sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°751 - Os Filmes da Turma da Mônica (Parte 1)

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 121' (Ed. Abril, 1983)
Ao longo da trajetória, a MSP desenvolveu vários filmes da Turma da Mônica, sejam animações ou estilo "live action", os filmes marcaram várias gerações. Então, vou mostrar em 2 postagens os filmes da Turma da Mônica, ilustradas com as propagandas que saíam nos gibis. Nesse post, mostro os filmes entre 1982 a 1989.

Os filmes foram lançados nos cinemas ou em fitas de vídeo VHS ou DVD. Alguns lançados primeiro nos cinemas e outros já direto em fitas VHS ou DVD. A maioria dos filmes eram desenhos animados baseados em histórias em quadrinhos já produzidas anteriormente, mas tiveram alguns com histórias próprias para o cinema.

Nos anos 60 e 70 as animações eram exclusivas para televisão com propagandas dos produtos da CICA, além de ter animações de curta metragem como o clássico "O Natal da Turma da Mônica" de 1976 na televisão. Até que em 1982, foi lançado o primeiro filme longa metragem oficial da Turma da Mônica projetado para os cinemas, que foi "As aventuras da Turma da Mônica". Com mistura de animação e técnica "live-action", trata-se de aparições do Mauricio em carne e osso planejando fazer um filme e a turma telefonando para ele para participar do filme interligados com 4 desenhos animados com a Turma da Mônica.

Os desenhos animados foram: "O plano infalível", "Um amor de ratinho", "A ermitã" e "O império empacota". Os 3 primeiros foram baseados em histórias que já existiam em gibis e o último foi uma história inédita com a presença do Lorde Coelhão, baseado na saga "Star Wars". Quando foi lançado, nos gibis eram mostrados essa propaganda com o cartaz do filme.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 133' (Ed. Abril, 1984)
No início de 1984, lançaram o filme "A princesa e o robô". Com o sucesso do filme anterior, sobretudo com a história "O império empacota", a MSP criou esse filme com uma história inédita próprio para os cinemas com 90 minutos de duração. Nesse filme, inspirado em "Star Wars", a turma viaja pelo espaço para ajudar o Robozinho a encontrar um coração para poder namorar a coelhinha Mimi, só que são impedidos pelo vilão Lorde Coelhão. Esses personagens do filme depois foram aproveitados em algumas histórias de gibis. Para anunciar o lançamento nos cinemas, era  mostrada essa propaganda nos gibis com o cartaz do filme. 

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 114' (Ed. Abril, 1986)
Em 1986 eles voltam ao cinema com o filme "As Novas Aventuras da Turma da Mônica". É apresentado pelo Jotalhão, que anuncia e comenta os desenhos animados ao lado da turminha em um set de gravação. Foram 8 desenhos animados curtos: "Oh! Que dia!", "Um cão bem treinado", "O vampiro", "A fonte da juventude", "O último desejo", "O monstro da lagoa", "Cascão no país das torneirinhas", "O grande Show".

Esses desenhos foram adaptados de histórias que existiam anteriormente em gibis. E, curiosamente, "Um cachorro bem treinado", "O último desejo", "Oh, que dia!" e "O grande show" são originais de curtas de 1980 em Super-8 e que foram aproveitados e inclusos nesse filme.

Nos gibis, mostrava essa propaganda, com imagens de cada desenho animado, sendo que mostraram apenas dos considerados inéditos até então e citando que o filme era lançado aos poucos em cada estado em 3 sessões e não estreando para todo o Brasil no mesmo dia.

Em 1987 é lançado "Mônica e a sereia do rio", que mistura animação com "live-action". Nele, Mônica está passeando na rua, quando surge uma porta que acaba de ser desenhada e é jogada para dentro, onde encontra uma floresta real e uma fada, interpretada pela Tetê Espíndola. tem musicais com as duas e Mônica conta para a fadinha as histórias da sua turma, que são os ganchos para passar os desenhos animados. Foram eles: "A gruta do diabo", "Jacaré de estimação", "O tocador de sinos" e "A sereia do rio", todos adaptados de histórias de gibis.

Durante cada passagem de histórias, Tetê Espíndola se transforma em fada, onça, flor, pássaro e sereia. Um clássico. O filme todo foi gravado na Pousada do Rio Quente, em Goiás, e fizeram uma história em quadrinhos publicada em 'Mônica Nº 5' (Ed. Globo, 1987), com o título "Uma aventura cinematográfica", como se fosse os bastidores do filme, com Capitão Feio tentando impedir a gravação do filme. 

Tiveram 3 propagandas de gibis desse filme. Uma foi essa com o cartaz do filme com Cebolinha apaixonado querendo ir ao encontro da Sereia do Rio e Mônica tentando impedir.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 5' (Ed. Globo, 1987)
Outra foi essa contando que o filme já havia estreado no cinema de algumas cidades, contando que teve novidade do som "Dolby Stereo" e contava com presença da Tetê Espíndola e que tinha 4 desenhos animados com a turminha,
Propaganda tirada de 'Cascão Nº 6' (Ed. Globo, 1987)
E nessa, além de contar um pouco sobre o filme mostra a imagem do cartaz oficial e da Tetê Espíndola, além de canas de cada desenho animado. 

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 11' (Ed. Globo, 1987)
"O Bicho-Papão e outras histórias" foi lançado nos cinemas em 1987. O filme é um show de variedades, com a turma apresentando um programa de auditório para a TV, com musicais, apresentação de jogos e brincadeiras, além de Mônica e Cebolinha encarnando apresentadores de telejornal "Jornal da Mônica", parodiando o "Jornal Nacional" da TV Globo e após cada passagem apresentam os desenhos que estavam por vir. Como se fosse um verdadeiro programa infantil estilo os da Xuxa, só que apresentado pela turminha.

