terça-feira, 3 de março de 2020

Submundo HQ N°299 - "Visões de... 1990" (Parte 3): "SAM 100", "Invasão", "Akira", "Monstro do Pântano", e Mais...

Nesta 3º (e ÚLTIMA) Parte das "Visões de 1990" (uma colaboração de Elcio Abreu pro "Submundo")... (23/02/2020)Nossa viagem de volta 30 anos no tempo está chegando ao fim, mas não sem antes despejar mais uma porrada de lançamentos que ocorreram naquele agitadíssimo ano que marcaria a transição entre as décadas de 80 e 90:
"Superaventuras Marvel" Nº 100, "Invasão" (mega-saga DC), "Monstro do Pântano" (no auge da fase Alan Moore), "Batman Anual 1", "Skreemer", "A Vingança do Monolito-Vivo", "Aliens", "Superalmanaque Marvel 2" (Aranha Vs. Duende Macabro), e Muito Mais...
 Confira abaixo:
A análise e revisitação do ano de 1990 (há exatas 3 décadas atrás) nos mostra e nos faz concluir que o mercado brasileiro de HQs é forte, muito forte, não importa a crise em que se encontre, ele se mantém: Com inúmeros lançamentos variados pra todos os gostos e bolsos (como foi especificamente em 1990 - conforme vimos neste COMBO TRIPLO de postagens) e em último caso se reinventa (se preciso for) acompanhando as mudanças na economia, no mercado, e diante das novas tecnologias. Mas embora o ano de 1990 tenha sido muito próspero para o mercado de HQs, no ano seguinte (1991) o mercado sofreria uma pequena queda, reduzindo gradativamente o número de publicações até passar por uma lenta retomada a partir de 1994/1995... Só que isso já é assunto pra outras matérias (que virão, com certeza - rs)!

SETEMBRO:

"INVASÃO" Nº 1: Mini-série em 3 edições (formatinho) que traz o início da saga da invasão alienígena, com arte de Todd McFarlane (entre outros)!

"FANTASMA 13": Chega ao FIM a publicação mensal do herói em formato americano!

"MONSTRO DO PÂNTANO 9": A revista muda de formato, do formatinho para o americano, algo raro no mercado brasileiro na época, já que o caminho quase sempre era o inverso!

"GRAPHIC NOVEL Nº 21: Blueberry - Forte Navajo": A caminho do forte, onde vai se apresentar, o indisciplinado tenente Blueberry conhece o janota Craig, que também é um tenente. Apesar das diferenças, os dois se tornam amigos, principalmente contra o major Bascom, que busca glória às custas dos índios. No original, esta publicação saiu semanalmente, entre outubro de 1963 e abril de 1964, na revista "Pilote". O álbum: "Fort Navajo" foi publicado em 1965!

"SKREEMER" Nº 1: Mini-série semanal em 6 edições em formato americano com 52 pág criada por Peter Milligan e Bret Ewins, mostrando a história de Veto Skreemer, Gângster de um futuro pós-apocalíptico, que subiu de simples assassino para se tornar o gângster mais poderoso do mundo.

"GRAPHIC MARVEL Nº 3 - A VINGANÇA DO MONOLITO-VIVO": O antigo inimigo dos X-Men retorna e enfrenta os Vingadores, o Quarteto Fantástico, e o Homem-Aranha. Escrita por David Michelinie e com arte de Marc Silvestri!

"NOVOS TITÃS 54": Tem início a saga: "Um lugar para morrer", que dará origem ao novo "Robin"!

OUTUBRO:

"HOMEM-ARANHA 86": O Aranha acaba tendo de enfrentar o ex-arauto de "Galactus": O "Sr. do Fogo", numa violenta batalha pelas ruas de Nova York e com um final polêmico!

"SUPERAVENTURAS MARVEL" Nº 100: Edição especial comemorativa com 132 pág totalmente dedicada ao "Demolidor", o herói que mais esteve presente na publicação e que nunca deixou o mix da revista, como tantos outros que por ela passaram. A edição traz 6 histórias do herói, desde a sua origem criada por Stan Lee & Bill Everett, passando pela mudança de seu uniforme (do amarelo pro vermelho) nas mãos de Wally Wood, a 1º aparição de seu "irmão gêmeo" Mike Murdock, um violento confronto do herói contra o "Mercenário" (de Jim Shooter e Jim Mooney), a 1º aparição de "Elektra" na marcante fase de Frank Miller, e a ameaça do "Abutre", que viola o túmulo de sua antiga namorada morta Heather Glenn para roubar as jóias dela (de Denny O'Neil e David Mazzuchelli)!

