quinta-feira, 15 de agosto de 2013

HQs : CHICO BENTO — PAVOR ESPACIAR de Gustavo Duarte!

Não estamos sós! Vem aí: Chico Bento - Pavor Espaciar.
Perdeu os previews da #‎GraphicMSP‬ Chico Bento - Pavor Espaciar, do Gustavo Duarte? Todas as imagens estão aqui:
Já está nas bancas? > Chega no final do mês. Final de agosto, em bancas e livrarias!

Charge N°29568!

Charge N°29567!

Tiras N°4895 : Recruta Zero - Greg e Mort Walker!

Charge N°29566!

Charge N°29565!

Ria...Se Puder N°3942!

Charge N°29564!

Charge N°29563!

Tiras N°4894 : Dora Dieta - Willier!

Charge N°29562!

Charge N°29561!

Arquivos Turma da Monica N°41 - [Coleção Histórica 36] Mudanças no gibi do Chico Bento 36!

Eu já fiz uma postagem sobre a Coleção Histórica nº 36, só que quando eu estava lendo o gibi do Chico bento vi muitas mudanças em relação à revista original de 1983 e por isso resolvi comentar essa revista à parte. Vou falar de todas essas mudanças e os erros nos comentários, que não foram poucos.

Ultimamente, todos os almanaques vêm sofrendo muitas alterações nas histórias em relação às originais para atender o politicamente correto. A MSP agora está com paranoia de mudar tudo que dá mau exemplo. Como já foi falado, eles tiram armas de fogo, trocam textos dos personagens xingando "droga" e vários outros absurdos. Sendo que na Coleção Histórica não era para acontecer essas mudanças toscas, já que a intenção é reproduzir tudo do jeito que foi publicado originalmente, e quando alteravam alguma coisa, como recolorização de histórias, avisavam nos comentários.

Porém, nessa edição do Chico não aconteceu isso. Fizeram suas alterações e nenhuma delas tem comentários apropriados falando o motivo de tais alterações. Os comentários, aliás, só estão sendo praticamente para falar que nas edições atuais as histórias não são mais feitas daquele jeito.

Capa da revista original de 1983
A primeira mudança já se encontra logo na história de abertura "Ou nós acabamos com as formigas..." bem na primeira página. Na edição original, o Chico xinga a saúva de "disgramada". E nessa Coleção Histórica alteraram para "danada", sem mais nem menos e sem fazer comentário. Pelo certo, era manter o texto e comentar que nas histórias atuais o Chico não não xinga mais assim. Ridícula essa alteração.

Nessa mesma página, tem um texto explicativo no rodapé, informando o que é saúva, coisa que não tinha na revista original. Não seria melhor e mais coerente, colocar isso nos comentários? Abaixo, uma comparação dessa página entre as 2 revistas. Também não acho correto de escrever "CHICO BENTO" ao lado da numeração no rodapé das páginas, já que isso era nos primeiros números e nessa edição não tinha mais. O mesmo vale para os gibis do Cascão.
Nessa mesma história, há também várias outras alterações, aí já em relação ao caipirês do Chico. No início, ele não falava caipira e só começou a ter histórias falando assim a partir dos gibis de 1980 e, custou a ter um padrão definitivo em certas palavras, sempre mudavam até encontrar o modo mais simpatico. Só firmou mesmo do jeito que a gente conhece já nos últimos números da Ed. Abril.
A alteração feita foi com a palavra acabar. Na revista original o texto era "acabá", e agora alteraram para "cabá", sem nenhuma explicação nos comentários. É coisa boba, mas reafirmo que não tem que alterar texto nenhum.
O mesmo acontece com outras palavras, como "verdade", que alteraram para vredade; "formiga", alteraram para "frumiga"; formigueiro" mudaram para frumiguero", "barbuletinha", mudaram para "barboltinha", tudo para ficar igual às histórias atuais. 

