sábado, 5 de novembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.096 - Rolo: HQ "O brinquinho do Zecão"

Mostro uma história que o Zecão sofreu preconceito de todo mundo só porque estava usando brinco. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 23' (Ed. Globo ,1988).

Capa de 'Mônica Nº 23' (Ed. Globo, 1988)

Rolo encontra o Zecão na rua e ao ver que está com brinco, começa a dar gargalhada e zoar o amigo, falando cheio de preconceito que está de brinquinho, um homão desse usando brinquinho, ficou bom, bem feminino. Zecão fica muito brabo, diz que o Rolo está passando dos limites e corre atrás dele. 

Rolo encontra seus amigos, faz fofoca para olharem a orelha do Zecão com brinco e todos dão gargalhada. Zecão afirma que são caretas e vai embora. No caminho, encontra duas mulheres, uma cochichando para outra olhar a orelha dele, se fosse namorado dela, desmanchava na hora e elas riem, deixando Zecão brabo.

Depois, ele encontra um velho, que diz que no tempo dele não tinha isso, os homens sabiam respeitar as calças que tinham, não usavam brinco nem rebolavam. Zecão reclama que tem nada de mais usar brinco, isso não vai fazê-lo menos homem. Pipa aparece, Zecão pergunta à namorada se gostou do brinquinho e ela responde que está lindo de qualquer jeito. Só que no final, antes de irem para o cinema, Pipa compra um boné estilo do Chaves tampando a orelha e o brinco, confirmando que ela se incomodou com o brinco dele.

Uma boa história que mostrou o preconceito dos amigos do Zecão e até de desconhecidos com homofobia já que ele estava usando brinco. Zecão até pensava que a Pipa tinha gostado e não ligava, mas foi só da boca para fora, ela foi sacana de lhe dar um boné para tampar o brinco, mostrando também que era preconceituosa que nem os outros.

É uma história datada, ultrapassada, típica da realidade dos anos 1980 em que o pessoal tinha preconceito com homens que usavam brincos, zoavam mesmo, achando que era coisa de mulher e homens não podiam fazer isso. Hoje a sociedade mudou e tolera de boa homens com brinco, cada um usa o que quiser, afinal, como o Zecão disse, ele não seria menos homem só porque estava de brinco. Mesmo ele ter se dado mal até no final, serviu para as pessoas depois refletirem, que não devem agir como os outros reagiram nessa história.

Com isso, completamente impublicável hoje por conta do preconceito e homofobia com o Zecão de brinco. Nem se aparecesse a Tina conciliadora no final dando bronca neles e dando boa lição de moral no final, não aceitariam atualmente. Teve até preconceito também do velho com homens que rebolam, até porque na época as músicas Pop estavam começando a entrar em evidência e tinham homens rebolando como no grupo Menudos e cantores como Rick Astley, George Michael, entre outros, por exemplo. Outra parte incorreta foi o homem negro com lábios de círculo na boca, proibido hoje porque o povo do politicamente correto acha que é preconceito aos negros chamando de palhaços e aí agora a MSP sempre altera histórias em almanaques quando os negros eram desenhados assim. Os palavrões pensados pelo Zecão também proibidos hoje.

Depois dessa do Zecão, teve também história do Cascão usando brinco e os amigos com preconceito. E também eram bem comuns histórias do tipo com personagem como o Titi e o Cebolinha usando avental para ajudarem mãe a lavar louça e os amigos zoavam que eram mariquinhas. Ou seja, anos 1980 e 1990 tiveram muitas histórias assim preconceituosas, autênticas do "Mauricio do Velho Testamento" como gostam de comentar nas redes sociais.

Chamou atenção de vários personagens figurantes, já que não tinham muitos personagens jovens fixos na Turma da Tina, além dos 4 principais. Acho que não devia ter créditos ao Rolo, ele apareceu só no início. É uma história do Zecão, aí podia se chamar apenas "O brinquinho do Zecão" ou nentão colocar crédito como "Turma da Tina em:"

Em 1988 estavam criando bastante histórias solo com o Zecão, sendo que sempre com uma participação rápida da Pipa no final. Ele foi criado em 1982 e custaram a dar destaque para o personagem em histórias solo, mas que depois isso seria avandonado, voltando a ter só histórias com namoro conturbado com a Pipa. Pode ate dizer que o boné do Zecão foi uma referência ao seriado Chaves de alguma forma, já que era raro ter referências ao seriado. Os traços ficaram muito bem caprichados, arte muito boa assim, curioso a Pipa com casaco vermelho,  diferente da tradicional camisa branca colegial, demonstrando que estavam em um dia frio visto que todos estavam de casacos ou com camisas de manga longa na história. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/11/rolo-hq-o-brinquinho-do-zecao.html 

Charges/Cartuns! ★ N°213.701 a N°213.800