terça-feira, 20 de setembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.079 - Almanaque da Tina N° 1 - Editora Panini - 2022

A MSP teve novo lançamento em agosto de 2022, a nova série do Almanaque da Tina. Comprei essa edição e nessa postagem eu comento sobre ela.

Tina já teve séries de almanaques nas Editoras Globo e Panini. Na Globo como parte da coleção "Almanaque da Turma do", revezando numerações com Turmas da Tina, do Penadinho e do Astronauta entre 2004 a 2006. Na Panini, a partir de 2007,esses títulos foram independentes, com cada secundário tendo sua própria numeração corrente. O 'Almanaque Turma da Tina' da Panini durou até "Nº 28", de agosto de 2020, e foi cancelado quando os almanaques principais tiveram a numeração reiniciada e novo design em 2021, e no lugar veio 'Almanaque da Turma da Mônica'  juntando histórias de todos os secundários em um só.

Capas de 'Almanaque Turma da Tina Nº 1' (Ed. Globo, 2004 e Ed. Panini, 2007)

Até que agora, em agosto de 2022, resolveram relançar esse título da Tina, mesmo ainda circulando o  "Almanaque da Turma da Mônica", que deve ser que este não esteja vendendo como esperado e um almanaque só da Tina vendia mais. Foi até surpresa porque não teve divulgação no site da Panini em lugar de destaque e algum tempo de antecedência como com outros títulos

Com isso, as principais mudanças nessa nova série foram que agora se chama 'Almanaque da Tina' em vez de 'Almanaque da Turma da Tina' e seguiu o design atual desde que reiniciaram numeração em 2021, tirando a moldura colorida grande, deixando uma moldura mais discreta, valorizando mais a ilustração da capa e sem personagem ao lado do logotipo, ficando expandido como nas antigas. Também não mostram mais preço, códigos de barras, QR Code nas capas, ficando tudo isso nas contracapas. Formato canoa com grampos sem ser lombada quadrada, já que agora nenhum almanaque tem mais lombada quadrada para diminuir custos deles. E continuam sem mostrar a fonte de quais edições as histórias originais saíram.

Agora tem 84 páginas contra 76 páginas na série anterior, mas ainda com menos páginas que os almanaques principais que têm 100 páginas cada um. Por ter 84 páginas, esse da Tina não tem passatempos como os outros almanaques que tem 8 páginas de passatempos, fazendo ficar mais barato que os almanaques principais, que custam R$ 11,90 e esse da Tina custa R$ 9,90. Não teve divulgação se periodicidade vai ser bimestral ou semestral, mas acredito que seja bimestral.

Contracapa da edição
Falando então sobre essa edição, a distribuição chegou aqui dia 15 de agosto, foram 9 histórias no total. Capa com cotidiano dos personagens fazer um bolo e tirar fotos para redes sociais e abre com um frontispício bem simples, só uma ilustração da Tina, que foi copiada a imagem dela do frontispício do "Almanaque Nº 1' de 2007, só tirando a imagem da Pipa no Parque da Mônica e mudando texto, agora bem breve só com a sinopse da história de abertura. Não custava criar uma ilustração nova para esse frontispício com pelo menos alguma imagem representando a história de abertura.

Comparação do Frontispício dos Almanaques "Nº 1" de 2007 e de 2022
No conteúdo do almanaque, eles simplesmente republicaram histórias que foram republicadas na primeira série dos almanaques da Turma da Tina "Nº 1" e "Nº 2" de 2007. Deram preferência as histórias do "Nº 1" de 2007 fora de ordem do que foram publicadas antes. Das 13 histórias, 8 foram do "Nº 1" de 2007, colocando todas desse, menos as histórias "Pipa vai ao Parque" (Parque da Mônica Nº 71, de 1998) e "Em forma", e no lugar dessas, colocaram 5 histórias do Almanaque "Nº 2", de 2007, por esse almanaque de 2022 ter 84 páginas contra 76 páginas do de 2007, para preencher as 8 páginas a mais,  e, com isso, nenhuma história que nunca foi republicada até hoje nele. 

