domingo, 12 de dezembro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°999 - Cascão: HQ "O Pregador"

Em novembro de 1991, há exatos 30 anos, era lançada a história "O pregador" em que o Cascão se passa pelo ser "Pregador" para dar uma lição na turminha que estavam rindo dele de impressionado com o filme que viu. Com 12 páginas, foi história de abertura de 'Cascão Nº 127' (Ed. Globo, 1991).
Capa de 'Cascão Nº 127' (Ed. Globo, 1991)
Começa com Cascão se escondendo de algo com um guarda-chuva, correndo de árvore para muro, de muro para pedra, cheio de medo. Cebolinha estranha e pergunta se tudo aquilo era medo de chuva. Cascão diz que não está fugindo da chuva e nem da Mônica, e, sim, de algo bem pior e admira ver Cebolinha tranquilo, dando sopa e que ele pode pegá-lo a qualquer momento.
Cebolinha pergunta de quem está falando e Cascão fala que é do "Pregador", um ser horrível de outro planeta que veio para Terra caçar gente. Ele tem truque de ficar invisível, se confunde com a paisagem e pode estar em qualquer lugar. Depois que ataca a vítima, ele as pendura com pregador, o que lhe dá arrepio.
Ao saber que o Cascão tirou essa ideia vendo o filme "O Pregador II" no cinema, Cebolinha dá gargalhada da ingenuidade do Cascão pensando que o filme era real e ele diz que só um bobão como Cascão para acreditar nessas besteiras. Chega Mônica e Magali e ao descobrirem a história, também dão gargalhadas do Cascão e chamam de tolinho. Ele fala que todos são bobões, podem rir e depois não digam que ele avisou. 
Ele vai embora e sozinho comenta a si mesmo que se eles tiverem razão, seria um alívio, só que a turma vai rir a vida inteira dele e acha que é melhor ficar um tempo sem sair de casa. Nessa hora, ele tropeça numa pedra e cai na lama, ficando todo coberto de lama. Passam dois homens, um deles esbarra no Cascão por não ter visto por causa da lama o ter confundido com a paisagem. Cascão gosta de saber e resolve fazer um plano contra a turma, se passando pelo Pregador e dar susto neles.
Depois, Cebolinha está na rua, não conseguindo parar de rir do Cascão e vê um cartaz em uma árvore assinado pelo Pregador, dizendo que os mortais tomarem cuidado, o destino deles estão selados. Mônica e Magali falam que tem cartaz por todo canto e Cebolinha diz que é armação do Cascão para assustá-los. 
Cascão está atrás da árvore, disfarçado, e pendura um pregador na orelha do Cebolinha, que grita e fala que foi um engraçadinho que colocou e ao mesmo tempo, Mônica e Magali sentem um ventinho quando Cascão passa e também coloca pregadores no nariz e na bunda delas.
Magali acha que o Pregador existe e eles vão até à casa do Cascão para confirmar, Chegando lá, veem de longe uma sombra do Cascão pela janela. Acham que ele está em casa e já ficam com mesmo, mas era um arranjo com melancias, maçã e folha imitando que era ele quem avista de longe do lado de fora da casa.
Os três ficam juntos para se protegerem e Cascão resolve fazer seu golpe de misericórdia atacando vários pregadores em cima deles. A turma fica desesperada com o Pregador querer pegá-los e pedem socorro. Como era invisível, eles se defendem batendo em toda parte, uma hora eles acertariam, causando gargalhada no Cascão, achando palhaços com o mico deles.

A turma corre do Pregador  e ele vai atrás jogando pregadores neles. Se escondem em casa e com o Cascão lá dentro, eles passam a enxergá-lo. Cascão acha impossível por ele estar camuflado. Mônica dá uma coelhada na cabeça do Cascão, a crosta de lama se quebra e é revelada a sua identidade. Mônica diz que o disfarce não funciona dentro de casa. No final, a turma pendura o Cascão no varal com pregador, ele manda tirá-lo de lá e Mônica diz que ele tem razão de ter medo do Pregador.

Muito engraçada essa história, o Cascão fica impressionado com o filme do Pregador que tinha visto e pensava que era verdade que ia atacar. Como a turma zomba dele, ele faz um plano infalível para dar uma lição na turma, após se sujar com a lama, mas não conta que dentro de casa ele ficava visível, acabando se dando mal, pendurado no varal, o que lhe dava mais arrepio.

Foi legal ver o Cascão com medo, a turma rindo dele e depois eles passarem a acreditar que o Pregador existia. Boa sacada do  Cascão de ele ter criado uma cabeça com melancias em casa, mas se eles batessem na casa dele, iam descobrir a farsa. Plano infalível foi do Cascão, cada personagem bolava bem de acordo com seus interesses. História foi inspirada no filme "O Predador", um clássico do cinema, mas com sinopse adaptada para a Turma da Mônica.

Ficou a dúvida de qual casa foram no final, mas dá pra entender que seja da Mônica, por ser a primeira a entrar. Ao apanhar da Mônica, Cascão não ficou com machucados no rosto porque a crosta grossa de lama o protegeu, só fez rachar com a coelhada da Mônica. Incorreta por ter referência a filme de terror nesse nível em gibi infantil violência e, principalmente, Cascão se sujar em uma lama e ainda gostar e sofrer bullying dos amigos.

Traços muito bons, com direito a curvas nos olhos sem serem pintados com fundo branco demonstrando os personagens extremamente brabos ou tristes, bem frequente nos gibis daquela época. Só não gostei das cores escuras já como iam deixar em 1992 e que iam piorar as cores. Personagens falando sozinho sempre como malucos ficam engraçados também. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/11/cascao-hq-o-pregador.html 

Tiras N°16361 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Fim de ano é sempre um mix de sentimentos. Tem um pouco de tudo. Mas por aqui estamos ansiosos pela ceia! E vocês?
Tem muito produtinho exclusivo pra galera da CCXP Worlds 21! Conta pra gente qual vocês gostaram mais? #MSPnaCCXP

Tiras N°16360 : Especial MIX nº791 - Blog do XANDRO!








Tiras N°16359 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16358 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16357 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16356 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°16355 : GARFIELD - Jim Davis!