sábado, 8 de junho de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.266 - Titi: HQ "O ás do skate"

Capa de 'Mônica Nº 15' (Ed. Globo, 1988)

Mostro uma história em que o Titi arrumou um skate só para impressionar as garotas, mesmo sem saber andar nele. Foi publicada em 'Mônica Nº 15' (Ed. Globo, 1988).

Cascão vê Titi com skate, acha bacana e pede para ensiná-lo a andar. Titi fala que não dá porque não sabe. Cascão pergunta por que ter skate se não sabe andar com ele , Titi responde que não é preciso saber e manda Cascão ver o que vai fazer.

Uma menina pergunta se o skate é do Titi, que diz que é campeão do bairro e a convida para tomar sorvete para contar como consegue fazer um salto mortal com o skate. Eles vão e Cascão pensa que Titi é malandro. Na volta, Titi fala com o Cascão que para isso serve o skate. Cascão pergunta se ele pode tentar também, Titi diz que para conseguir tem que ter estilo e surgem várias meninas admirando o skate lindo e que ele é fera e recebe vários beijos delas.

Aninha vê as meninas dando em cima no namorado e pergunta que skate é aquele. Titi fala que é do Cascão, Aninha fala que não sabia que Cascão andava de skate. Cascão conta que é campeão de skate, que eram mais de 20 concorrentes, vinham com seus skates importados e acessórios e se a Aninha quiser tomar um sorvete com ele, conta o resto como foi. Aninha aceita, vai com Cascão tomar sorvete e Titi reclama com ele que é para esperar, que isso não vale e termina comendo o skate de tanta raiva que ficou.

História legal em que o Titi arruma um skate com intenção de ficar com as garotas do bairro. Ele nem sabia andar de skate, mas só contando mentiras de que é campeão de skate e como foi que conseguiu isso, conquistava as meninas. Cascão viu tudo e depois que a Aninha viu as meninas em cima do Titi, Cascão faz o mesmo e também passa a lábia de inventar que é campeão de skate para a Aninha e consegue ficar com ela, deixando o Titi com tanta raiva que come o skate.

Titi cafajeste querendo conquistar as meninas sem nem pensar na namorada, autêntica personalidade dele. Nem imaginava que Aninha podia descobrir, só queria ficar com elas. A Aninha quis dar um troco nele saindo com o Cascão, por ter visto as meninas em cima do Titi. Se soubesse, Titi nem ensinava a sua técnica de conquista para o Cascão, mas se ele não fizesse isso, teria que arrumar uma boa desculpa para justificar as meninas em cima dele, pelo menos não seria corno, o que foi pior para ele. 

Cascão foi um grande aprendiz, e fez a cantada do skate com a Aninha, justamente a namorada do amigo. Ele também traiu a sua namorada Cascuda, se ela soubesse também ficaria uma fera, se bem que na época não era fixo namoro dele com a Cascuda, aparecia o Cascão dando em cima de outras garotas. Foi engraçado ver o Titi contando as mentiras de campeão de skate e as meninas acreditarem e o final sensacional de comer o skate depois que viu que o corno foi ele. Sentiu o gosto do próprio veneno. Ele podia paquerar as meninas, mas a Aninha não podia paquerar outros garotos. Bem feito!

É impublicável hoje por ter namoro entre crianças, mentiras, traição, Titi não é mais assim paquerador, na verdade hoje em dia ele é apenas figurante nas histórias já que não pode nem mais namoro de crianças na idade dele, perdeu a função nas histórias. E o absurdo de ele comer skate no final também inadmissível atualmente. Teve erro dos beijos das meninas no Titi sumirem depois do terceiro quadrinho da terceira página da história, mas acredito que dessa vez foi proposital para dar destaque ao desenrolar final da história e nada impede de ele ter passado mão no rosto antes da Aninha se aproximar mais.

Os traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. As cores mais desbotadas como era o normal nos gibis do segundo semestre de 1987 a meados de 1988. Dessa vez as propagandas inseridas na história foram de compra por correspondência do aparelho modelador de corpo mecano-físico da "Z. Bern" e das revistas do Chico Bento e da Mônica, nos rodapés das páginas no lugar de quadrinhos na história, que, assim, ocupou 5 páginas no gibi, mas se não tivessem as propagandas, ocuparia 4 páginas. Quando eram  no rodapé, disponibilizavam de uma forma que o somatório de quadrinhos para as propagandas aumentasse a história em uma página no gibi. 

Créditos - Marcos Alves: 
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/06/titi-hq-o-as-do-skate.html

Charges/Cartuns! ★ N°282.401 a N°282.500