segunda-feira, 21 de março de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.029 - HQ "A Mônica faz anos, o azar é só dela, cada ano que passa, ela fica mais velha!"

Dia 21 de março é aniversário da Mônica e em homenagem mostro uma história em que o jeremias revela para a Mônica como seria a vida da Mônica nos próximos anos, a deixando deprimida. Com 6 páginas, foi história de encerramento de 'Mônica Nº 155' (Ed. Abril, 1983).

Capa de 'Mônica Nº 155' (Ed. Abril, 1983)

Jeremias encontra a Mônica e deseja Parabéns pelo aniversário, puxa a orelha dela e comenta que é o único dia do ano que ele pode puxar a orelha dela sem apanhar. Ele pergunta se ela não está sentindo o peso da idade. Ela diz que é a Mônica de sempre e ele complementa que sim, um pouco mais velha. Fala ainda que logo vai para escola, não vai ficar brincando o tempo todo, vai estudar, fazer novos amigos, aprender coisas novas e não ser a mais avelha Moniquinha que corre atrás da garotada com um coelhinho.

Mônica pergunta com o que ela vai correr, se vai enfrentá-los indefesa. Jeremias explica que ela não vai mais brigar como um garoto, vai virar mocinha, arruma um namorado, deixa os amigos de lado e as brincadeiras de infância. Mônica diz que esta fazendo só 7 anos e Jeremias  fala que o tempo passa rápido, agora tem 7 anos e nem vê o tempo passar, vem trabalho, casamento e filhos, com Mônica imaginando dona-de-casa lavando roupa com marido lendo jornal no sofá, 3 filhos e grávida de mais um.

Mônica fala que o Jeremias está fazendo se sentir como uma velha, estava feliz porque a mãe ia fazer uma festa e agora está se sentindo mal. Jeremias diz que  só falou para ela ficar preparada com o futuro e não desanimá-la, mesmo assim ela vai embora triste. Chegando em casa, ela vê a festa de aniversário surpresa, todos os amigos e família lá, e Mônica corre para se trancar no quarto, chorando.

Dona Luísa bate na porta, mandando abrir, que é uma vergonha o que  filha fez, e Mônica fala que não quer fazer aniversário. Dona Luísa quer saber o por quê e Mônica fala que está ficando velha, agora é 7 anos, depois 40, vem marido, filhos e netos. Dona Luísa pergunta a filha se acha que ela é velha. Mônica diz que não e a mãe diz que também não acha e é muito mais velha que a filha. Diz ainda que adora a filha e o marido, adorou todos os momentos na escola, primeiros namoricos, que são essas coisinhas que dão um sabor gostoso à vida da gente.

Mônica fala que agora entendeu o que o Jeremias quis dizer. Ele aparece preocupado que saiu esquisita no campinho. Mônica diz que entendeu e dá um beijo nele e chama para ir com ela cortar o bolo. Termina todos cantando Parabéns para Mônica e ela agora feliz com seu aniversário.

História legal com a Mônica com medo de envelhecer e não querer mais fazer aniversário depois do Jeremias contar como deixaria de ser criança e como seria o futuro dela. Não ia demorar muito para ela ir para escola e cada etapa da vida passa tão rápido que ela nem ia notar. Foi preciso a mãe da Mônica servir como psicóloga para ela aceitar que todos os momentos da vida são bons.

Mesmo que a Mônica ignorasse aniversário, não fizesse festa, a idade ia passar, não tinha como fugir. De fato, a Mônica iria para escola com 7 anos e uma parte do que o Jeremias falou já ia se concretizar. A princípio até pensamos que era um plano infalível do Jeremias, sendo sacana de falar que depois da Mônica crescer, ele e os meninos não iam mais apanhar dela, mas vimos que ele falou só para alertá-la como seria o futuro, sem intenção de magoá-la. 

Foi engraçado ver a Mônica imaginando que era adulta casada lavando roupa com 3 filhos e ainda grávida de mais um, futuro sombrio para ela. E também o Jeremias puxar a orelha dela sem apanhar, único dia do ano que podia fazer isso. Na época, tinha costume das pessoas puxarem orelha do aniversariante, número de vezes da idade que estava completando, no caso, ele puxou 7 vezes a orelha da Mônica. Foi mostrado contando até "4", mas deu ideia de continuidade com as reticências no balão dele.

Teve boa mensagem de que devemos curtir todas as etapas da vida naturalmente, toda fase tem coisas boas, vida passa rápido e tem que curtir todos os momentos. Eles gostavam de histórias com a mãe dos personagens dando conselhos e explicando as coisas quando os outros falavam coisas erradas, acontecia principalmente com a Mônica e a sua mãe, mas podia ser com qualquer personagem. Curioso aparecerem alguns figurantes na festa, sem ser só os personagens da turminha principal.

Nas histórias antigas, os personagens faziam 7 anos no aniversário e depois voltavam a ter 6 anos. Atualmente eles tem 7 anos fixos e só na história de aniversário que voltam a ter 6 anos para comemorar os 7 anos na festa. Fizeram a mudança para eles irem à escola nos gibis. É incorreta hoje em dia por Jeremias fazer a Mônica sofrer antecipadamente e dar depressão nela, dar falsa ideia que vida de adulto é ruim, mesmo que foi corrigido no final com as falas da Dona Luísa.

Anjinho aparece na festa e, assim, provando que na época os adultos viam o Anjinho, as vezes ele até ajudava os adultos também e não só as crianças da Turma da Mônica. Atualmente, só as crianças que o veem. Os traços muito bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980, com Jeremias já com traços novos com pele marrom em vez de preta, só que ainda com círculo rosa em volta da boca que o povo do politicamente correto odeia. O título foi uma musiquinha que cantavam para os aniversariantes e encaixou bem com o tema da história, por isso as notas musicais nele. Foi republicada depois em 'Coleção um Tema Só Nº 21'  - Mônica Aniversários (Ed. Globo, 1998).

Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 21' (Ed. Globo, 1998)

FELIZ ANIVERSÁRIO, MÔNICA!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/03/hq-monica-faz-anos-o-azar-e-so-dela-cada-ano-que-passa-ela-fica-mais-velha.html

Tiras N°16.618 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Quando o assunto é acabar com os planos infalíveis do Cebolinha, não tem pra ninguém. A Mônica faz aniversário, mas quem ganha um presentão são os leitores.
Para celebrar mais uma primavera da dona do coelhinho Sansão, nada melhor do que um volume reunindo as primeiras histórias publicadas da Mônica para todo mundo se divertir e saber como essa verdadeira lenda dos quadrinhos nasceu. Título disponível na Loja #Panini e nas bancas.
Hoje é o Aniversário da nossa Dona da Rua: Mônica! Que completa sete anos desde de 1963.
Parabéns
, Mônica.
Ela é líder da Turma, forte e determinada. Não importa a versão, é sempre a Dona da Rua. E dos nossos corações também. Parabéns. Mô! Sete anos desde 1963!
A força de um pedido de aniversário. #ParabénsMônica
Respeitar as diferenças é um dos passos mais importantes para construir um mundo melhor. Inclusão e diversão é no #parquedamonica #paratodosverem Dizeres: Dia internacional da Síndrome de Down.
Os personagens Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão estão em volta da amiga Tati, que está desenhando um lindo coração vermelho. O fundo da imagem é da cor salmão e amarelo.

Tiras N°16.617 : Especial MIX nº838 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.616 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!