sábado, 16 de julho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.060 - Cascão: HQ "O menino do balão"

Capa de 'Cebolinha Nº 89' (Ed. Globo, 1980)

Compartilho uma história em que o Cascão fica preso em um balão que estava enchendo, causando muita confusão dentro do ribeirão. Com 7 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 89' (Ed. Abril, 1980).

Cascão está enchendo um balão gigante e Mônica dá um tapinha nas costas dele, fazendo com que ele entre no balão. Depois, ela amarra o balão de propósito para Cascão ficar preso para deixar o seu coelhinho seguro. Cebolinha chega, acha estranho o Cascão dentro do balão, parecendo bolha de sabão suja, e cobra o dinheiro que Cascão estava lhe devendo. Como não podia sair, ele mostra o dinheiro que não vai dar, aproveitando que estava preso. Cebolinha manda sair de lá ou vai contar quem deu nó no coelhinho da Mônica ontem.

Mônica ouve e tenta dar um soco no Cascão, mas a bolha impede, fazendo dar soco no Cebolinha e a bolha parar no muro e impacto faz Cascão voar pelo bairro. Ele faz desviar de uma nuvem e acaba parando na beira de um ribeirão. A bolha se desloca e ele vai parar na água, com peixes avistando. Cascão acha o ribeirão mais bonito que pensava e do nada os peixes se afastam com a presença de um peixão querendo devorá-los e tenta atacar uma peixinha simpática que não fugiu. Cascão a salva e se torna herói dela, que se apaixona por ele. 

Mônica taca pedrinhas na água e faz a bolha do Cascão subir à superfície. Quando ela tenta laçar a bolha, os peixes carregam a bolha para o fundo e Cascão diz que sabia que não podia confiar em gente que mora na água. Lá, ele estranha vários peixinhos atrás, a peixinha apaixonada e um peixe com cara de padre e se toca que queriam fazer casamento dele com a peixinha. Cascão diz que não quer se casar, ela é muito molhada, não é do tipo dele.

Os peixes correm de novo e Cascão percebe que o peixão voltou para atacá-lo. Ele morde a bolha, estoura e Cascão para na superfície com o peixão com dentes agarrados na bolha. Cascão diz que o peixe paga o que deve ao Cebolinha e que eles o provocaram e quando fica nervoso, é fogo. Enquanto carregam eles perguntam como conseguiu e Cascão fala que vai pensar se vai contar enquanto pagam sorvete para ele. No final, dois pescadores estavam ali perto e um desiste de pescar porque não tem coragem de pescar um peixinho com cara de triste, mostrando a peixinha que perdeu o Cascão como marido. 

História divertida e cheia de absurdos, com Cascão ficando preso dentro do balão que estava enchendo e foi parar no fundo de um ribeirão e uma peixinha se apaixona por ele após salvá-la de um peixão que ia devorá-la e queria se casar com Cascão por isso. Não conseguiu por causa do peixão que voltou e ela ficou triste no final pelo fim do casório, mas pelo menos isso a livrou de ser pescada pelos pescadores no final. A bolha fez com que Cascão não se molhasse dentro do ribeirão e pelo menos pôde admirar e continuando seco. Só assim para Cascão entrar no ribeirão sem se molhar.

Os absurdos foram grandes do início ao fim e foram ponto alto da história. Muito engraçado Cascão dentro do balão, Mônica com força tão grande com um tapinha conseguindo prender o Cascão no balão, ele voar e conseguir se afastar de uma nuvem, os peixes com personalidade com direito a peixinha se apaixonar pelo Cascão e até um padre para fazer casamento entre eles, assim como o o Cascão conseguir sair direto para a superfície após a mordida do peixão na bolha. Legal também ver Cebolinha levando soco da Mônica sem querer ao acertar a bolha, o Cascão devendo dinheiro para o Cebolinha e pescador com pena da peixinha triste.

Incorreta hoje porque não gostam de absurdos grandes assim, só em histórias do Louco, preferem situações que atendam a realidade, descaracterizando formato de gibis que teriam intenção de fugir da realidade. Cebolinha levar soco da Mônica ficando de olho roxo, criança devendo dinheiro  para o amigo e pescarias também não bem aceitos hoje.

Foi bem curtinha para história de abertura, como era frequente na Editora Abril. Cascão não tinha gibi na época e aí tinham histórias dele nos gibis da Mônica e do Cebolinha, principalmente nos do Cebolinha. Tanto que nessa notamos que o Cebolinha fez apenas participação, destaque foi para o Cascão e também para Mônica em segundo lugar, pois foi por causa dela que o Cascão entrou no balão. Pelo visto já tinham intenção de criar um gibi para o Cascão e faziam histórias solo dele para o pessoal ir se acostumando e se familiarizar mais com o personagem.

O Sansão não tinha nome ainda, aí só chamavam de "coelhinho" ou "coelhinho de pelúcia". Ganhou nome apenas em 1983 com o concurso para leitores sugerirem nome para ele, com resultado divulgado na história de abertura de 'Mônica Nº 161' da Editora Abril. Os pescadores falando caipira, inauguraram o caipirês adotado nos gibis de 1980. Chico Bento, que antes falava certo, também começou a falar caipirês só em 1980, sendo que ainda linguajar não padronizado como a gente vê hoje.

Os traços muito bons, com fase de transição dos personagens bochechudos, ainda no estilo dos traços de 1979. Essas histórias de 1980 têm todo estilo das de 1979, é curioso que é um ano que não consigo identificar de cara vendo os traços, se não soubesse da edição que foi publicada, ia jurar que seria de 1979. Tiveram erros de esquecimento de desenhar franja da Mônica no quadrinho que ela tentar laçar o Cascão e também de personagens falando de boca fechada como em vários momentos do Cascão dentro do balão e na penúltima página com Mônica e Cebolinha, isso era bem comum nos gibis da Editora Abril, assim como personagens serem coloridos completamente com apenas uma cor em alguns momentos, marca da Editora Abril em todos os segmentos de gibis, principalmente nos anos 1970. 

A capa do gibi com alusão à história, como era de costume as capas dos gibis do Cebolinha da Editora Abril com alusão à história. Foi republicada depois na própria Editora Abril, em 'Almanaque do Cascão Nº 10', de 1985. As imagens da postagem foram tiradas desse almanaque. Para constar, Almanaques do Cascão da Abril colocavam essas histórias solo dele nos gibis do Cebolinha ou da Mônica ou então histórias do Cebolinha com participação maior do Cascão. 
Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 10" (Ed. Abril, 1985) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/07/cascao-hq-o-menino-do-balao.html

Tiras N°16.858 : Especial MIX nº873 - Blog do XANDRO!





Tiras N°16.857 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!







Tiras N°16.856 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16.855 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°16.854 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°196.701 a N°196.800