"GRAPHIC ÁLBUM Nº 2: BATMAN - DIGITAL JUSTICE": O Cavaleiro das Trevas ganha uma Graphic Novel inteiramente feita por computador, criada pelo designer Pepe Moreno. Numa história que se passa um século depois do surgimento da lenda do Batman, onde Gotham City é uma megalópole em que a tecnologia domina a vida de sua população. Quando todo o sistema da cidade é corrompido por um vírus, a solução pode estar em um código não conectado à rede, um código criado pelo guardião da cidade desaparecido há décadas e que leva o neto do Comissário Gordon a procurar o que de fato aconteceu ao antigo herói da cidade, e fatalmente herdar o legado do morcego. Esta edição saiu no formato álbum (20,5 x 27,5 cm) em capa-cartão e papel couchê, e embora seja uma das publicações do herói perdidas no tempo, envelheceu mal: não pela história em si, mas pela arte, cuja pixelização está ultrapassada para os dias de hoje!

"BLUEBERRY" Nº 1: Depois da Graphic Novel, Blueberry ganha uma revista mensal de 52 pág no formato magazine, ilustrada pelo mestre Moebius!

"O NOVO INCRÍVEL HULK 88": O início da fase de Todd McFarlane nos desenhos da revista do ex-Golias Verde!

"CAÇADORES 6": A estréia do "Sombra" no mix da revista pelas mãos de Gerard Jones no roteiro, e Eduardo Barreto na arte!

"X-MEN 24": Tem início o julgamento de "Magneto", acusado de crimes contra a humanidade.

"GRAPHIC NOVEL Nº 22: VIET-SONG: FRANK CAPPA - MEMÓRIAS DE UM CORRESPONDENTE": Criado por Manfred Sommer, para a revista Cimoc, Cappa ganha uma Graphic Novel narrando suas aventuras como repórter correspondente. O personagem já havia aparecido no mix da revista "Aventura e Ficção"!
NOVEMBRO:

"A TEIA DO ARANHA 14": A Edição traz a republicação da "Morte do Capitão Stacy", com capa de Todd McFarlane, artista que revolucionou o aranha entre os anos de 1988 e 1991 enquanto esteve à frente dos títulos do herói. Porém, a estréia da sua fase no Brasil só se daria em 1992, sendo que antes disso, para acalmar um pouco os fãs que tanto aguardavam essa fase, algumas capas da "Teia" trouxeram a arte de McFarlane. Este número foi impresso no Chile e lançado após a edição nº 15, tendo qualidade gráfica inferior às demais revistas do título. A Editora Abril nunca deu qualquer explicação em relação à isso!
"DEADMAN - AMOR APÓS A MORTE" Nº 1: Mini-série de luxo em 2 edições em formato americano, escrita por Mike Baron (Justiceiro) e ilustrada por Kelley Jones (Batman), apresenta uma história de amor sobrenatural protagonizada pelo "Desafiador"!

"A ESPADA SELVAGEM DE CONAN" Nº 1: A mais aclamada revista do Cimério de Bronze começa a ser republicada na íntegra desde a 1º edição, depois de apenas 6 anos da sua publicação original pela Abril em 1984!

"LIGA DA JUSTIÇA INTERNACIONAL 23": Tie-in da saga "Invasão", mostrando o Batman enfrentando os Homens-Gaviões de Thanagar.

"GRAPHIC MARVEL 4: A SENSACIONAL MULHER-HULK": A Graphic Novel própria da verdona na épica fase de John Byrne!

"DC 2000" Nº 11: O "Homem-Animal" participa da "Invasão" e entra na batalha contra os Thanagarianos. Capa polêmica de Brian Bolland!

