segunda-feira, 24 de julho de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.175 - Mônica e a turma: HQ "Um inverno diferente"

Capa de 'Mônica Nº 52' (Ed. Abril, 1974)

Como estamos no inverno no Brasil, mostro uma história em que a Mônica e a sua turma conseguiram nevar no bairro do Limoeiro. Com 12 páginas, foi história de abertura publicada em 'Mônica Nº 52' (Ed. Abril, 1974).

Escrita por Maurício de Sousa, Mônica, Cebolinha e Cascão sentem frio no inverno e Mônica fala que falta é neve para completar a paisagem de inverno. Cascão não gosta, que já não bastam as tempestades de chuva e Mônica vem com essa. Mônica tem uma ideia de conseguirem tempestade de neve, manda Cebolinha reunir a turma e Cascão vai embora para casa dele.

No céu, Anjinho reclama do frio, se pergunta se não tem alguma nuvem com aquecedor, num tempo desse e até viajaria para o Nordeste se lá tivesse nuvens, quando recebe uma pedrada da Mônica na cabeça. Ela pede ajuda ao Anjinho, que pergunta se ela não tem cobertor sobrando em casa. A turma aparece e Mônica diz que decidiu que eles vão ter tempestade de neve lá. A turma sente frio e não gosta e Mônica conta o lado bacana que vão ter trenós, esquis, bolas e boneco de neve, aí eles passam a gostar da ideia.

Mônica fala com Anjinho para ele arrumar uma nuvem de neve. Ele diz que não tem no Brasil, só na Europa e, então, para facilitar trabalho dele, Mônica manda Anjinho levar gelo na nuvem grandona e colocar nela até chover neve. Anjinho conta que para isso precisaria de todo o gelo da cidade e, com isso, Mônica manda a turma buscarem gelo das casas deles e de toda a vizinhança que tenha geladeira.

A turma busca os gelos, Xaveco reclama de carregar gelo com aquele frio todo. Mônica manda Anjinho carregar o gelo até à nuvem, Anjinho sugere Mônica jogar gelo até ao céu, ela joga e bate na cabeça dele, que reclama da pontaria. Cebolinha diz que enquanto Mônica e Anjinho preparam a nuvem, ele e a turma vão se preparar para brincar na neve.

Assim, Cebolinha pega o carrinho de rolimã para  servir de trenó, dando estranheza a sua mãe, Dona Cebola. Xaveco desmancha o barril de casa para fazer esquis para esquiar na neve e seu pai também estranha. Magali pede cenouras para a mãe, que diz que para apanhar na geladeira e que é bom para os olhos e Magali diz que é bom para o nariz e para os olhos ela achou pedaços de carvão.

Na rua, Magali procura uma cartola para fazer seu boneco de neve, ouve conversa de 2 senhores que a arquitetura de casas com telhados inclinados em um país com clima tropical é absurda, como se eles estivessem esperando tempestade de neve, quando começa a cair neve do céu para surpresa dele e o outro diz que eles são previdentes. O europeu acha um fenômeno explicável, Magali joga uma bola de neve para derrubar a cartola dele, que acha que ninguém da Europa vai acreditar quando contarem para eles.

A turma adora brincar na neve, Dona Cebola se espanta com a neve e Cebolinha brincando com trenó, Seu Xavier pede emprestado os esquis do Xaveco. Todos seguem felizes brincando, Mônica convida Anjinho para brincar e ele diz que antes tem que tirar neve das asinhas dele. Mônica chama Cebolinha para brincar de guerrinha de neve, ele não aceita, brinca com ela, menos de jogar bola de neve neles.

Todos seguem brincando, Cascão vê da janela de casa todos felizes e roxinhos. Até que Mônica desiste de brincar, está morrendo de frio com aquele neve, assim como Manezinho e Xaveco também, com muito frio, dizem que gostaram, mas se cansaram. Mônica ordena Anjinho expulsar a nuvem chata de lá. Anjinho diz que foi ela quem pediu, Mônica fala que mudou de ideia e que é para ele também pedir ao Sol para que volte logo.

Assim, o Sol aparece, todos comemoram. Cascão ainda não quer sair de casa porque quando neve derrete, vira água. Mônica diz que tudo que acabou bem, já brincaram com a neve. Cebolinha comenta que acha que todos ficaram contentes com a volta do Sol, quando Magali reclama de quem que acabou a neve lá, justo agora que ela estava inventando uma receita para fazer tonelada de sorvetes com ela.

História legal em que a Mônica deseja brincar na neve e como no Brasil não tinha por ter clima tropical, ela pede ao Anjinho levar toneladas de gelo que seus amigos conseguiram até a uma nuvem para ter tempestade de neve no bairro. Com muito trabalho conseguem e adoram brincar na neve, até que do nada Mônica se cansa e manda Anjinho acabar com tudo e voltar com o Sol e calor.

