domingo, 4 de janeiro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°260 - Os 10 anos do Bloguinho, Dorinha e Luca!

_Bloguinho_Dorinha_Luca.jpg (588×306)
Há 10 anos foram criados os personagens Bloguinho, Dorinha e Luca. Em homenagem, nessa postagem falo sobre eles e suas histórias de estreia.

Os três personagens foram criados na mesma época, no final de 2004, sendo o Bloguinho e a Dorinha estreando em novembro e o Luca, em dezembro daquele ano. Todos surgiram com a intenção de estimular a inclusão digital e social.
_Bloguinho_Dorinha_Luca_Capas.jpg (852×400)
Capas de gibis de estreias dos personagens: 'Cebolinha nº 221', 'Mônica Nº 221' e 'Nº 222'.
O Bloguinho foi criado baseado no fato das crianças estavam mais interessadas em tecnologia. Como estavam muito ligadas a assuntos virtuais, como internet, chats, orkut, o Mauricio achou interessante incluir um personagem apaixonado pelo mundo virtual. Surgia assim, o Bloguinho, um garoto aficionado por Internet, que fica sempre na frente do computador e só fala com expressões utilizadas pelos internautas, o chamado "internetês".

Com isso, o Bloguinho fala "Blz", "Ae", "Nick", em vez de falar "Beleza", "E ai?" e "Nome", por exemplo. Nas suas histórias é muito comum também aparecer emoticons nas suas falas, como " :-) ", " :-( ", etc. Os seus balões, quando está falando algum emoticon, são diferenciados dos outros personagens, sendo retangulares, em vez dos tradicionais cantos arredondados, para dar um ar mais inovador.

O Bloguinho passou a ser o irmão caçula do Teveluisão, que não desgruda por nada da televisão. Por isso a aparência do  Bloguinho ser parecida com ele. Com a criação dele, marcou até a volta do Teveluisão aos gibis que andava sumido na época. O Bloguinho ficou responsável, então, de levar a tecnologia para as histórias, com a intenção de ensinar os emoticons e expressões e se familiarizar com esse universo, e, logicamente, atrair as crianças que estavam acostumadas com o internetês.


Sua história de estreia foi "Internetês", publicada em 'Cebolinha Nº 221', de novembro de 2004, com 11 páginas no total. Nela, o Cebolinha e o Cascão estavam juntos, quando aparece o Bloguinho, falando internetês. O Cebolinha não entende nada o que ele quer dizer e, então, o Cascão e o Bloguinho o ajudam a  compreender. Ao longo da história vão falando várias expressões, como "kkkk" e emoticons, como " [ ] " (abraços), " B:-) "(óculos na cebeça), " :- ( )" (Ooh!), entre outros, e eles vão explicando ao Cebolinha o que significa.
_CB_221_(1).jpg (494×730)
Trecho da HQ "Internetês" ('Cebolinha Nº 221' - 2004)
O Teveluisão aparece mais no final, falando que o Bloguinho é irmão dele e o leva para casa. Cebolinha fica triste que o Bloguinho teve que ir embora porque estava gostando de aprender e então o Cascão ensina mais expressões para ele. No final, alienígenas escondidos falam para cancelar a invasão a Terra porque os humanos já foram dominados e até falam a língua deles.
_CB_221_(2).jpg (490×730)
Trecho da HQ "Internetês" ('Cebolinha Nº 221' - 2004)
A Dorinha foi a primeira personagem  cega da MSP. Foi criada, pensando na vontade do Mauricio de um personagem deficiente visual interagindo com a turma, mostrando uma nova maneira de ver a vida e ensinar que essa deficiência não seja motivo de exclusão social, já que todos os personagens a tratam de igual para igual, sem se importar que ela seja cega.

Ela foi inspirada na filantropa cega Dorina Nowill, que perdeu a visão quando criança e criou uma fundação com seu nome que trata de cegos. Dorinha sempre aparece de óculos escuros, normalmente segurando uma bengala e tem a companhia do seu cachorro labrador chamado Radar, que é o seu cão-guia. Dorinha é muito sensitiva, reconhece seus amigos só pela voz e brinca com eles como qualquer criança. Nas histórias, ela mostra como ouve, sente o cheiro das coisas, apesar das suas limitações, sem se tornar tão didático, mas a maioria das histórias mostra mesmo a Dorinha participando nas histórias como qualquer outro personagem, interagindo normalmente com eles, que até esquecem que ela é cega.

Sua história de estreia foi "Dorinha, a nova amiguinha", de 'Mônica Nº 221', de novembro de 2004, com 15 páginas. Nela, a turma está brincando de cabra-cega e é a vez da Mônica ficar com a venda nos olhos para procurá-los. Eles correm e a Mônica não consegue alcançá-los até que ela se esbarra com um cachorro. Era o Radar, o cachorro da Dorinha, que estava ao seu lado.
_MN_221_(1).jpg (480×730)
Trecho da HQ "Dorinha, a nova amiguinha" ('Mônica Nº 221' - 2004)
Dorinha fala para Mônica que é nova no bairro, o Radar é seu cão-guia e que ela não enxerga. Mônica leva a Dorinha para conhecer seus amigos. Chegando lá, Dorinha diz que já sabia o nome de todos por ouvir bem as vozes e então a Mônica revela que não enxerga. Dorinha diz que não enxerga como eles, mas sente, ouve, cheira e imagina.

