sábado, 2 de janeiro de 2021

Submundo HQ N°341 - "Retrospectiva 2020": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

2020: O ano em que a Terra parou (literalmente)... Diante de uma pandemia em escala global, com um vírus que matou milhões, quebrou inúmeras empresas, acentuou a crise econômica no Brasil e no mundo, a última coisa que pareceria importar às pessoas eram os GIBIS. Mas pra espanto geral da nação, o mercado de HQs BOMBOU num ano tão atípico e inusitado quanto este! 

Foram diversos lançamentos em quadrinhos... E nesta "Retrospectiva 2020", listei os 50 fatos e HQs mais importantes E/OU polêmicos do ano (claro que teve muito mais coisas além disso, mas elaborei esta lista com base nos assuntos mais comentados aqui no "Submundo" ao longo destes últimos 12 meses)!

Confira abaixo, e Feliz 2021 pra todos os leitores do "Submundo":

1) "Superalmanaque TEX" Nº1: Estreia com a clássica saga: "A Grande Intriga" (um TIJOLÃO com 516 pág)!  
2) "X-Men - 2º Gênese": O surgimento dos "Novos X-Men" (anos 70) agora num encadernado de luxo da Panini (capa metalizada)!
3) "Batman - O Cav. das Trevas III: A Raça Superior" (encadernado de luxo)!
4) "Moonshadow": De J.M. Dematteis & Jon J Muth, retorna em edição definitiva pela P&N!
5) "Coringa": O filme de origem do "Palhaço do Crime" arrebata o Oscar de melhor ator pra Joaquim Phoenix (filmaço mesmo)!
6) "Aves de Rapina": O filme é um panfletário manifesto feminista, mas até que diverte com boas e violentas cenas de ação (mesmo assim, nem a "Arlequina" salvou o desempenho nas bilheterias)!  
7) "Cap. América - Novas Ordens Mundiais" (de Ed Brubaker): É um dos últimos títulos do selo "Marvel Deluxe" (da Panini), cancelado por já ter cumprido a proposta de republicar a fase Marvel anos 2002-2015!
8) "Batman NOIR" (de Eduardo Risso): E com roteiros de Brian Azzarello (a mesma dupla de "100 Balas")!
9) "Zero Hora - Crise no Tempo": Encadernado capa-dura de uma mega-saga DC dos anos 90! 
10) "Batman - Décadas": Coleção de 8 miniaturas da Eaglemoss comemorando os 80 ANOS do morcego (1 figura pra cada década)!
11) "Homem-Aranha: Ed. Definitiva" (Vol. 3): A Estreia da Fase de Stan Lee & John Romita!
12) "Batman - A Queda do Morcego": A mega-saga é encadernada em 3 Vol. parrudos pela Panini! 
13) "Crepúsculo": Uma reinterpretação radical dos clássicos heróis espaciais dos anos 1950 da DC, por Howard Chaykin & García-López!
14) "Justiceiro - Pelotão" (de Garth Ennis): Marca a volta do escritor de "Preacher" às HQs do "Matador de Criminosos" (e pelo selo Marvel MAX)!
15) "CHM - Mestre do Kung Fu 12" e "CHM - Paladinos Marvel 12" (Cav. da Lua): São as ÚLTIMAS edições do selo "Coleção Histórica Marvel" (cancelado por mudanças de linha editorial - a Panini iria reformular seus formatos de materiais clássicos pra Marvel)!
16) "Novos Mutantes - Filhos da Guerra": O lendário escritor Chris Claremont e o magnânimo desenhista Bill Sienkiewicz se reencontram mais uma vez neste especial da equipe!
17) "Mágico Vento": Tem seu 1º número (Forte Ghost) republicado em 100 pág (R$ 28,90), diferente da versão deluxe que estava sendo publicada em capa-dura pela Mythos!
18) A "Liga Extraordinária - A Tempestade" (de Alan Moore): Finalmente, chegamos ao FIM das aventuras da "Liga" neste ÚLTIMO Vol. da saga (que levou 20 ANOS pra ser contada). A carreira de Alan Moore nas HQs também se encerra por aqui (ele se aposentou do mundo dos quadrinhos)!
19) "Wood & Stock" (de Angeli): Depois de encadernados com compilações integrais de "Rê Bordosa" e "Bob Cuspe", Agora é a vez dos 2 hippies mais "loucões" das tirinhas de jornal e da revista "Chiclete Com Banana"!
