terça-feira, 28 de maio de 2019

Submundo HQ N°255 - De "Ms. Marvel" à "Capitã Marvel": A Trajetória de Carol Danvers nas HQs...

Mais uma postagem atrasada aqui no "Submundo" (era pra ter estreado antes do FILME, rs)... E antes que me perguntem: NÃO, eu não vi o filme e nem verei tão cedo (só quando passar no Telecine), então: Cuidado com os SPOILERS, amigos!
Esta é uma matéria sobre os GIBIS da "Ms. Marvel" (ou "Capitã Marvel")... Uma rápida retrospectiva sobre sua trajetória nas HQs desde os anos 70...  
Confira abaixo:
Carol Danvers... Foi criada inicialmente em 1968 por Roy Thomas & Gene Colan, como interesse amoroso do "Capitão Marvel" (Mar-Vell - O herói Kree que ficou famoso enfrentando "Thanos" na fase de Jim Starlin e posteriormente tendo uma morte dramática vítima de câncer na épica Graphic Novel: "A Morte do Cap. Marvel" - republicada pela Panini no ano passado). Quando Carol Danvers surgiu, o "Cap. Marvel" ainda usava seu clássico uniforme verde-branco, mas ela já aparecia como sendo uma oficial da Força-Aérea dos EUA. Foi somente na década seguinte, em 1977, que ela estrearia sua própria revista: "Ms. Marvel" (capa que abre esta postagem)!

Em sua origem de super-heroína... Seu DNA foi mesclado com o de Mar-Vell durante uma explosão, o que lhe conferiu super-poderes (nada muito original, rs). Sua revista durou poucas edições (sendo cancelada na edição 23 lá fora) e aqui no Brasil foi espalhada pelos mixes da Editora Abril ("Heróis da TV" e "Cap. América"), tendo várias histórias puladas (pra variar). Mas tratava-se de uma boa série, escrita e desenhada por grandes nomes das HQs tipo: Gerry Conway, John Buscema, Chris Claremont, Archie Goodwin, Jim Mooney, e Keith Pollard (Surfista Prateado - Os Escravistas)!

"Ms. Marvel" tinha uma galeria de vilões (e vilãs) de pouca expressão, onde a "Rapina"(do Império Shiar) acabava se destacando... Fora isso, também pegava "emprestado" alguns vilões de outros heróis, como por exemplo: O "Escorpião" (do Aranha), "Grotesko", "MODOK", "Tubarão-Tigre", e "Ronan - O Acusador"! No nº 20 da revista (capa abaixo), Carol Danvers troca de uniforme, passando a usar o tradicional maiô preto com botas pretas de cano alto (que ela manteve até sua entrada nos "Vingadores")!
Após o cancelamento de sua revista (em 1979), a "Ms. Marvel" se juntaria à equipe dos "Vingadores", com grande participação na fase de Kurt Busiek & George Pérez (reunida em 3 TIJOLÕES pela Salvat), na qual seus problemas com alcoolismo lhe renderiam uma certa aproximação com Tony Stark (outro que já teve de lidar com os efeitos da bebida). Mas nada se comprara à quando teve seus poderes roubados pela "Vampira" dos "X-Men" (ficando uns tempos em coma) e quando foi sequestrada e violentada por Marcus (filho de "Immortus"), engravidando de seu algoz e dando à luz uma criança que envelhece rapidamente e se torna uma outra versão de Marcus (trama meio confusa, que gerou muitas polêmicas na época - anos 80)!      

"Binária" e "Warbird" foram outros de seus codinomes ao longo dos anos nas HQs... E em 2006, ela finalmente ganha sua 2º revista própria (capa acima, com a bandeira dos EUA ao fundo) em uma imagem estampada pela arte de Frank Cho (Shanna - A Mulher-Demônio). Essa série teve mais sorte e durou mais que o dobro de sua predecessora: 50 edições, que atravessaram sagas famosas dos anos 2000: "Guerra Civil", "A Iniciativa", "Invasão Secreta", e "Reinado Sombrio". Mais um tempo se passou, e agora (a partir de 2012) Carol Danvers voltaria com novo uniforme e com o nome de "Capitã Marvel"(capas acima, de 2 edições recentemente lançadas pela Panini em meio ao hype do FILME)!

Com o advento da "Nova Marvel" (e "Novíssima" logo em seguida)... A editora resolveu partir pra uma outra linha e reapresentou a personagem em uma versão "dessexualizada": Nada de coxas grossas à mostra, nem peitos siliconados, ou closes no bumbum, rs. Tudo isso estaria proibido agora, já que a reformulação é mais direcionada pra agradar aos "justiceiros sociais" de plantão (com discursos apropriados pra esses interesses). Assim sendo, acho que nunca mais veremos as capas de Frank Cho com a personagem, kkk. Enfim, cada leitor (e leitora) com seus gostos e preferências, é claro: Mas o fato é que a heroína sofreu muitas mudanças radicais nessas reformulações recentes, distanciando-se cada vez de suas características e personalidade originais! Até+
Submundo.jpg (611 × 452)

Tiras N°11454 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Dorina Nowill completaria 100 anos hoje. A educadora e filantropa dedicou sua vida a incluir pessoas com deficiência visual. Ela se tornou a inspiração para a criação da personagem Dorinha, grande amiga de todos no Bairro do Limoeiro. 

Dorina Nowill completaria 100 anos hoje. A educadora e filantropa dedicou sua vida a incluir pessoas com deficiência visual. Ela se tornou a inspiração para a criação da personagem Dorinha, grande amiga de todos no Bairro do Limoeiro
Você conhece a Dorinha?
Personagem criada por Mauricio de Sousa em homenagem a Dorina Nowill, uma mulher que perdeu a visão quando criança e foi um exemplo de força de vontade e simpatia.
Sua Fundação Dorina Nowill é uma referência como instituição para pessoas com deficiência visual. 
Hoje ela faria 100 anos!

Tiras N°11453 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°11452 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°11451 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Ria...Se Puder N°5993 - Me falem que eu não fui o único que viu dinossauros...

Tiras N°11450 : Viva Intensamente - Will Leite!

Tiras N°11449 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°11448 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°11447 : MIX do BLOG 72 - Especial do blog!

Charges/Cartuns N°74087!

Charges/Cartuns N°74086!

Charges/Cartuns N°74085!

Charges/Cartuns N°74084!

Charges/Cartuns N°74083!

Charges/Cartuns N°74082!

Charges/Cartuns N°74081!

Charges/Cartuns N°74080!

Charges/Cartuns N°74079!

Charges/Cartuns N°74078!

Charges/Cartuns N°74077!

Charges/Cartuns N°74076!

Charges/Cartuns N°74075!

Charges/Cartuns N°74074!

Charges/Cartuns N°74073!

Charges/Cartuns N°74072!