"MARVEL ESPECIAL 9 - CAP. AMÉRICA": Antecipando as comemorações dos 50 anos da criação do herói, a Abril publica 2 edições especiais apresentando coletâneas de histórias do herói em formatinho e 132 pág dedicadas ao Sentinela da Liberdade. Nesta 1º temos: "Hoje Morrerás, Amanhã Viverás" e "A Estranha Morte do Capitão América" (ambas de Stan Lee e Jim Steranko), "Tudo Sobre a Hidra" e "O Avião da Morte" (com arte de John Romita e Gil Kane), "Armadilha Diabólica", "No Covil da Hidra", e "O Despertar do Hibernante" (de Gary Friedrich e Sal Buscema)!

"BATMAN ANUAL Nº 1 - JUSTIÇA CEGA": História escrita por Sam Hamm, roteirista do filme:  "Batman" de 1989, traz o herói diante de um misterioso assassinato que o leva para dentro de uma conspiração na Wayne Tech, onde seu passado é revirado após a acusação de ser um espião comunista. HQ apenas regular, que não sobreviveu ao avanço do tempo - ficando muito datada. Destaque para a 1º aparição de Henry Ducard, um dos mentores de Bruce Wayne, que serviu de inspiração para o filme: "Batman Begins" de 2005, num papel vivido por Liam Neeson. Curiosamente, esta história traz o Batman numa cadeira de rodas (!) sendo forçado a escolher um substituto para usar o manto do morcego, e que é loiro que nem Jean Paul Valley (que ficou no lugar do Batman poucos anos depois). A história não saiu em nenhuma edição especial lá fora, sendo publicada na "Detective Comics" nº 598 a 600!

DEZEMBRO:

"BATMAN - ASILO ARKHAM": A polêmica e consagrada obra de Grant Morrisson é publicada pela 1º vez no Brasil, em formato americano, capa cartonada, papel couchê, e 132 pág. Uma publicação extremamente luxuosa para os padrões da época!

"BLOOD - UMA HISTÓRIA DE SANGUE" Nº 1: Mini-série de luxo em formato americano e 52 pág, em 4 edições, de J. M. DeMatteis e Kent Williams, que conta a história de um bebê encontrado boiando em um rio e (já adulto) é deixado em um monastério para ser iniciado em ensinamentos religiosos. Ao fazer uma descoberta sobre sua doutrina, resolve viajar pelo mundo em busca de autoconhecimento até se deparar com uma tribo vampiresca, que, contra a sua vontade, o transformam no vampiro "Blood". Material publicado originalmente pela Marvel Comics em 1987, através do selo Epic Comics, e mais tarde relançada pela Vertigo!

"PANTERA NEGRA" Nº 1: Mini-série em 2 edições, em formatinho e 52 pág, publicada pela Editora Globo. Originalmente esta mini-série saiu em 4 edições lá fora e traz o protetor de Wakanda diante de um desafio impensável, que o força a lutar pelo trono de seu país e também para provar sua inocência diante de assassinatos brutais. Uma trama complexa que gira em torno do Apartheid. Infelizmente, esta história encontra-se esquecida e nunca foi republicada!

"NOVOS TITÃS 57": Fim da saga: "Um Lugar para Morrer" que apresentou o 3º Robin - Tim Drake. Embora ele não assuma o manto de Robin como dá a entender na capa da edição, Bruce Wayne acaba concordando em aceitá-lo como um "Robin em potencial". Só que desta vez, ele pretende corrigir todos os erros que acredita ter cometido e que culminaram na morte do 2º Robin - Jason Todd. Tim Drake somente iria assumir o manto de Robin em 1992 aqui no Brasil. Até lá, o leitor acompanhava sua luta para ganhar a confiança de Bruce Wayne e conquistar o posto de "Menino Prodígio"!

"CONFLITO DO VIETNÃ 19": A revista chega ao fim no Brasil, com uma capa icônica, mostrando um soldado aguardando carona para os Estados Unidos e imaginando como seria se os super-heróis se envolvessem na guerra. O título foi encerrado por aqui no nº 41 da série original, sendo que lá fora a publicação durou até o nº 84!

"STORM 10": O final de uma série de fantasia e ficção cientifica holandesa criada por Martin Lodewijk e desenhada por Don Lawrence!

"SUPERALMANAQUE MARVEL 2": Uma edição de 260 pág totalmente dedicada ao "Homem-Aranha", com o herói enfrentando os mais variados inimigos: "Duende Macabro", "Rosa", "Raposa Negra", "Dentes-de-Sabre", "Halloween", "Sindicato Sinistro", entre outros. Algumas histórias são escritas por Peter David (A Morte de Jean DeWolff). O fato do Aranha ter ganho esta edição inteira só pra ele se deve à necessidade de acelerar sua cronologia (para que a vindoura edição comemorativa de nº 100 da revista mensal trouxesse o casamento do herói)!