20) "Homem-Aranha - História de Vida": Em "Amazing Fantasy 15", de 1962, Peter Parker, um garoto de 15 anos, é picado por uma aranha radioativa e se torna o Homem-Aranha. 58 anos se passaram no mundo real desde então - Mas o que aconteceria se o mesmo tempo passasse para o Peter? 
21) "Marvel Saga - Homem-Aranha" Vol. 1 (De Volta ao Lar): Nova coleção na área, que reprisa no Brasil a fase de Straczynski/Romitinha!
22) "Tartarugas Ninja" + "O Máskara": A P&N encaderna o material clássico de 2 das mais populares franquias dos anos 90!
23) A "Espada Selvagem de Conan" Vol. 15-16 (O Libertador): A épica saga em que "Conan" vira REI da Aquilônia!
24) "Crônicas do Fantasma 4 - Especial" (A 1º História do Fantasma): A "Irmandade Singh". A origem do clássico herói de Lee Falk, seu romance com Diana, o relato sobre as gerações de Fantasma e sua eterna luta contra o mal, cobiça e pirataria!
25) "Bloodshot - Renascido 2": Mais uma ótima HQ da linha Valiant, assinada por Jeff Lemire. O FILME (estrelado pelo Vin Diesel) é o 1º baseado nos gibis da Valiant! 
26) "FALCON": O boneco da Estrela (e símbolo da cultura pop anos 70-80) tem o "Piloto-Azul" e o "Tanque de Combate" relançados no Brasil após décadas. Além do 1º "Falcon" negro (alpinista) com olhos-de-águia do mundo. E uma HQ nacional encadernada (com o "Torak" de vilão)!
27) O "Império dos Gibis": É um LIVRO (teórico) de Manoel de Souza & Maurício Muniz, que conta a História, a trajetória, e os bastidores da Editora Abril - Da ascensão à queda!
28) "Marvel Comics Nº 1000" + "Marvel 80 ANOS - Álbum de Figurinhas": Em 1939, surgia nas bancas a revista: "Marvel Comics". Agora, 8 décadas depois, essa publicação é homenageada com seu Nº 1000 (e capa de Alex Ross). E ainda, em comemoração ao níver, chega às bancas um belo álbum de figurinhas com a trajetória da editora!
29) "Biblioteca Will Eisner" (Vol. 2): A edição traz 4 HQs: "Assunto de Família", 'Um Sinal do Espaço", "Pequenos Milagres" e a graphic novel INÉDITA no Brasil: "Will Eisner Reader"!
30) "X-Men: Grand Design" (Vol. 1-2): É uma HQ em estilo underground que tem a tarefa de organizar e explicar a cronologia mutante (o Vol. 3 sai no ano que vem)!
31) O "Fantasma" (de Jim Aparo): É um material clássico (início dos anos 70) que teve apenas 1 história publicada no Brasil (pela RGE): Todo o resto da edição estava INÉDITA por aqui!
32) "Vingadores Selvagens": O lado TRASH da Marvel moderna em estado bruto na mais bizarra formação de "Vingadores": "Wolverine", "Justiceiro", "Venom", "Elektra", e "Conan - O Bárbaro" (!) 
33) "Sky Masters" (de Jack KIRBY & Wally Wood): Material clássico dos anos 1950 (Pré-Marvel Era de Prata). Uma fascinante aventura sci-fi publicada originalmente na forma de tiras nos jornais!
34) "Zagor Classic" Nº 1: NOVA coleção de "Zagor - O Senhor de Darkwood". Nesta edição, a 1º HQ de Zagor (de 1961) criada por Guido Nolitta e Gallieno Ferri!
35) Batman + Superman + Mulher-Maravilha: As "ANTOLOGIAS" de cada um dos personagens da trindade DC (com capas de Alex Ross)!
36) "Torpedo 1936" + "Torpedo 1972": O gângster Luca Torelli (cruel, violento, e amoral) ganha 2 encadernados por 2 editoras distintas (a Figura e a JBraga), cada um com uma fase específica da carreira criminosa do anti-herói!
37) "Pantera Negra" (R.I.P.): O 1º Vingador Que se Vai. O ator Chadwick Boseman morre em decorrência de um câncer, aos 43 anos. Que descanse em paz! 
38) "Homem de Ferro 2020": A origem de Arno Stark, o "Homem de Ferro" do outrora futuro alternativo de 2020 (o nosso ano fatídico da vida real, rs). Um encadernado de luxo com histórias clássicas que contam a carreira do caçador de recompensas do futuro!
39) "Biblioteca Don Rosa 10" (FINAL da coleção): A "Biblioteca Don Rosa" se encerra no Vol. 10, cobrindo mais de 20 ANOS de roteiros e desenhos do Rosa (da consagrada: "Saga do Tio Patinhas")!