Os almanaques no geral andam com repeteco de histórias, re-republicando histórias de outros almanaques da Panini, os da Tina da primeira série já tinham bastante repeteco antes de ser cancelado, colocando as mesmas, porém esse ficou estranho com basicamente uma reedição quase fiel do "Nº 1" de 2007 só que com outra capa. e tiraram algumas histórias do "Nº 1" de 2007, colocando algumas do "Nº 2" de 2007. 

São histórias originais de gibis da Editora Globo entre 1988 a 2001. História de abertura foi "Paixão antiga" em que a Tina reencontra o seu antigo namorado Jaime e ela pensa que ele tinha namorada nova ao sair do carro com uma garota. Nessa, inclusive, mantiveram a ordem, foi a história de abertura do Almanaque "Nº 1" de 2007.

Trecho da HQ "Paixão antiga"

Como destaques da edição, na história "Dia especial", Pipa fica ansiosa em o Zecão chegar na casa dela para comemorarem os 6 anos de namoro. Em  "Perguntas inocentes", Pipa e Zecão se incomodam com perguntas dos outros de quando vão casar, quando vão ter filhos, etc. Uma ótima crítica para pessoas que gostam de se importar com a vidas dos outros sem cuidar da própria vida.

Trecho da HQ "Perguntas inocentes"
Em "Descombinando", Pipa e Zecão estranham roupa um do outro para irem a uma festa, ela com roupa elegante e ele com roupa jovem. Em "Preciso estudar", Rolo sai para uma balada, mesmo precisando estudar para o vestibular para poder conversar com a sua paquera Wendy, mas as coisas não acontece como ele esperava. 

Em "Namorado tão protetor", Tina lida com um namorado ciumento e que a protege o tempo todo. Para ter noção de repeteco de histórias, essa foi re-republicada ultimamente no 'Almanaque Turma da Mônica Nº 5', de dezembro de 2021, e agora republicada de novo, apenas 8 meses depois. E já é a 4ª republicação dessa na Editora Panini desde 2007.

Trecho da HQ "Namorado tão protetor"

Já em "Que memória", Rolo se impressiona com a memória de um velho que viu em uma feira hippie. Em "Papo careta", Tina lida com um cara que joga uma cantada enquanto caminhava com a sua cachorra. E termina com a história "Tem que malhar!" em que o Rolo entra em uma academia de ginástica para poder paquerar uma garota que viu na rua no caminho da academia.

Trecho da HQ "Tem que malhar!"

Sobre as terríveis alterações que tem em todos os almanaques atuais, encontrei algumas. Na história da Tina que sofre com espinhas, simplesmente alteraram o título, A original se chamava "Credo! Tô Feia" e agora mudaram para "AAAh uma espinha!". Pelo visto, palavra "Credo!" é proibida nos gibis, algo em torno de religião, e resolveram mudar. Só que ideia do título original era o mistério inicial porque a Tina se achava feia e com a mudança já revelaram o mistério.

Mudança no título da HQ "Credo! Tô Feia!"

Em "Amigos que vendem tudo", em que amigos da Tina vendem coisas para ela, teve alteração na parte do amigo dela vendendo bichos de verdade da original de 'Mônica Nº 33' (Ed. Globo, 1989), mudando para bichos de pelúcia e nos desenhos dos bichos. Tiraram o papagaio e colocaram um coelhinho de pelúcia e um cachorro com rodas de brinquedo no lugar de um papagaio e cachorro de verdade, respectivamente. Venda de animais é ilegal e aí quiseram mudar. Então mudaram os desenhos dos bichos de verdade em todas as vezes que apareceram na última página, além desse trecho mudado.

Comparação da HQ "Amigos que vendem tudo" (1989/ 2022)

Inclusive em 2007, já haviam alterado  essa história, colocando bichos de brinquedo com passarinho de brinquedo na gaiola, mas como passarinho em gaiola também dá ideia errada, mesmo sendo de brinquedo, aí alteraram novamente agora em 2022. Aí segue a comparação das 3 versões 1989, 2007 e 2022:

Comparação da HQ "Amigos que vendem tudo" (1989/ 2007/ 2022)

Em "Dize-me o seu signo, que direi quem tu és", ('Mônica Nº 21' - Ed. Globo, 1988), em que a Pipa termina namoro com Zecão por causa do signo não ser compatível com o dela e ainda Pipa cisma com o signo dos seus amigos, teve alteração na parte que a Pipa reclama que o Zecão é "bandido", mudando para "pilantra". Palavra bandido é proibida hoje nos gibis, mesmo em sentido figurado como foi nessa é proibido. Podem pensar até que as crianças achariam que o Zecão era assaltante e não pilantra como era a ideia e colocaram o sentido real.

