domingo, 7 de novembro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°993 - HQ "A Mônica é medrosa?!"

Compartilho uma história em que a Mônica precisou lidar com um vampiro, mas que nem sabia que ele estava na casa dela querendo atacá-la. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Mônica Nº 162' (Ed. Abril, 1983).
Capa de 'Mônica Nº 162' (Ed. Abril, 1983)
Começa em uma noite de tempestade com um raio atingindo as ruínas de um antigo castelo abandonado. Debaixo das ruínas, tinha um caixão do vampiro Draquíula, que desperta após 70 anos dormindo ao tomar várias pílulas para dormir e avisa aos tolos mortais que ele voltou.
Draquíula está cheio de fome depois de tantos anos dormindo, se transforma em morcego para procurar vítimas e acaba batendo em uma parede por ter problema de radar, prometendo arrumar qualquer dia desses. Sobrevoando, acaba avistando a casa da Mônica, que no momento estava assistindo um filme de terror na televisão com o Cebolinha.
Durante o intervalo do filme "O monstro de 6 cabeças", Cebolinha comenta com a Mônica que é um filmão e que adora filmes de terror. Mônica está paralisada e Cebolinha fala que ela está com medo. Mônica diz que não, é só um filmezinho de terror mixuruca e não tem medo dessas coisas. Cebolinha faz uma careta, Mônica se assusta e se esconde atrás do sofá, gerando gargalhadas do Cebolinha e gritando que ela é medrosa.
Mônica diz que saiu só pra tomar um gole d'água na cozinha e Cebolinha duvida que ela vai conseguir assistir ao filme inteiro. Ela diz que vai, assim que voltar de beber água. Enquanto está na cozinha. o vampiro Draquíula surge na sala, Cebolinha se assusta e sai pela janela. Mônica não vê, pega um copo na despensa e fecha a porta sem querer, bem no momento que o Draquíula estava indo para cozinha. Ela sai da cozinha e Draquíula está com os dentes presos na porta.
Mônica se pergunta onde está o Cebolinha, o Draquíula cai na cozinha ao tirar o dente na porta quebrando coisas e fazendo barulhão. Mônica vai lá e vê que não tinha ninguém enquanto Draquíula sai voando como morcego. Mônica pensa que é o Cebolinha querendo pregar um suto nela para provar que é medrosa, mas vai mostrar que não é e fica atenta achando que ele está escondido em algum lugar.

Draquíula tenta morder a Mônica enquanto ela finge ver televisão, só que ela olha para trás pensando que o Cebolinha está atrás do sofá e Draquíula morde o sofá. O dente no sofá faz soltar a mola do sofá, ele voa para cima e cai no outro lado do sofá. Mônica estranha a mola para fora e no outro lado a pancada forte faz soltar a mola do sofá onde ele estava e Draquíula cai ficando com cabeça dentro da televisão.

Mônica acha que é a televisão está com imagem ruim, vê que estava desligada e quando liga o Draquíula sofre choque imenso e sai desesperado de dor, se transforma em morcego e voa bem longe. Cebolinha, que estava escondido atrás de uma pedra, vê a saído do Draquíula, até que Mônica o toca por trás e ele se assusta. Era a Mônica, que ri falando que ele era medroso. Mônica fala que não se assustou nem um pouquinho lá dentro e pergunta como o Cebolinha saiu de dentro da televisão e onde ele arranjou a fantasia. Cebolinha diz que não foi ele e nem tem fantasia e assim Mônica pergunta se não foi ele, quem estava lá. 

No final, tem 2 arqueólogos nas ruínas do castelo, acham ruínas antiquíssimas e desejam saber o que podem encontrar lá. Então, o Draquíula grita dentro do caixão mandando fazer silêncio que ele quer dormir. Os arqueólogos saem correndo e Draquíula comenta que vai dormir por mais centenas de anos, fica procurando as  suas pílulas para dormir, com esperança de que mais 100 anos não encontre a Mônica de novo depois de tudo que ele passou.

Muito engraçada essa história. Considerada de terror, o vampiro Draquíula acordando após 70 anos dormindo e resolver fazer vítimas, só que não teve sorte de encontrar justamente a Mônica. Mesmo ela não vendo  vampiro e pensando que era o Cebolinha querendo assustá-la, Draquíula se deu muito mal e só restou voltar a dormir mais centenas de anos para não se encontrar com a Mônica de novo. Com tantos lugares para ir, se tivese procurando por pessoas na rua, não ia passar todo sifoco com a Mônica.