40) "The Walking Dead 32" (FINAL): O FIM da coleção mais extensa de mortos-vivos de todos os tempos. Sobreviver é a lei até o último segundo. Com um final emocionante, a última edição de "Walking Dead" traz um desfecho impactante que reflete bastante o mundo atual!
41) "Juíz Dredd - Megazine Especial" (Mythos) + "Juíz Dredd: Mega-City Zero" Vol. 1 (Geektopia): DOSE DUPLA de "Dredd". A editora Geektopia publica o material do Dredd pela IDW americana (enquanto a Mythos segue com os direitos da 2000 AD inglesa)!
42) "The Boys" 11-12 (FINAL): "No Topo da Colina com as Espadas de Mil Homens" e "Metendo o Pé na Porta", são os 2 últimos encadernados da série: que finalmente é concluída no Brasil após 10 ANOS de sua estreia pela Devir!
43) "CONAN - O Bárbaro" (Vol. 1): O 1º OMNIBUS da Era Marvel... Um dos lançamentos mais controversos do ano (devido ao formato TIJOLO capa-dura com 800 pág e preço beirando os 200 reais), o OMNIBUS era um dos encadernados mais esperados pelos fãs do Cimério!
44) "Viúva Negra - A Guerra Biológica": Republica uma sequência de 3 arcos (anos 2000) com destaque pra Yelena Belova (a 1º aluna da "Sala Vermelha" a superar as notas de Natasha e que está pronta para tomar o título de nova "Viúva Negra"). O 1º arco tem arte de J.G. Jones!
45) O "Livro dos Barcos": É mais uma HQ do Marsal (Galícia), que narra em belíssimas imagens (que nos remetem ao melhor do quadrinho europeu) uma experiência de vida real do artista em uma aventura mar adentro! 
46) "Batman - XAMÃ": É relançado em capa-dura. Após anos de treinamento, o jovem Bruce Wayne acha que está pronto para iniciar sua guerra contra o crime (esta HQ desvenda uma parte obscura da origem do "Batman")!   
47) "Lost Girls" (de Alan Moore): A Mythos relança em versão INTEGRAL a HQ que retrata (em desenhos com sexo explícito) as aventuras sexuais de Wendy, Dorothy e Alice (as 3 garotas dos contos de fadas - agora adultas "safadinhas", rs)!
48) "Vingadores - A Guerra Kree-Skrull" + "Homem-Aranha: A Origem do Duende Macabro" + "Hulk - Futuro Imperfeito": O selo "Marvel Vintage" apresenta um COMBO TRIPLO de títulos clássicos em dezembro!
49) "Hellboy - OMNIBUS 4" (No Inferno) + "Batman - O Tempo e o Batman" (de Grant Morrison) + "Lanterna Verde - Terra 1": DOSE TRIPLA de edições que durante o ano passaram batidas nas notícias aqui do blog, rs (não tem como cobrir e comentar TODOS os lançamentos, infelizmente)!
50) "TEX GOLD" Vol. 60 (Salvat): A ÚLTIMA edição da coleção Salvat do Tex (e principal CAPA desta matéria) chega às bancas na reta final do ano, fechando um ciclo marcante pro ranger no Brasil! 
Até+

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2020/12/retrospectiva-2020-os-fatos-e.html

Tiras N°14822 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

O nosso caipira favorito fez de TUDO! Robótica. Investigação de desmatamento. Desafios interativos. Superação. Rolou até um documentário. Foi um ano agitado para Chico e sua Turma! Mas o que seria de uma boa história sem conflito? Novas aventuras nos esperam em 2021, mas agora queremos saber: qual edição mais te prendeu? #RetrospectivaCBM #ChicoBentoMoço

Tiras N°14821 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°14820 : Especial MIX nº528 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14819 : Vida Besta - Galvão Bertazzi!

Tiras N°14818 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14817 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14816 : Recruta Zero - Mort Walker!

Tiras N°14815 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14814 : GARFIELD - Jim Davis!

Tiras N°14813 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14812 : O Coelho Nero - Omar Viñole!