Foi interessante a inocência das crianças de só quererem brincar na neve e quando se cansaram, acabar com tudo na maior naturalidade, como se tudo isso fosse normal.  Conseguiram o que seria impossível,  nem precisaram de gelo da cidade toda, só o gelo da vizinhança járesolveu. As histórias dos anos 1970 giravam muito nisso de inocência das crianças, diálogos entre as crianças e também muito comum envolvendo brincadeiras, tinham esses diferenciais. 

Vimos a Mônica bem autoritária, o que ela decidia, todos tinham que fazer, tinha que ser do jeito que ela queria senão apanhavam, uma característica bem marcante dela nos anos 1970 e não era a toa que era dona da rua e os meninos tinham razão de querer fazer planos infalíveis para tirar o posto dela. No caso, ela mandou no Anjinho o tempo todo para formar neve e desfazer e mandou seus amigos buscarem gelo na vizinhança e ela nem fez força, só deu ordens. Ela só foi mais tolerante quando o Cebolinha se negou a brincarem de jogarem bolas de neve já que a força da Mônica jogando as bolas iria machucá-lo.

Foi bom absurdos como Mônica e Cebolinha ficarem sem casaco e calça e os outros sem calça tanto no frio intenso do começo da história e, principalmente,  quando estavam na neve (Manezinho foi o único das crianças mais agasalhado), o Anjinho sentir frio já que é uma entidade e todo o processo que fizeram pra formar neve e eles criarem objetos como trenóse esquis com o que eles tinham em casa.  Esses absurdos eram ótimo. Curioso falarem de pegar gelo de quem tinha geladeira no bairro,  na época nem todos tinham geladeira em casa. Engraçadotambémos adultos espantados com a neve repentina, principalmenteo europeu.

Cascão fez só participação porque se tem água, fica de fora. Como neve é formada por água e quando derrete também vira água, não dava para ele ficar lá. Magali que foi a responsável pela piada final, se ausentou pra inventar receita de sorvete com a neve e quando eles decidiram acabar com a neve, Magali não gostou de perder a oportunidade de tomar toneladas de sorvetes com aquela neve toda. Magali ainda não era grande personagem, mas aos poucos ia ganhando mais destaque. 

As presenças dos pais também deram um charme a mais, curioso não aparecer o rosto da mãe da Magali, só foi aparecer em 1975. Xaveco tinha os pais morando com ele como as outras crianças, só a partir de 2004 que mudaram com ele ter pais separados e visitar o pai nos finais de semana, passando a ter mais destaque o Xaveco, que antes aparecia só como figuração.  

Foi legal também ver o Manezinho interagindo com eles, foi uma das últimas aparições dele nos gibis antes de sumir por muitos anos e se tornar um personagem esquecido. Manezinho aparecia bem até em 1974, principalmente em remakes de histórias do Franjinha e Bidu dos anos 1960, aí depois sumiu por alguns anos, chegou a ter retorno entre 1982 e 1983 como figuração e logo sumiu de novo, retornando de vez em 2004 como integrante da "Turma do Bermudão" e como característica de ser descendente de português. Mais detalhes sobre o Manezinho pode ver neste link.

Incorreta hoje em dia por ter absurdos de crianças quererem mudar o clima e ainda conseguirem, nao gostam muito de ter absurdos nos gibis atuais, além de ter uma Mônica extremamente autoritária, de terem que fazer o que ela mandava, eles ficarem rico de tanto frio, Mônica e Cebolinha não terem usado casaco e calça nem no frio do inverno inicial e nem quando estavam na neve e outros sem calça. Apesar de não gostarem de mostrar violência, atualmente, a Mônica ainda dá pedrada no Anjinho para chamá-lo, mas ele não fica com galo na cabeça nem machucado.

Os traços ficaram bons, típicos dos anos 1970 com personagens com bochechas pontiagudas, mas já com certa diferença em1974 em relação como era em 1970, aos poucos estavam mudando traços e de uma forma que a gente nem percebia que estava mudando, foi tudo bem gradual. Personagens com cabeça virada para o lado indicam história era do Mauricio. Teve um erro com a Mônica falando de boca fechada em um quadrinho da 10ª página da história, coisa muito comum, principalmente nos anos 1970.

Nunca foi republicada até hoje, daria pra ser a partir de 1979 só que os primeiros almanaques da Mônica da Editora Abril eram anuais e ainda tinham os que eram temáticos com histórias inéditas por conta de terem poucas histórias antigas sobre o tema para formar um almanaque e assim, provavelmente, acabaram esquecendo de republicar no período que dava e depois ficou velha demais para republicação, então é uma história rara. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/07/monica-e-turma-hq-um-inverno-diferente.html

Charges/Cartuns! ★ N°245.501 a N°245.600