Os desenhos que foram apresentados foram: "Quero entrar", "Montanha suja" "Bicho-Papão" e "O ogro da floresta", todas adaptadas dos gibis. Tiveram 2 propagandas nos gibi. A primeira foi essa mostrando a sinopse dos desenhos do filme.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 22' (Ed. Globo, 1987)
A outra foi essa com o cartaz do filme quando foi lançado em fita VHS da "Transvideo" no início de 1988. Na verdade, todas as fitas VHS dos filmes dos anos 80 foram da "Transvideo".
Propaganda tirada de 'Mônica Nº 13' (Ed. Globo, 1988)
Em 1988 teve "A Estrelinha Mágica". Nele, tem uma introdução com Mônica e Cebolinha apresentando novamente o "Jornal da Mônica", uma paródia do "Jornal Nacional" e em seguida vem os desenhos animados, todos em sequência, sem um gancho de apresentação pelos personagens como nos filmes anteriores. Os desenhos animados foram: "Super-heróis", "O detetive", "Um dia de cão" e "A Estrelinha Mágica".

Esse filme primeiro foi lançado como um especial de fim de ano na Rede Globo de Televisão e só depois, em dezembro de 1988, que foi para os cinemas. A Estrelinha Mágica fez sucesso e, assim, tiveram produtos com ela, como um boneco que brilha no escuro e algumas histórias com ela nos gibis após esse filme.

Tiveram várias propagandas sobre esse filme. A primeira no final de 1987, mostrando o cartaz do filme e anunciando que teria uma novidade em breve em cinemas e fita para vídeo cassete, mas que acabou tendo estreia só 1 ano depois.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 24' (Ed. Globo, 1987)
Outra foi em 1988 quando estreou nos cinemas, mostrando o novo cartaz do filme e imagens de cada desenho animado dele.
Propaganda tirada de 'Cascão Nº 51' (Ed. Globo, 1988)
Quando foi lançado em fita VHS da "Transvideo", teve essa propaganda com a turma contando a sinopse de cada filme.
Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 29' (Ed. Globo, 1989)
Em 1989 teve o lançamento da fita VHS do filme "No mundo de Romeu e Julieta". Filmado em 1979, trata-se de uma adaptação cinematográfica de uma peça de teatro, toda em "live-action", baseados nas histórias "Romeu e Julieta", que haviam saído nos gibis 'Mônica Nº 115' e 'Cebolinha Nº 79' (Ed. Abril, 1978). São interpretados por atores reais, com as cabeças como dos personagens, uma espécie de bonecos reais, bonecos ao vivo. Esse filme foi mostrado na TV Bandeirantes em 1979 e só 10 anos depois que resolveram criar a fita VHS. Nos gibis, saíram essa propaganda com Julieta Mônicapuleto e Romeu Montéquio Cebolinha interpretando a cena do balcão.
Propaganda tirada de 'Magali Nº 6' (Ed. Globo, 1989)
Em 1989 também foi lançado o filme "A Rádio do Chico Bento", seguindo esse estilo "live-action" com atores reais como bonecos vivos com cabeça como dos personagens. Nele, Chico Bento como locutor de rádio apresentando um programa de rádio com presença da turminha, com muitos musicais, personagens fazendo imitações e Chico Bento entrevistando os personagens. Esse foi direto para fitas cassetes e nunca teve um relançamento em outras mídias como DVD, sendo considerado raro, nem teve uma propaganda de gibi, e, com isso, deixo essa imagem, tirada do Wikipedia, para ilustrar.
Filme "A Rádio do Chico Bento" (1989)
Nos gibis, teve também essa propaganda com todos os filmes lançados até então em VHS da "Transvideo", podendo ter individualmente e um box reunindo todos. E conta que os filmes da Turma da Mônica só em 1988 foram vendidas mais de 18 mil fitas cassetes e também eram muito procurados nas locadoras, só perdendo para "Indiana Jones e "De volta para o futuro". Com eles reunidos assim, ficou até como um resumo de tudo que foi falado nessa postagem.
Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 66' (Ed. Globo, 1989)
Dá para ver que foram filmes simples, mas muito bons e bem divertidos, deram para entreter as crianças. Os traços dos filmes no geral seguiram os mesmos estilos, tudo de forma bem simples, com contornos finos e bem manuais, o que marcou esse início de animação da MSP. e o "live action junto com animação em alguns deixaram eles mais encantadores. Nessa fase todos são clássicos, conseguiu uma geração de fãs e cada um vai ter os seus filmes favoritos. Todos esses filmes tem maiores detalhes de sinopses e produções no Wikipedia e podem ser vistos no YouTube. 

Tiras N°12170 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Hoje é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física.
#acessibilidade #inclusaosocial #deficienciafisica #institutomauriciodesousa

Toda menina é protagonista de sua própria jornada! Suas escolhas são importantes e devem ser ouvidas e respeitadas.
O projeto #DonasdaRua foi criado para incentivar que cada uma delas seja sua própria heroína. 

Tiras N°12169 : Especial MIX nº178 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12168 : Will Tirando - Will Leite!

Tiras N°12167 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Tiras N°12166 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Ria...Se Puder N°6118 - TUDO QUE COMEÇA COM "S" É BOM:

Tiras N°12165 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°12164 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Tiras N°12163 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°12162 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°12161 : Salmonelas - Benett!

Charges/Cartuns N°80160!

Charges/Cartuns N°80159!

Charges/Cartuns N°80158!

Charges/Cartuns N°80157!

Charges/Cartuns N°80156!

Charges/Cartuns N°80155!

Charges/Cartuns N°80154!

Charges/Cartuns N°80153!

Charges/Cartuns N°80152!