Concordância de verbos também mudaram. Quando o seu Bento fala "tem qui muito cuidado" alteraram para "temo...". Sem contar que ficou muito mal feito esse "o" , que mesmo se eu não tivesse lido, saberia que tinha mudado alguma coisa ali. Abaixo, mostro a fala do seu Bento. Nota-se que em uma só fala já tiveram 3 alterações. 
Outras mudanças de concordância foram "nóis joga a bacia", alteraram para "nóis jogamos..."; "nóis tem qui pulá", para "nóis temo...". E mudaram também uma frase do Zé da Roça. Quando ele fala "deixar só a bundinha", trocaram para "deixar só o rabinho". Essa mudança já achei um absurdo, não faz sentido tirar a palavra assim, não vejo necessidade para isso, ainda mais em uma CHTM. Destaco na imagem a seguir:
Outras alterações foi em relação a gerúndios, só que essa mudança já vem ocorrendo Há muito tempo e não foi nessa edição. Eu desconfiava q ue mudavam, mas agora confirmou. Em boa parte das edições dele da Ed. Abril os gerúndios que eles falavam tinham terminação "-ano", ou seja, colocavam "cantano", "vendeno", falano", etc, e nos gibis de 1983 ainda era assim. 

Na Coleção Histórica, entretanto, eles estão sempre alterando o texto colocando o gerúndio correto. Acho bobagem e deveriam manter o texto original. Nessa edição, tem vários exemplos disso: "caçano", "ficano", "nasceno", "esperano", foram alterados para "caçando", "ficando", "nascendo", "esperando", respectivamente. Abaixo, mostro a comparação uma dessas mudanças:
Comparação de mudança no gerúndio na história "Maçãs do Chico"
Sobre colorização, eles sempre trocam o brilho do cabelo do Papa-Capim nas suas histórias desde os primeiros números. Nas revistas originais, ele tinha brilho branco e nas CHTM, eles recolorem para brilho azul para ficar igual aos gibis atuais, sendo que ele só passou a ter mesmo brilho azul a partir dos gibis do final de 1984. Não gosto dessas mudanças, tinha que manter a cor original. Abaixo a comparação entre a edição original e a Coleção Histórica:

Alteração na cor de brilho branco para brilho azul dos cabelos dos índios
Agora falando de erros, na última história, "A Substituta", em que aparece uma professora gostosa substituta na escola do Chico e ele fica apaixonado. Nos comentários, o Paulo Back confunde a diretora que aparece no início com a Dona Marocas, dizendo que ela aparece mais gorda. Na verdade, é uma diretora que avisa que a professora Nadir não vai comparecer e anuncia a professora substituta. A confusão é que o nome da professora na história se chama Nadir, e não Marocas. Como eram as primeiras edições, os nomes não eram definidos e mudavam em cada história, de acordo com o roteirista. 

E, ainda há erro, nas propagandas, em que colocaram um anúncio da revista da Mônica nº 164 no lugar do "Almanaque de Natal da Mônica nº 20", que era a intenção deles. Na última página, foi uma propaganda da revista do Zé Colmeia e essa propaganda da revista da Mônica não foi publicada nessa edição. E a propaganda do teatro "Záccaro", a imagem da original é bem diferente da que é mostrada na CHTM. Acho que trocaram com a propaganda que aparece em Cascão nº 36. Abaixo, mostro as propagandas dessa revista que omitiram:

Então, como pode ver foram muitas mudanças ridículas que nem foram comentadas. Mudanças, aliás, que nem deviam ter em uma edição como essa. Nos almanaques convencionais, até dá para aceitar um pouco, mas na CHTM e nos livros do tipo "50 Anos" é inadmissível, porque tinham que manter tudo original. 

Quantas mudanças já não foram feitas e que ainda virão e a gente nem sabe? Claro que nas outras também devem ter tido suas mudanças, podia até ter procurado o da Magali que eu tenho, mas coloquei só dessa do Chico para mostrar que tem mudanças também na CHTM, e não só nos almanaques convencionais. Na verdade, não era para ter em nada. 

Até tinha falado que era melhor comprar "Pelezinho Coleção Histórica" do que As Melhores Histórias do Pelezinho", mas depois dessa, tanto faz, já que alterações serão feitas em qualquer almanaque, tudo para atender o politicamente correto.

Termino a postagem com as propagandas originais desse gibi e que eles não colocam na coleção. A propaganda do filme "A princesa e o Robô apareceu, só que aqui a resolução está bem melhor.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Charge N°29560!

Charge N°29559!

Tiras N°4893 : Turma do Penadinho - Mauricio de Sousa!

Charge N°29558!

Charge N°29557!

Animação do DIA : Cotidiano - Pedindo explicações!

Charge N°29556!

Charge N°29555!

Charge N°29554!

Tiras N°4892 : TOMY - Ideraldo Simões!

Charge N°29553!

Charge N°29552!

Charge N°29551!