segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.186 - Cascão: HQ "Lava o prato, lava!"

Capa de 'Cascão Nº 55' (Ed. Abril, 1984)

Mostro uma história em que o Cascão foi obrigado pela mãe de lavar o prato depois de comer, deixando Cebolinha bem animado de ver o amigo lavando as mãos pela primeira vez. Com 6 páginas, foi história de abertura de 'Cascão Nº 55' (Ed. Abril, 1984).

Dona Lurdinha acha legal que o Cebolinha foi jantar com o Cascão e avisa que como a empregada  Tancreda não foi, cada um vai ter que lavar seus pratos quando acabar de jantar. Cascão joga para fora o que estava comendo assustado e pergunta se tem que lavar. A mãe diz que lavar um prato não vai fazer cair dedos e hoje em dia não tem mais esse negócio de só mulher ir para cozinha.

Cebolinha faz um sorriso olhando para o Cascão falando que vai ser interessante ver o Cascão lavando o prato. Ele diz que perdeu a fome e Cebolinha diz que não adianta, já sujou o prato e está louco para ver Cascão terminar de comer e ir para cozinha lavar o prato. Assim, Cascão fica uma hora comendo sem parar para não ir ara cozinha. 

Dona Lurdinha reclama que o filho ainda está na mesa, ele fala que ainda está com fome, Cebolinha diz que não quer lavar o prato e recebe um pontapé do Cascão. Dona Lurdinha diz que o filho sabe que ela precisa de ajuda na cozinha, não deixaria que lavasse toda a louça sozinha, é um bom menino, mesmo que se ele ousar não lavar o prato, iria apanhar, mostrando o chinelo.

Com a ameaça da mãe, Cascão vai para cozinha, se assusta com a torneira gotejando e diz que não vai mexer na água e nada vai fazer lavar o prato. Dona Lurdinha mostra o chinelo e Cascão fala que só a sua mãezinha. Cebolinha pergunta se a fila anda ou não, Cascão o trata como grande amigo e Cebolinha pergunta se quer que ele lave o prato no lugar. 

Cebolinha aceita só se Cascão lhe dar as figurinhas premiadas e bolinhas de gude. Cascão se recusa e Cebolinha grita para Dona Lurdinha que Cascão ainda não lavou o prato. Ele aceita dar suas figurinhas e bolinhas de gude, Cebolinha quer já, Cascão diz que não estão com ele ali e dá depois, Cebolinha não confia e quer já e, então, Cascão não faz  o negócio e começa a se preparar a lavar louça.

Ao abrir a torneira, não sai água e Cascão comemora que faltou água, só que logo depois volta. Cebolinha ordena Cascão para lavar, lavar, até que a campainha toca. Era a empregada Tancreda que voltou, fala que terminou cedo o que tinha que fazer e pergunta se querem que faça alguma coisa. Cascão abraça carinhosamente a empregada, que não entende o patrãozinho e Cebolinha vai embora brabo e mostrando a língua para o Cascão.

História engraçada em que a mãe do Cascão o obriga a lavar louça porque a empregada não foi e Cebolinha faz disso um acontecimento e ainda quer tirar proveito para ver se conseguia as figurinhas e bolinhas de gude do Cascão. Acabou a empregada voltando antes do Cascão lavar a louça e Cebolinha ficando sem os brinquedos do Cascão e sem vê-lo lavar a louça. Bem que mereceu. Pelo visto Dona Lurdinha esqueceu que o filho não gostava de água ou então queria aproveitar a situação para ver se o filho tenha contato com água pela primeira vez. De qualquer forma, ele sempre consegue escapar 

Foi engraçado o Cebolinha incentivando Cascão a lavar louça e fazendo chantagem para conseguir figurinhas e bolinhas de gude dele, Cascão comer que nem a Magali adiando a lavagem do prato. Teve absurdo de Cascão engordar e aparecer normal na  próxima cena, coisa típica de histórias em quadrinhos. Foi bem curta essa para uma história de abertura, mas era normal histórias curtas na Editora Abril e ainda teve um recurso de colocarem 3 quadrinhos por linha, fazendo ocupar menos páginas no gibi.

Interessante a ideia de que antigamente só as mulheres que iam para cozinha e que tinham que fazer as tarefas domésticas e os homens, não, e nos anos 1980 já estava começando o movimento feminista e essa ideia já estava ultrapassada. Também era muito comum pais baterem nos filhos de chinelo e retratado isso em gibis, desenhos animados e na mídia em geral com naturalidade. Hoje, isso é altamente crucificado e censurado, pais não podem bater nos filhos e muito menos palmada de chinelo na bunda e cena assim intolerável ter nos gibis atuais , tanto que eles alteraram no livro "Cascão 50 Anos", de 2013, com ela falando que o filho vai ficar sem videogame se não lavar louça.

Além disso, é incorreta atualmente também por Cebolinha agir como vilão, fazer ameaças e chantagens em vez de ajudar o amigo, fora Cascão dar pontapé no Cebolinha, desobedecer mãe e se dar bem em não ter lavado louça, hoje em dia, o Cascão lava as mãos e daria para lavar louça tranquilamente. Também mãe do cascão aparecer de avental porque as mães não podem mais aparecer de aventais dando ideia que são só donas-de-casa e a palavra "louco" também proibida hoje para não confundir com o personagem Louco.

Os traços muito bem caprichados, típicos dos anos 1980 e já seguindo a fase consagrada dos traços dos personagens. Na propaganda inserida na história, muito comum na época, dessa vez foi em uma página doo "Supergame", da CCE. Foi republicada depois em 'Almanacão de Férias Nº 12' (Ed. Globo, 1992) e novamente no livro "Cascão 50 Anos" (Ed. Panini, 2013), sendo que nesta com alterações. 

Capa de 'Almanacão de Férias Nº 12' (Ed. Globo, 1992)
Capa de 'Cascão 50 Anos' (Ed. Panini, 2013)
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/09/cascao-hq-lava-o-prato-lava.html

Charges/Cartuns! ★ N°251.001 a N°251.100