segunda-feira, 2 de julho de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°644 - Piteco: HQ "Um herói pela liberdade"!

Mostro uma aventura em que o Piteco teve que salvar um povo anão de um rei que se apossou do povoado para escravizá-los. Com 5 páginas no total, foi publicada em 'Mônica Nº 8' (Ed. Globo, 1987).
Nela, Piteco estava à procura de caçar algum animal, mas ele estava sendo observado por vários pares de olhos em um arbusto. Ele encontra um tigre de dentes de sabre, que avança no Piteco e os dois lutam até Piteco conseguir derrotar o tigre enquanto os olhos vibram com sua coragem e falam que ele pode ajudá-los.
Eles saem do arbusto quando o Piteco derrota o tigre e se apresentam que são o Povo Miúdo e que Moque, o deus deles, quem mandou Piteco para eles. piteco diz que foi o rastro de coelho quem os trouxe e eles revelam que Moque é o deus coelho deles. Eles explicam que Kaká, o Malvado, quer escravizá-los e só um grande guerreiro pode libertá-los. Piteco pergunta se querem que ele procure um guerreiro e o Povo Miúdo diz que já encontraram, que o guerreiro é o Piteco e reforçam que Kaká é mau e abusa deles só porque são pequenos e Piteco tem que pensar nas criancinhas.
Na aldeia do povo Miúdo, o povoado está reclamando que não aguentam mais colher frutas, caçar e pescar para entregar ao Kaká, falam que precisa comer menos e ele diz para se calarem senão vão ser pisados. Nessa hora, Piteco surge, falando que o reinado está no fim e os dois começam a lutar. O Povo Miúdo fica apreensivo com a luta deles, Piteco chega a ficar em desvantagem, precisando fugir do Kaká, até que aparece um precipício e Piteco se abaixa e Kaká acaba caindo sendo derrotado.

O Povo Miúdo comemora e Piteco se torna o novo rei. Para comemorar,  Piteco fala para eles buscarem peixes, frutas e animais. Eles saem correndo. Piteco acha legal ser rei e estranha a demora deles. No final, mostra eles convidando outro guerreiro para poder derrotar o Piteco, o malvado que querem escravizá-los, começando tudo de novo.
História legal com o Piteco salvando o povoado de um rei tirano. Interessante a ideia de colocarem um povo anão de outra aldeia longe de Lem e acabou o Piteco passando de herói a vilão quando pediu pra eles buscarem comida para ele. Ficou provado que o Povo Miúdo não queria trabalho e quando Piteco pediu comida pensaram que era uma ordem igual a que o Rei Kaká fazia.
Gostava quando tinha narrador-observador contando as histórias como nessa e curioso aparecer coelho e tigre dentes-de-sabre, que não existiam na pré -história. Outra coisa  era a clava do Piteco ter prego, coisa que também não existia na pré-história, mas por se tratar de gibi infantil se torna divertido essas coisas inexistentes.

Os traços muito bons, típicos dos anos 80 e consagrados, detalhe também a metalinguagem de quadrinhos, como Piteco se colocando como personagem de história em quadrinhos, falando que é amigo do desenhista e por isso sempre vence as lutas. Também gostava  dessas metalinguagens e era bem comum nas histórias no final dos anos 80. 
Curioso esse gibi da Mônica Nº 8 que teve anúncio nos gibis em 1992 para que os leitores enviassem a edição que tinha em troca da edição mais recente de 1993 que estava nas bancas após receberem porque não tinham edições suficientes em estoque no acervo da MSP. Pelo visto, ficaram com estoque demais além da conta. Ainda assim não é uma edição tão rara, inclusive a minha edição eu encontrei em sebo e já vi outras vezes fora disso.
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/05/piteco-hq-um-heroi-pela-liberdade.html

Charge N°63513!

Tiras N°9753 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Ah, se toda segunda-feira fosse dia de Copa...#VaiBlasil 

Tiras N°9752 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Charge N°63512!

Ria...Se Puder N°5678 - TAMO NA METADE DE 2018 E O CABARÉ JÁ TÁ É GRANDE!

Charge N°63511!

Tiras N°9751 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!


Tiras N°9750 : Calvin and Hobbes - Bill Watterson!

Charge N°63510!