O que foi interessante é que em nenhum momento a Mônica viu o Draquíula, ou por distração ou por esta rolhando par ao lado oposto que estava, ela não via, ficando mais divertida esse mistério e ela pensar que era presença do Cebolinha. mesmo ela só o ter visto ao sair da televisão, ainda pensou que era o Cebolinha fantasiado, até cair a ficha quando o Cebolinha negou. A televisão de tubo hoje teria desenhados alterados, colocando uma TV LED pra ficar como as atuais, como sempre alteram nos almanaques agora.

Foi muito divertido ver a Mônica assustada vendo o filme da TV e tentar não parecer que estar assustada diante do Cebolinha, o Draquíula tentar morder a Mônica em vão e ficar com dente preso na porta, furar sofá de mola e, principalmente levar choque com ele dentro da TV. Situações absurdas que sempre são divertidas. Hoje não teriam cenas a esses ponto absurdos, fora ter crianças vendo filme de terror sozinhas de noite e também que m]ao mostram mais vampiros mordendo pescoço das pessoas nos gibis. O Zé Vampir, por exemplo, nunca mais vi mordendo alguém.

O Draquíula foi uma paródia do famoso vampiro Conde Drácula. Até poderiam ter feito crossover com o Zé Vampir, mas pelo visto queriam dar ideia de um vampiro que estava adormecido muitos anos. Os traços muito bons, com bochechas com contorno meio diferentes, um pouco antes da forma consagrada que queriam deixar  como ficaram definitivos em 1985. 

Nas propagandas inseridas na história, dessa vez foram nas laterais em vez de ser no rodapé ocupando espaço do quadrinho, e tiveram anúncios do "Instituto Universal Brasileiro" e do achocolatado "Toddy", sempre presentes nas revistas da Editora Abril. A capa da revista 'Mônica Nº 162' de 1983, apesar de não fazer referência à história de abertura, mas sem querer acabou tendo referência a medo da Mônica, o único motivo legítimo de ser medrosa é ver ratos ou bichos e insetos nojentos como baratas, lesmas, largatixas, etc. Muito boa essa capa.

Essa história depois virou desenho animado em "As Novas Aventuras da Turma da Mônica" em 1986 e assim se tornou muito conhecida e se tornando um clássico. E depois foi republicada em 'Almanaque da Mônica Nº 16'  (Ed. Globo, 1990). Termino  a postagem mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 16' (Ed. Globo, 1990) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/11/hq-monica-e-medrosa.html

Tiras N°16262 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê.
Que tal ajudar as crianças a se manter próxima dos amigos mesmo de longe, em tempos de pandemia? Vocês podem usar o celular para falar com eles, ligar com vídeo para se verem ou usar o WhatsApp com áudio e com vídeo.
Para levar às famílias informações sobre a importância de se fomentar relações respeitosas, o Instituto Mauricio de Sousa criou postagens ilustradas com os personagens da Turma da Mônica, numa versão para as redes sociais inspirada na cartilha “Bem me quer é quem me quer bem” do Comitê de Relacionamentos Saudáveis do grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo (ELF/ FISESP), comprometida com a causa da construção de uma sociedade saudável, harmoniosa e inclusiva. São 15 passos, todo dia mais um!
Já conversou com as crianças sobre a importância de fazer planos? Planos para quando elas crescerem e puderem realizar o que sonharam? Às vezes, durante a vida, a gente pode mudar de planos: desiste dos planos antigos e vai atrás de outros. Isto é muito normal. Acontece com todo mundo. Mas é sempre bom ter um plano na cabeça: estudar, treinar, ensaiar para colocar os planos em ação!
Para levar às famílias informações sobre a importância de se fomentar relações respeitosas, o Instituto Mauricio de Sousa criou postagens ilustradas com os personagens da Turma da Mônica, numa versão para as redes sociais inspirada na cartilha “Bem me quer é quem me quer bem” do Comitê de Relacionamentos Saudáveis do grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo (ELF/ FISESP), comprometida com a causa da construção de uma sociedade saudável, harmoniosa e inclusiva. São 15 passos, todo dia mais um!

Tiras N°16261 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°16260 : Especial MIX nº775 - Blog do XANDRO!






Charges/Cartuns! ★ N°158101 a N°158200