sábado, 30 de setembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.192 - Papa-Capim: HQ "Apaixonado por uma deusa"

Mostro uma história em que o Papa-Capim se apaixona pela Lua Jaci e pensa que uma mulher fosse a Jaci que voltou para a Terra para namorar com ele. Com 6 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 96' (Ed. Globo, 1990).
Capa de 'Chico Bento Nº 96' (Ed. Globo, 1990)
Papa-Capim olha para a Lua e diz que está apaixonado. Janaína pergunta se é por ela e Papa-Capim responde que é pela Jaci, quanto mais olha, mais enamora, é muito linda. Janaína diz que Jaci é uma deusa e nunca se apaixonaria por um indiozinho bobo como ele. Papa-Capim fala que Jaci um dia foi uma índia com cabelos da cor dos raios do Sol e quem sabe um dia ela volte para a Terra e namore com ele. Papa-Capim fica olhando para Jaci até quando amanhece e vai embora.

Logo depois, uma mulher loira, a Jacira, vai mergulhar no rio, Papa-Capim acha que é Jaci, que ouviu as preces dele e voltou à Terra para namorar com ele. Em seguida, ele vai lá se apresenta e diz que está apaixonada por ela, que não entende já que não se conhecem. Papa-Capim diz que a conhece, todas as noites fica olhando para ela e a Jacira diz que sabia que tinha que ter fechado a janela do quarto.

Papa-Capim fala que querem diria estar conversando com uma deusa e Jacira acha que é exagerado. Depois, ela fica com fome e Papa-Capim vai buscar frutas. Jacira acha gentil e diz que adora água-de-coco. Papa-Capim pede para ela levá-lo para o céu. A mulher fala que já tem namorado ciumento, ele pergunta se é o Sol, o vento ou o rio e ela diz que se chama Carlão e é surfista, que anda no mar sob uma prancha e explica que mar é um lago imenso, maior que a floresta.

Papa-Capim pergunta se o namorado dela é um Deus, Jacira responde que alguma garotas o endeusam por ser uma fera no surf. Papa-Capim fica triste, diz que não entende o que ela estava falando, Jacira dá um beijo nele no rosto e vai embora, mergulhando no rio. Depois, ela sai da selva de carro com seus pais, confirmando que era mulher mesmo. No final, Papa-Capim comenta com Janaína que devia se apaixonar por uma índia da tribo como ela e ouvindo o trovão, Janaína diz que é para esquecê-la porque está apaixonada por Tupã.

História legal em que o Papa-Capim se apaixona pela Lua Jaci e ao ver uma mulher mergulhando no rio, pensa que era Jaci que voltou para a terra pra namorar com ele. Só que ela queria nada com ele, já tinha namorado, deixando Papa-Capim desiludido. No final, ele se conforma e pretende namorar com a índia Janaína, só que aí ela se apaixona pelo Deus Tupã.

Papa-Capim teve um amor platônico, era impossível ele namorar com a Jacira e principalmente se ela fosse Jaci como ele desejava. É muito inocência por parte dele de achar que Jaci voltaria para Terra em forma de humana, se soubesse, já saberia desde o início que seria impossível namorá-la. Deu uma pena do Papa-Capim desiludido e sem entender nada o que a Jacira falava, já que não sabia dos costumes dos caraíbas (homens brancos), não sabia nem o que era mar e surfista. 

Não falaram por que Jacira e seus pais estavam na selva, ela podia ter falado isso para o Papa-Capim, provavelmente deixaram de fora para agilizar a trama e deixar curta por ser um gibi quinzenal. Curiosa a semelhança do nome dela ser Jacira, bem parecido com Jaci. 

Final ficou aberto se Janaína ia atrás de Tupã e se aconteceria a mesma coisa com o que aconteceu com Papa-Capim e Jacira. Eles gostavam de finais abertos assim para leitores imaginarem uma sequência. Oficialmente, a namorada do Papa-Capim era a Jurema, mas tinham vezes que deixavam outras indiazinhas como namorada dele e a Janaína foi mais de uma vez e ela estava bem frequente nas histórias desse período de 1989 e 1990, depois ela sumiu dos gibis.

Essas histórias mostrando costumes dos índios primitivos, enaltecendo seus deuses como Tupã e Jaci, etc, e sem saber dos costumes dos homens brancos eram as melhores. Essa é incorreta hoje em dia justamente por isso da Turma do Papa-Capim ser mostrada como tribo primitiva, com ocas, caçar com arco e flecha, não saber sobre a civilização, envolver religião dos índios, aparecerem sem roupas, hoje em dia, os índios não gostam nem de serem chamados de índios, e, sim, de indígenas. Além disso, envolve tema de namoro, criança se apaixonar por uma adulta e a Janaína aparecer sem top, mesmo sendo uma índia criança não pode hoje em dia. 

Os traços ficaram muito bonitos, sempre caprichavam nos cenários da selva da Turma do Papa-Capim e a mulher por quem ele se apaixonou deslumbrante também. Até arte do título caprichavam e com criatividade colocando coraçõezinhos na palavra "Apaixonado". A Janaína não tinha traços definitivos enquanto apareceu nos gibis, a cada história era desenhada diferente de acordo de cada desenhista, o que era normal com personagens secundários recém-criados. 
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/09/papa-capim-hq-apaixonado-por-uma-deusa.html

Charges/Cartuns! ★ N°254.301 a N°254.400