Comparação da HQ "Dize-me o seu signo que direi quem tu és" (1988/ 2022)

Pipa chamou Zecão de bandido mais 2 vezes nessa história e mudaram em todas as vezes, na segunda vez mudaram "aquele bandido" para "aquele lá".  

Comparação da HQ "Dize-me o seu signo que direi quem tu és" (1988/ 2022)

Em 2007, já haviam mudado "bandido" para "safado". Como chamar alguém de safado também é  proibido nos gibis de hoje, mudaram mais uma vez a cena. Prova mais um caso que tinham coisas que aceitavam nos primeiros anos da Panini e nos últimos anos não aceitam mais. Aí, segue a comparação das 3 versões 1988, 2007 e 2022:

Comparação da HQ "Dize-me o seu signo que direi quem tu és" (1989/ 2007/ 2022)

Pior foi no último quadrinho, que quando ela o chamou de bandido de novo e outros xingamentos, apagaram todo o balão da fala de baixo. Pode ser que para não ficar um excesso de xingamentos e ofensas para ele, pois o mais natural, se mudassem, que colocariam pilantra no lugar de bandido. Essa cena também foi mudada  no Almanaque "Nº 1" de 2007 da mesma forma. 

Comparação da HQ "Dize-me o seu signo que direi quem tu és" (1988/ 2022)

Em "Dia de briga" ('Mônica Nº 31' - Ed. Globo, 1989), em que Pipa desmancha noivado com o Zecão por ele ter se atrasado para o encontro para jogar partida de bilhar com o Rolo, mudaram a parte que o Zecão ficou com uma neguinha, colocando "ficamos por lá" no lugar. Pelo visto mudaram "neguinha" por fazer racismo com negras, menosprezar, ofensa chamar negra de "neguinha". Só que com a alteração, tira o sentido real de que a Pipa terminou noivado por traição em 1989 e agora deu sentido de ter terminado só por ter se atrasado para o encontro.

Comparação da HQ "Dia de briga" (1989/ 2022)

No expediente final não teve tirinha, nem re-republicando a tirinha do "Nº 1" de 2007. Foi apenas uma ilustração da Tina igual a do frontispício. Não custava colocar uma tirinha, tão tradicional nessa página final ou então que colocassem uma outra ilustração diferente. E também não mostra a numeração real do almanaque contando todas as editoras junto com a numeração atual como fizeram nas revistas atuais, coisa que acontece também com os outros almanaques.

Créditos finais da edição sem tirinha

Como podem ver, esse novo 'Almanaque da Tina Nº 1' ficou praticamente uma reedição do "Nº 1" de 2007 com outra capa, ficou como uma preguiça de pesquisar histórias para republicações, feito às pressas. As histórias são boas, mas repetindo as mesmas toda hora, como se existissem só essas, fica cansativo. O politicamente correto, que não permite certas histórias incorretas e traumatizantes, também influencia no repeteco de histórias, ficando restritas a só algumas permitidas e alterando de forma tosca e deprimente as coisas incorretas para dar um número maior de opções a serem republicadas. Se essas não fossem republicadas desde 2007, até poderia aceitar, já que as novas gerações não conheceriam, as crianças daquela época já são adultas, mas o problema é que já foram republicadas várias outras vezes depois de 2007, vivem republicando sempre essas de tempos em tempos. E podiam colocar uma tirinha no final, sem sentido não ter. Comprei por ser edição "Nº 1", tendência é manterem esse estilo nas próximas edições. Ainda dá pra encontrar nas bancas agora em setembro de 2022, a quem se interessar, fica a dica. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/09/almanaque-da-tina-n-1-editora-panini-2022.html

Charges/Cartuns! ★ N°207.301 a N°207.400