
Quem não conhece Mafalda, a menina reguila que questiona os absurdos da vida e põe a nu os horrores da humanidade?

Mafalda é uma (eterna) criança de 6 anos e é através do seu olhar que Quino nos faz chegar a sua reflexão sobre o mundo e o estranho animal que o habita: o Homem.
Descubra mais, já a seguir.
Mafalda : uma breve biografia
Estávamos a 29 de Setembro de 1964 quando, no semanário Primera Plana, na Argentina, surgiu pela primeira vez uma desconhecida personagem de nome Mafalda, assinada pelo cartonista argentino Quino.

Desde a sua primeira publicação e até 9 de Março de 1965, apareceram neste jornal duas tiras semanais de Mafalda, as quais tiveram um extraordinário impacto junto dos leitores: ao fim de poucas semanas a esmagadora maioria torna-se verdadeiramente aficionada.

Nesta primeira fase de vida da tira só Mafalda e os seus pais se encontram presentes, até que, a 19 de Janeiro de 1965, Filipe faz a sua primeira aparição.


Em Março de 1965, Mafalda “muda-se” do Primera Plana para o El Mundo de Buenos Aires, onde começou a surgir diariamente.

As personagens Manelito e Susanita foram publicadas pela primeira vez neste jornal.

Em Dezembro de 1967, altura em que a mãe de Mafalda estava grávida, o jornal El Mundo encerra portas pelo que Gui, o irmão de Mafalda, nunca virá a surgir neste meio.



Os anos 70 marcam a internacionalização da personagem, com publicações por toda a Europa e no resto do Mundo.

Portugal não fugiu à regra e, em Maio de 1970 a então Publicações Don Quixote edita, ainda em pequeno formato, o primeiro álbum de Mafalda.
Actualmente, os livros de Mafalda são editados em 50 países, num total de 20 línguas.


"O mundo segundo Mafalda." Uma exposição de arte que vai do dia 18 de setembro a 30 de novembro na Usina de Arte. Entrada livre e gratuita.


















Endereço: Agustin Caffarena 1, esquina Av. Pedro de Mendoza, La Boca - Buenos Aires.
