domingo, 3 de setembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.185 - HQ "Anjinho Peladinho"

Estamos no inverno e então mostro uma história em que o Anjinho dá a sua roupa para um menino em dia de frio e passa por várias confusões por ficar pelado. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 108' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Mônica Nº 108' (Ed. Globo, 1995)

Anjinho vê um menino pobre sem camisa tremendo de frio na rua e dá a sua roupa para ele, que fica feliz. Só que aí o Anjinho fica pelado e é ele quem passa a sentir frio e também vergonha por estar nu. Ele procura por uma nuvem até que vê roupas secando no varal e vai lá. Anjinho lembra de São Pedro dizendo que não furtarás, e Anjinho avisa que não furtará, só pegará emprestado. A dona das roupas fala que o ladrãozinho levarás umas belas vassouradas e ele foge voando.

Depois, Anjinho ainda sente muito frio e se esconde em uma árvore. Na hora, Mônica e Marina passam em frente, Mônica pede um desenho para Marina, que diz que está sem inspiração. Mônica sugere a amiga se inspirar olhando para o céu azul, para a linda árvore, quando olham uma bunda e ficam envergonhadas. Mônica sacode a árvore para saber quem é o sem-vergonha e Anjinho cai. As meninas acham bonitinho o Anjinho pelado e Marina resolve fazer um desenho dele assim. Ele fica com vergonha e sai voando, se esconde fingindo ser querubim da decoração da igreja e consegue se desviar das meninas.

Anjinho tenta se esconder em outro lugar, quando o São Pedro o vê nu. Anjinho, desesperado, se desculpa, diz que não queria ficar assim. São Pedro fala que viu tudo lá de cima e lhe dá uma túnica. Anjinho agradece e São Pedro avisa para cuidar bem dela. Depois, Anjinho vê outro menino sem camisa e sentindo frio, Anjinho lhe dá a túnica e fica pelado de novo. Só que com a bondade dele a auréola começa a crescer muito e ficar gigante e a solução foi colocar a auréola no seu corpo para não ficar pelado completamente.

História legal em que o Anjinho doa sua roupa para um menino e é ele quem fica pelado e passa sufoco de vergonha para não ser visto fora o frio que sente. Depois de muitas confusões, São Pedro lhe dá uma túnica, mas ao ver um outro menino com frio dá essa túnica também e resolve a nudez colocando a sua auréola gigante de tanta bondade pra não ficar voando pelado. Pelo menos se livrou da vergonha, mas do frio, não, continuou sentindo até providenciar outra roupa.

Apesar do sufoco que o Anjinho passou, só a bondade de dar roupa para quem sentia frio já supera as coisas erradas como ficar pelado e roubar roupas do varal, por isso que o São Pedro o perdoou sem dar bronca. E a história transmitiu uma bonita mensagem de solidariedade de agasalhar quem precisa nesses dias frios de inverno, uma ótima demonstração de boa ação que todos podem fazer. 

Muito engraçado Anjinho envergonhado e medo de alguém ver, principalmente o São Pedro, tentar roubar roupas de um varal, a mulher dar vassouradas nele, as meninas vendo a bunda dele na árvore, como se a bunda seria linda também para dar inspiração para Marina desenhar. Primeiro elas ficaram envergonhadas, mas até que depois gostaram de vê-lo nu, fingiram ser boas samaritanas. 

Com a história, tira dúvida das pessoas de como são as asas do Anjinho no corpo dele sem estar com roupa, vimos que as asas são acopladas nas costas. Interessante que teoria que anjos não têm sexo não se aplicou na história já que foi mostrado ele com "pintinho" como os outros meninos, ou seja, o sexo dos anjos não teve vez nessa. Teve absurdo também de uma entidade como o Anjinho sentir frio, não deveria, mas em história em quadrinhos, pode tudo e serviu para dar mais graça. 

Incorreta Anjinho pelado, mostrar "pintinho" dele, roubar roupas de varal, levar vassourada, meninas verem bunda na árvore, Mônica sacudi-lo da árvore para cair, ter santo como São Pedro por não poder ter religião específicas nos gibis atuais. 

Os traços muito bons típicos de histórias de miolo dos anos 1990. Eram ótimas cores assim em degradê em quase todos os quadrinhos como fizeram na segunda metade de 1995, até gramas e balões podiam estar em degradê em alguns momentos, eu achava muito bonitas cores assim. Nessa em um ou outro quadrinho não tiveram degradê por conta de gibis de dezembro já começarem a diminuir isso, mas os do período entre agosto e novembro daquele ano deixavam em todos os quadrinhos, em cenas a céu aberto ou não. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/08/hq-anjinho-peladinho.html

Charges/Cartuns! ★ N°250.801 a N°250.900