolução para tomar banho que se encaixava bem com ele. Hoje em dia, não tem mais histórias de Ano Novo com nenhum personagem. 

Infelizmente histórias assim não tem mais hoje em dia. Na época era só uma coisa engraçada com a característica do Cascão, hoje interpretam como bullying por parte da turma de forçar o Cascão a tomar banho sem querer e aí evitam isso hoje. Outra parte incorreta seria a palavra "Droga!", que hoje mudariam para "Bolas!" ou outra coisa qualquer. Interessante como eles falavam bastante "Droga!" nos gibis antigos quando estavam com raiva.

Muito bom relembrar essa história, que completa exatos 35 anos. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cascão (Ed. Globo, 1991) e também em vários almanaques de Natal. Deixo aqui a capa desse almanaque de 1991, que foi onde eu tirei as imagens da postagem.
FELIZ ANO NOVO!!!
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/12/cascao-hq-e-hoje.html

Charge N°68924!

Charge N°68923!

Charge N°68922!

Charge N°68921!

Charge N°68920!

Charge N°68919!

Charge N°68918!

Charge N°68917!

Charge N°68916!

Charge N°68915!

Charge N°68914!

Charge N°68913!

Tiras N°10655 : Turma da Mônica(Especial de ANO NOVO) - Mauricio de Sousa!

 Seja bem-vindo 2019!



Tiras N°10654 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°10653 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Charge N°68912!

Charge N°68911!

Charge N°68910!

Charge N°68909!

Charge N°68908!

Charge N°68907!

Charge N°68906!

Charge N°68905!

Charge N°68904!

Charge N°68903!

Ria...Se Puder N°5848 - PROMETO QUE EM 2019...

Charge N°68902!

Charge N°68901!

Charge Especial N°68900!