domingo, 24 de outubro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°988 - A turma: HQ "A festa do pijama"

Dia 24 de outubro é o aniversário do Cebolinha e em homenagem eu mostro uma história em que a turminha fez uma surpresa com uma festa do pijama na casa dele. Com 15 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 131' (Ed. Globo, 1997).
Capa de 'Cebolinha Nº 131' (Ed. Globo, 1997)
Escrita por Emerson Abreu, começa com a campainha da casa do Cebolinha tocando, quando ele estava dormindo, e ao abrir a porta era a turminha com um bolo e fazer surpresa para ele. A turma entra levando também fitas-cassetes e salgadinhos.

Cascão pergunta ao Cebolinha se gostou da surpresa. Cebolinha reclama que são 11 da noite e quer saber que tipo de surpresa querem fazer e Cascão diz que é festa do pijama. Cebolinha pergunta porque na casa dele. Cascão diz que queria aproveitar o aniversário do Cebolinha, que seria no outro dia e se fizessem no mesmo dia não seria surpresa.

Cascão entrega o presente do Cebolinha, todos fizeram vaquinha para comprar e quando ele vê era prendedores de cabelo como a "Chucha" (Xuxa) usa.  Cebolinha reclama que é um presente mixuruca e quer saber por que eles compraram. Cascão diz que gastaram todo dinheiro na festa. Cebolinha pede desculpas, pois não sabia que a festa foi tão cara e Cascão diz que não era para ser, mas a Magali comeu toda a comida e eles tiveram que comprar tudo de novo.

Titi chama os dois para a festa, Cebolinha se anima porque nunca foi a uma festa do pijama. Titi coloca o som e Cebolinha avisa que é tarde e os pais dele estão dormindo. O som toca alto com a música "Dancin Days" e acorda Seu Cebola, que chega com uma vassoura na mão berrando que os inimigos estão atacando e manda todos que correr para os abrigos. Cebolinha conta que é só uma festa surpresa que a turma preparou e o barulho era só o rádio e desligam.

Cebolinha manda o pai voltar para a cama. Titi sugere colocar a fita dos "Roimundos" (Raimundos), Cebolinha reclama que estão na casa dele e então é ele quem escolhe a música e ele quer ouvir "Cantigas do Ursinho Bilu". Titi fala, então, que na próxima a festa vai ser na casa dele.

Mônica pergunta se tem refrigerante na casa do Cebolinha. Ele pergunta se não tem na geladeira e Mônica pergunta se ele só tinha uma geladeira porque a Magali comeu tudo que tinha lá. Magali dança e canta paródia de parabéns para você, que só veio pra comer e o presente esqueceu de trazer e manda cortar o bolo.

Mônica chama para brincarem de dança de cadeiras enquanto Titi cuida do som. Mônica diz que quem ganhar vai recitar um poema e Magali pede para o Titi colocar a música da dança do "Tchum" (É o Tchan). Cebolinha grita para eles ficarem em silêncio e o pai acorda de novo com vassoura na mão pensando que está sendo atacado por inimigos e precisa Cebolinha fazer o pai voltar para cama.

A turma quer agitar a festa e Cebolinha diz que já é tarde e não quer bagunça lá. Eles falam que é impossível uma festa sem bagunça, é como se fosse andar na chuva sem se molhar. Cebolinha diz para eles brincarem em silêncio. Mônica sugere ficarem lendo poesia a noite toda e Titi, fazer a brincadeira do copo. Cascão diz que isso não tem graça e Titi sugere fazer um strip-tease se eles quiserem.

A campainha toca, Cebolinha atende e eram os outros convidados: Marina, Nimbus e Do Contra. Marina e Nimbus desejam feliz aniversário ao Cebolinha e Do Contra vem de coelho desejando Feliz Páscoa e dando ovo de Páscoa para ele. Cebolinha volta para sala e vê Titi fazendo strip-tease para as meninas enquanto dançava música do "Tchum". Cebolinha acha uma pouca vergonha e manda Titi parar e vestir a roupa.

Eles resolvem então cortar o bolo, cantam parabéns ao Cebolinha, ele assopra a vela. Titi fala que completando seis aninhos já está virando homenzinho e Cebolinha comenta que acha que fez 6 anos ano passado. Mônica pergunta ao Cebolinha para quem quer dar o primeiro pedaço do bolo. Magali pensa que é para ela e Cebolinha diz que é pra pessoa mais bonita e legal que está na sala: ele próprio.

Magali comenta que o aniversariante não pode se dar o bolo. Na briga para pegar o bolo com Magali, Cebolinha acaba jogando o bolo na cara da Mônica. Ela tenta jogar bolo nele, mas ele abaixa e acaba caindo na cara da Marina. Magali reclama para pararem de jogar comida fora, mas em vão, e começa a guerra de bolo e de travesseiro, um tacando bolo e travesseiro no outro, com direito a Mônica girar o Do Contra como se fosse o Sansão por ele estar vestido de coelho.