"GRANDES HERÓIS MARVEL 30 - X-Factor": Os "X-Men" originais estão de volta numa nova formação, novos trajes, e outro nome. Com roteiro de Roger Stern e arte sensacional de John Buscema, um novo grupo de X-Men é formado e, de quebra, Jean Grey é "trazida de volta à vida" de uma forma bem "picareta", numa dessas explicações rocambolescas presente nos quadrinhos!

"MOONSHADOW" Nº 1: A obra de fantasia de J.M. Dematteis ilustrada por Jon J. Muth (de "Drácula") começa a ser publicada pela Editora Globo em formato de mini-série em 12 edições de 52 pág em formato americano. Na época, a obra foi publicada pela Marvel sob o Selo Epic!

"ALIENS" Nº 1: Mini-série em 3 edições publicada pela Editora Abril totalmente em P&B, continuando a história do filme: "Aliens - O Resgate", de 1986. Este material se passa muito antes do filme: "Alien 3", de 1991, sendo aquele tipo de história pertencente ao universo expandido e canônico da franquia. Foi o 1º material publicado da Dark Horse no Brasil!

"AMERICAN FLAGG" Nº 1: A criação máxima de Howard Chaykin ganha uma revista mensal em formato americano e 36 pág. Este material já havia saído em 1988 pela editora Cedibra no mesmo formato, mas com diagramação diferente e colorização inferior!

"GRAPHIC NOVEL 24: DEAD-END - NA VELOCIDADE DOS ANOS SOLITÁRIOS": Uma história em P&B passada na época dos gângsters, com clima e desenhos estilo noir, repleta de crimes, violência e mulheres fatais. A arte é belíssima e parecia um filme. Os personagens são homenagens aos ícones do cinema noir, tipo: Humphrey Bogart e Lauren Bacall!

"MARVEL ESPECIAL 10 - CAP. AMÉRICA": Continuação da homenagem aos 50 anos do herói, nesta edição temos: "A Saga dos 4 Capitães América" (de Stan Lee, Roy Thomas, Roger Stern, Steve Englehart, Jack Kirby, John Byrne, Sal Buscema, John Romita, e Frank Robbins) - Esta história foi remontada pelos próprios editores da Abril, sendo uma mistura de várias HQs de épocas diferentes. "Nos Dias da 2ª Guerra Mundial"  e  "O Fantástico Caveira Vermelha" (ambas de Stan Lee e Jack Kirby), e "A Dama de Ouro" (de Roy Thomas e Frank Robbins)!

"AKIRA" Nº 1: A obra prima de Katsuhiro Otomo, publicada lá fora pela Marvel sob o Selo Epic, chega ao Brasil pela Editora Globo, em formato americano e 38 edições com 68 pág. publicadas entre dezembro de 1990 e março de 1998. "Akira" ficou em hiato entre setembro de 1993 à dezembro de 1997, algo totalmente impensável nos dias de hoje, pois é tempo demais para um colecionador aguardar a conclusão de uma publicação fechada e muitos desistem nesse meio-tempo! Até+

Tiras N°13022 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Reler é sempre inaugural. E compartilhar experiências é bom demais! No terceiro mês do ano, a #TurmadaLeitura pergunta: quais são os três livros que você recomendaria pra toda vida?
 Falando em coleção de Monteiro Lobato, aqui estão os dois primeiros livros ilustrados nos estúdios da Mauricio de Sousa Produções para as turminhas de hoje. Lançamento da editora Girassol. O terceiro livro da coleção vem vindo aí.

Tiras N°13021 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13020 : Especial MIX nº300 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13019 : Viva Intensamente/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°13018 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°13017 : SALMONELAS - Benett!

Tiras N°13016 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°13015 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°13014 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°13013 : Garfield & seus amigos - Jim Davis!

Ria...Se Puder! N°6740

Ria...Se Puder! N°6739

Ria...Se Puder! N°6738

Ria...Se Puder! N°6737

Ria...Se Puder! N°6736

Ria...Se Puder! N°6735

Ria...Se Puder! N°6734

Ria...Se Puder! N°6733