segunda-feira, 23 de março de 2020

Submundo HQ Especial N°300 - "Homem-Aranha: Ed. Definitiva" (Vol. 3): A Estreia da Fase de Stan Lee & John Romita...

A polêmica coleção do "Aranha" (Edição Definitiva), que já começou sofrendo recall no Vol. 1 por conter uma série de Erros de Revisão (entre os quais um balão em branco)... Chega agora ao Vol. 3, contrariando as expectativas mais pessimistas - devido ao alto custo da publicação (R$ 150) - e já garantindo um 4º e 5º Vol. a caminho!

Nesta matéria, veremos o conteúdo do Vol. 3, que estreia nada menos do que a consagrada fase de Stan Lee & John Romita (a melhor equipe criativa do "Aranha" de todos os tempos, na minha opinião)...
Confira abaixo:
"Homem-Aranha: Edição Definitiva"... É uma luxuosa coleção (capa-dura, bem encorpada - com média de 20 histórias por edição) que se propõe a publicar as HQs do "Aranha" em ordem cronológica desde a sua 1º aparição em "Amazing Fantasy 15". Assim, os 2 primeiros Vol. cobriram toda a fase Sten Lee & Steve Ditko (que teve 38 números de "Amazing Spider-Man", 1 de "Amazing Fantasy", e 3 edições "Anuais": 2 do "Aranha" e 1 de "Strange Tales", com participação do "Tocha Humana"). Agora, o Vol. 3 estreia justamente aquela que é considerada por muitos leitores (eu incluso) como sendo a MELHOR e mais consagrada fase do aracnídeo de todos os tempos: A fase Stan Lee & John Romita!

E esta edição já começa com a adrenalina no máximo... Quando o "Duende Verde" (Norman Osborn) descobre a identidade secreta do "Aranha", sequestra o herói, e se revela pra Peter Parker como sendo o pai de seu melhor amigo, na história: "Como Era Verde o Meu Duende" (em alusão ao título do filme: "Como Era Verde o Meu Vale", rs - um clássico do cinema de 1941). Em seguida, temos a 1º aparição de "RINO" e "Mary Jane" (que surge com a famosa frase: "Você tirou a sorte grande, tigrão" - ou algo assim, kkk). Logo depois, o "Aranha" (com um braço enfaixado) enfrenta o "Lagarto" nos esgotos de Nova York (uma luta meio desigual com 1 braço só, mas essa é a graça da história)!

Ainda falando em 1º aparições... Temos a estreia do "Shocker", traduzido (vergonhosamente) pela BLOCH como: "VIBRADOR" (motivo de chacota até pro "Homem-Absorvente", hahaha). Em tese, sempre foi um vilãozinho bem furréca, que podia ser perfeitamente substituído numa história pelo "Electro", por exemplo, e que é mais lembrado por seu inusitado uniforme "acolchoado" (ele chegou a aparecer num dos novos filmes do "Aranha", mas tão descaracterizado, que pouca gente percebeu sua existência). Outra 1º aparição de peso nesta edição é a do "REI do CRIME" (que foi "remanejado" muitos anos depois - por Frank Miller - como vilão principal do "Demolidor")!
Entre as curiosidades desta edição... Também podemos citar a icônica HQ: "Nas Mãos do Caçador" (Amazing 47 - capa acima), que gerou uma das mais engraçadas e divertidas histórias do "Deadpool": Quando o mercenário viaja no tempo e vai parar no meio desta história do "Aranha", o que necessitou uma "readaptação" da arte de Romita para que o "Deadpool" fosse inserido em cena enfrentando o "Kraven" e interagindo com o cast tradicional do aranha. A tal história do "Deadpool" foi publicada em "Almanaque Marvel 3" (da Pandora) e em "Antologia Deadpool" e na coleção "Deadpool Clássico" (ambas da Panini)!

O Vol. 3 da "Edição Definitiva" conta com 2 HQs raríssimas no Brasil... As edições especiais "Anuais" nº 3 e 4 do "Aranha" (de 1966 e 1967, respectivamente). Acima, temos a capa do "Anual 3", que conta com participação especial dos "Vingadores" e "Hulk", enquanto no nº 4 acompanhamos mais um (entre tantos que já houveram) embates entre "Aranha X Tocha Humana". Por fim, uma sequência de histórias que deu origem à revista da "TEIA do Aranha" (da Editora Abril), num arco com o "Dr. Octopus" dominando um aracnídeo desmemoriado (esta saga saiu na "CHM do Aranha" Vol. 2). Lembrando, é claro, que a revista da "Teia" já começava lá adiante na cronologia (a partir do nº 53 de "Amazing")!

Ainda não tenho esta edição em mãos (pretendo começar a partir deste Vol. 3, já que os 2 primeiros eu já tenho o equivalente nas "Bibliotecas" da Panini), mas entre os pontos negativos já posso destacar o encerramento da edição no nº 57 de "Amazing" (com participação do "Ka-Zar") que fecha melhor no nº 58 (que estará no Vol. 4). Ou seja, achei que ficou mal feito esse corte da Panini (emendando os Vol. 3 e 4). Seja como for, isso não tira os méritos de se ter essa fase de Lee/Romita na ordem e sem a bagunça em que estavam as "Coleções Históricas" do aranha. Em suma, este Vol. 3 contém as edições originais de "Amazing Spider- Man" nº 39-57, e os "Anuais" nº 3-4 (em 434 pág, capa-dura, e R$ 150)! Até+
Submundo.jpg (611 × 452)

Tiras N°13133 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Vacinação, Vida e Saúde de Montão!

Tiras N°13132 : Especial MIX nº315 - Blog do XANDRO!


Tiras N°13131 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13130 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°13129 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°13128 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Tiras N°13127 : SALMONELAS - Benett!

Tiras N°13126 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°13125 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°13124 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°13123 : Garfield & seus amigos - Jim Davis!

Ria...Se Puder! N°7060

Ria...Se Puder! N°7059