No dia seguinte, Seu Cebola acorda e comenta com a esposa, Dona Cebola, que sonhou que eles estavam sendo invadidos por inimigos e estava começando uma guerra. Dona Cebola diz que é bobagem e quando Seu Cebola aparece na sala, vê a turma toda dormindo na sala jogados e a sala revirada com a guerra de bolo e travesseiro que teve na festa do pijama e Seu Cebola comenta que se não houve guerra, não sabe o que aconteceu.

Uma boa história com a turma fazendo uma festa do pijama para comemorar o aniversário do Cebolinha. Foi de surpresa, sem Cebolinha e nem os pais dele saberem e assim a preocupação do Cebolinha de não fazerem barulho para os pais não acordarem. Interessante nem pedirem autorização para os pais darem festa lá, absurdos de histórias em quadrinhos. 

Ficou um roteiro livre com situações típicas de uma festa de pijama, com muitas gags como estilo do Emerson em suas histórias e terminando com humor pastelão com guerra de bolo. Foi engraçado o presente ser uma xuxinha de cabelo sendo que o Cebolinha só tem 5 fios de cabelo, ficou sendo um deboche por isso, além do valor insignificante de uma xuxinha a ponto de eles fazerem vaquinha. Foi legal também a Magali comer tudo da geladeira do Cebolinha, o strip-tease do Titi, entre outros. 

O comentário do Cebolinha de ter feito 6 anos ano passado foi uma brincadeira com o mistério de todos os anos os personagens sempre fazerem mesma idade, voltarem a fazer idade que já tinha quando fazem aniversário. Sendo que essa idade seria alterada em republicações atuais porque os personagens agora tem 7 anos nas revistas. Fizeram essa mudança para colocarem histórias com eles na escola.

Tiveram nomes de artistas e bandas musicais parodiadas, era comum ter parodias com nomes de artistas famosos e até que eram criativos, dessa vez com Xuxa, Raimundos e É o Tchan. Hoje são datados e ficam em clima de anos 1990. A música "Dancin Days", apesar de ser originalmente das Frenéticas, provavelmente a intenção é que os personagens estavam ouvindo a regravação de Lulu Santos de 1996, mais recente até então. Outra coisa datada era fita-cassete, que ainda era frequente em 1997, mas hoje não existe mais. A palavra "strip-tease" ficou aportuguesado para crianças entenderem.

Impublicável hoje pelo tema de fazerem festa do pijama sem consentimento dos pais do Cebolinha, crianças acordadas 11 da noite e madrugada adentro, Magali dando prejuízo de comer tudo da geladeira do Cebolinha, Titi fazendo strip-tease na frente das meninas, citação à brincadeira do copo para invocar espíritos, desperdício de bolo enquanto tacava um no outro, nada disso pode nos gibis atuais e definitivamente sem chance.

Os traços ficaram bons, típicos da segunda metade dos anos 1990, até que eu gostava dos desenhos assim. Chama atenção dos personagens o tempo todo com língua de fora, que é uma característica das histórias do Emerson na época. As linguinhas apareciam quando o outro personagem falava uma piada infame ou uma bobeira ou deboche, assim como também personagens ficavam com cara de espanto, com corpo inclinado, braços e mãos abertos e pés para cima em situações assim e ficando claro que já estava começando a ter mudanças nas revistas. Até que gostava das linguinhas assim porque pelo menos não tinha as caretas exageradas que adotou depois nas histórias dos anos 2000. 

Nota-se também os personagens mais sarcásticos e debochados nas histórias do Emerson como não eram vistos em outras histórias de outros roteiristas, inclusive Magali sendo assim. A fala do Seu Cebola "corram para os abrigos" ainda não era fixa, depois mudaram para "fujam para as montanhas" e "fujam para as colinas", colocando esses bordões quando acham que estão em situação de perigo.

FELIZ ANIVERSÁRIO, CEBOLINHA!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/10/a-turma-hq-festa-do-pijama.html

Tiras N°16199 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

E hoje os PARABÉNS vai para nosso menino dos planos infalíveis mais amado do Brasil. Feliz aniversário Cebolinha.
Cebolinha pode não ser dono da rua, mas ele é dono dos nossos corações! Criador dos planos mais infalíveis, dos nós mais apertados e sendo o dono da voz mais inconfundível. E há 61 anos completando 7 anos! Parabéns, Cebolinha!!!
Hoje o dia é todo dele! Aquele que é amigo, gamer e dono do maior shipp do Brasil. Sem spoiler, mas o Cebola está marcando presença às terças, 17h45, no Cartoon Network!
Trono desbloqueado temporariamente por motivos de ANIVERSÁRIO! Parabéns, Cebolinha! Zerando todos os planos, mas brilhando sempre.

Tiras N°16198 : Especial MIX nº765 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16197 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°16196 : Toda MAFALDA - Quino!




Tiras N°16195 : HAGAR - Dik e Chris Browne!




Tiras N°16194 : GARFIELD - Jim Davis!

Tiras N°16193 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!