terça-feira, 6 de junho de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.161 - Magali: HQ "Mingau ciumento"

Capa de 'Magali Nº 104' (Ed. Globo, 1993)

Em junho de 1993, há exatos 30 anos, era lançada a história "Mingau ciumento" em que ele ficou com ciúmes de Magali namorar com o Quinzinho e outros se aproximarem dela. Com 7 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 104' (Ed. Globo, 1993).

Magali fica feliz com a visita do Quinzinho, mas estranha a cara dele e era o Mingau agarrado nas costas dele com unhas o machucando. Magali tira o Mingau e diz que gato é assim mesmo, muito carinhoso. Depois, o casal tenta namorar, Magali pergunta se Quinzinho estava com saudades dela e Mingau sobe na cabeça dele. 

Magali acha que o gato gostou do Quinzinho, pega leite para ver se Mingau sai de lá, mas ele nem liga. Magali acha que Mingau não esta com fome, mas ela está e vai buscar bolinhos quentinhos. Quinzinho quer experimentar um e Mingau avança nos bolinhos e come tudo. Aí, dá sono nele, afia as unhas na barriga do Quinzinho amaciando local e dorme ali.

Quinzinho quer dar um beijo na Magali, que aceita no rosto e quando vai beijar, Mingau observa e coloca o rabo bem na frente na boca do Quinzinho, que reclama que o gato só atrapalha. Magali diz que não é para falar assim, o Mingau é um gatinho inocente e Quinzinho fala que é um gato ciumento e só volta depois de ela ter dado jeito no bicho.

Depois, aparece uma menina chamando Magali brincar na casa dela e Mingau avança e a menina acha que o gato é brabo. Em seguida, ao perguntar para mãe se o Mingau era ciumento, ele avança na Dona Lili. Elas levam o gato para o veterinário, que diz que é normal ele ter ciúme porque fica muito tempo com ela e que deviam arrumar uma namorada para ele. Assim, Magali apresenta ao Mingau a gata da Denise, a Chimim. Mingau gosta da gata e eles namoram. 

Magali chama o Quinzinho, que fica feliz que conversar sem aquele gato ciumento é outra coisa, grande mudança, Mingau nem dá bola para Magali, que, então, passa a observar que o Mingau não liga para ela quando está brincando com a menina, nem quando o chama e nem para tomar leitinho, só quer ficar namorando com a Chimim, aí no final, Magali pega o Mingau e se comporta como gata querendo passar a unha na Chimim.

História legal em que o Mingau sentia ciúmes da Magali, não podia chegar ninguém perto dela que ele implicava ou avançava. A princípio até pensava que era só para atrapalhar namoro da Magali com o Quinzinho, mas depois vimos que era com qualquer um. Conseguiu sossegar o gato arranjando uma namorada para ele, mas aí foi Magali quem ficou com ciúme do Mingau só namorar e não dar atenção a ela, também queria que o gato fosse só dela.

Para quem tem ou teve gato se identificou bastante com o que Mingau fazia, principalmente dormir no colo das pessoas e fica alerta do que fazer se seu gato avançar nas pessoas. Foi engraçado também o Mingau atrapalhando namoro com ele nas costas, na cabeça e dormir no colo do Quinzinho, fazê-lo beijar o rabo, e muito engraçada a cara da Chimim quando Magali agiu como gata com ciúme do Mingau. Dessa vez o Quinzinho não apareceu na padaria, apenas mostrando seu namoro com a Magali e também não teve pensamentos do Mingau, agiu como um gato normal, do jeito que a gente vê na vida real.

Pode-se dizer que a história lembra um pouco o estilo de mostrar costumes dos gatos, que passaram a ser mais frequentes depois de 1994 com a entrada do roteirista Paulo Back na MSP. A diferença é que nesta foi com presença de outros personagens e Mingau agiu como um gato normal sem pensar, enquanto que as depois desta, colocaram histórias assim só com Magali e Mingau juntos, com Mingau tentando dialogar com a dona, e no máximo participação dos pais da Magali. Uma ou outra mostrando costumes de gatos, ficava tranquilo, chato que eram praticamente gibis todos assim com Mingau com Magali a partir de 1998, como se se ele fosse dono do gibi, aí fica cansativo e perdia a graça os gibis dela. 

Nessa história não teve foco com comida e gula da Magali, mas teve comida, histórias da Magali com Mingau não tinham comida, só as vezes. Curioso que a Denise tinha uma gata, Chimim, nessa história, mas que apareceu só nessa. Depois, em 2007, colocaram Mingau com uma namorada fixa, a gata Aveia,  mas como não pode ter mais namoro nos gibis, a gata foi afastada dos gibis. A menina loira foi só uma figurante, não era a Denise, apesar de aparecer diferente a cada história na época. Não colocaram cena da Denise emprestando a gata Chimim para Magali para agilizar a trama.

Os traços ficaram bons, típicos dos anos 1990. Incorreta por mostrar namoro entre Magali e Quinzinho, não pode mais ter namoro nos gibis, principalmente entre crianças, e nem gatos  e outris bichos namorando, pode mais. Também incorreto Magali agir como um animal e a palavra "Credo!" também é proibida hoje. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/06/magali-hq-mingau-ciumento.html

Charges/Cartuns! ★ N°240.101 a N°240.200