
Os Souza foi um núcleo de personagens criados em 1968 e que foram esquecidos pela MSP. Tratava-se de uma família convencional e suas histórias se tratavam da realidade familiar da época, todas as suas rotinas, problemas financeiros e conflitos.
A família era composta pelo chefe da família, o Souza, que trabalhava em um escritório, e passava por vários problemas; a esposa dele com seus conflitos domésticos; e o Mano, irmão do Souza, um cara folgado que vivia às custas do irmão. Além de trazer problemas a ele e dar em cima da cunhada, não queria nada com trabalho, era mulherengo e não queria se casar de jeito nenhum.
Faziam piadas com inflação, alta da gasolina, aluguel, violência, etc. Enfim, tudo que tirava o sono dos brasileiros na época (e que tiram até hoje) era motivo de piada. E sempre tratado com muito bom humor e com várias cenas incorretas.Muitas situações nas primeiras tiras foram vividas pelo Maurício na vida real. Nunca foram revelados os nomes verdadeiros deles (pelo menos no material que eu tenho), principalmente o da esposa, sendo só chamados de "Souza" e o Mano era chamado assim quando o seu irmão falava com ele.
Inicialmente, apareciam exclusivamente em tiras de vários jornais do país, como "Folha de São Paulo" e "Folha da Tarde'. Anos mais tarde, passaram ter histórias nos gibis convencionais, publicadas nos anos 80 nas revistas da Mônica e do Cebolinha. Normalmente, de 1 ou 2 páginas, mas também tinham histórias mais desenvolvidas. Abaixo, uma história deles, publicada em Mônica nº 163 (Ed. Abril, 1983):
.jpg)
HQ publicada em Mônica nº163 (Ed. Abril, 1983)
A última história inédita deles foi publicada em Cebolinha nº 16 (Ed. Globo, 1988). Na trama, Mano finalmente decide que vai se casar. Todos ficam surpresos com a notícia e nem acreditam, já que ele sempre fugia de casamento. Ou seja, foi considerado "o casamento do ano".
Última HQ: publicada em Cebolinha nº 16 (Ed. Globo, 1988)
Quando todos estão na igreja, bem na hora do casório e o padre fala se alguém tem algo a declarar, Mano fala que é "Primeiro de Abril". Depois dessa, nunca mais tiveram histórias inéditas nos gibis.
Última HQ: publicada em Cebolinha nº 16 (Ed. Globo, 1988)
Porém, Os Souza ainda tiveram tiras de jornais sendo publicadas até em 1989, e suas histórias continuaram a ser republicadas nos almanaques de 1989, como no "Almanaque do Cebolinha nº 5" e "Almanaque da Mônica nº 11", entre outros. A última republicação foi no final de 1989 no "Almanacão de Férias" nº 6. Nessa história , Souza entra de férias e todo animado dá a notícia para sua esposa e ele acaba passando as férias ajudando nas tarefas domésticas. Segue abaixo essa última história republicada:
Última HQ republicada - Almanacão de Férias nº 6 (Ed. Globo, 1989)
Depois dessa republicação, já sem tiras novas e muito menos histórias nos gibis ficaram de vez no limbo do esquecimento e a partir daí ninguém mais ouviu falar deles. Porém, recentemente, o Mano apareceu em uma participação especial na história "A história hoje, é sua!", publicada em "Mônica nº 57" (Ed. Panini, 2011), que foi uma homenagem ao irmão roteirista do Maurício, o Marcio Araujo, que tinha falecido há pouco tempo, até então. Na trama, tem presença de vários personagens que o Marcio criou, e o Mano é um deles.
Trecho da HQ "A história hoje, é sua!" - Mônica nº 57 (Ed. Panini, 2011)
Antes disso, em 2010, a editora L&PM lançou o pocket "Os Sousa - Desventuras em família", reunindo as principais tiras dos jornais entre 1968 e 1989. Um presente para os fãs, que aguardam algum material de "Os Souza" há anos.
Capa do pocket da L&PM, de 2010
Esse pocket foi composto de 240 tirinhas, sendo 2 em cada página. Todas sensacionais, uma melhor que a outra, com várias situações incorretas, principalmente por parte do Mano. Curiosamente, esse pocket seria lançado pela Panini em 2009, só que de última hora foi cancelado e esse título (assim como outros 4 títulos) foram lançados pela L&PM. Mais detalhes aqui.
Uma página do pocket da L&PM "Os Sousa"
Só que erraram nesse livro a grafia "Souza". No pocket, escreveram o nome com "S" na capa, quando na verdade, se escreve oficialmente com "Z". A intenção, quando criados, era para diferenciar do "Sousa" do Maurício. Com isso, nesse pocket alteraram também todas as tiras que apareciam "Souza" no original, para "Sousa". É difícil algum material de republicação atual da MSP que não tenha alguma alteração.
Uma tirinha, com grafia "Sousa"
Não sei o motivo que a MSP deixou de lado de continuar a produzir tiras de "Os Souza". Talvez, por causa do excesso de trabalho do estúdio e cada vez mais deixaram de produzir tiras deles até acabar de vez. Ou então resolveram excluir personagens com temáticas mais adultas. Até porque nos gibis é óbvio que acabou pelas histórias serem adultas e incorretas demais para gibi infantil.
Termino a postagem, com algumas capas dos gibis que tem as histórias que ilustram essa postagem.
Capa de Mônica nº 163 (Ed. Abril, 1983)

Capa de Cebolinha nº 16 (Ed. Globo, 1988)
Capa de Almanacão de Férias nº 6 (Ed. Globo, 1989)