A turma chama a Dorinha para brincar com eles, com a Dorinha procurando por eles na cabra-cega e ela fez questão de colocar as vendas nos olhos só pra entrar no clima da brincadeira. Dorinha encontra a Mônica só ao ouvir a risada baixinha atrás da moita; Cascão, pelo cheiro; Magali, pelo cheiro do cachorro-quente que comia; Marina, pelo risco do seu desenho, e o Cebolinha ela consegue pegá-lo quando ele tropeça no Radar.

No final, Marina diz que fez o desenho da paisagem, mas esquece q Dorinha não enxerga. Ela diz que sente, ouve, cheira e imagina e acredita que está lindo, com uma bonita imagem do Sol se pondo e todos reunidos, simbolizando uma bela amizade que estava surgindo.

Tem um lado curioso nessa história é que eles não utilizam os termos "cega" nem "deficiente visual". Dorinha diz apenas que não enxerga. E dá para perceber uns diálogos dos personagens com muitas gírias, já estavam mais diferentes do que era nos anos 90, E eles já não falavam mais a palavra "azar", substituindo a palavra por "zica".
_MN_221_(2).jpg (481×730)
Trecho da HQ "Dorinha, a nova amiguinha" ('Mônica Nº 221' - 2004)
O Luca surgiu, assim, como a Dorinha, no interesse do Mauricio da inclusão social e de ter um deficiente físico interagindo com os personagens, como qualquer pessoa normal. Mostram de vez em quando histórias envolvendo situações de dificuldades de locomoção na rua, mas prevalecem mesmo histórias com ele interagindo e brincando com os personagens, como uma pessoa normal. Luca adora esportes, principalmente basquete, e passou a ser o queridinho das meninas do bairro, que achavam muito bonito e charmoso. Mesmo assim, não impede de participar dos planos infalíveis do Cebolinha contra a Mônica, junto com os outros meninos e apanha da Mônica normalmente.

Foi inspirado no cantor Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, que ficara paraplégico em 2001, após um acidente aéreo. Tanto que a ideia era chamar o personagem de  de "Paralaminha", mas no início acharam melhor colocar o nome de "Da Roda", porque sempre estava em cadeira de rodas. Pelo jeito acharam o apelido muito pejorativo e com certa discriminação, e, com isso, resolveram dar o nome de "Luca" para ele e o apelido ficou de lado.

Sua estreia foi na história "Um menino sobre rodas", de Mônica Nº 222', de dezembro de 2004, com 23 páginas no total. Magali comenta com Mônica que um garoto se mudou para o bairro. Magali tira uma foto com a câmera digital debruçado na janela e as duas vão a casa dele. Chegando lá, não tinha ninguém e estranham detalhes na casa, como marcas de rodas no chão do quintal, que pensam que ele anda de skate, bicicleta ou patinete.
_MN_222_(1).jpg (485×730)
Trecho da HQ "Um menino sobre rodas" ('Mônica Nº 222' - 2004)
Elas notam também portas largas e pensam que ele é gigante e obeso, além de uma rampa na porta da entrada e pensam que ele cria cobra. Da Roda aparece do lado de fora do muro e elas se escondem no banheiro. Lá, elas veem pia baixa e privada alta com ferro para segurar. Aí, pensam que são ETs que moram lá. Ficam desesperadas e tentam fugir. Até que ele se aproxima e elas veem que ele é cadeirante.

Da Roda desvenda os mistérios, que tudo foi adaptado na casa por causa da cadeira de rodas e no final, elas adoraram o Da Roda e imaginam como seria namorar um cadeirante.

Assim como a Dorinha, eles não falaram que ele é "cadeirante", "paraplégico" ou "deficiente físico". Os diálogos também mais modernos, em comparação aos anos 90 e interessante a câmera digital ser tratada como uma novidade na época, afinal tinha se popularizado há pouco tempo, até então. Lembrando que essas histórias de estreias da Dorinha e do Luca dá para ler no site oficial da Turma da Mônica. A do Bloguinho, não.
_MN_222_(2).jpg (491×730)
Trecho da HQ "Um menino sobre rodas" ('Mônica Nº 222' - 2004)
Depois dessas histórias continuaram a parecer, sem muitas mudanças em comportamento e tipos de histórias. Dorinha e Luca normalmente continuam sem se da rmal nas histórias. De mais diferente, é que o Bloguinho não fala tanto internetês como no início. Ultimamente, esses 3 personagens não andam aparecendo muito nos gibis, sem dúvida apareciam bem mais e agora andam meio sumidos. Até o momento dessa postagem, a  aparição mais recente foi só da Dorinha em história solo no gibi da 'Mônica Nº 96', de 2014, depois de um bom tempo sem aparecer.

Como podem ver são personagens muito importantes, todos a favor da inclusão digital e social. Para mim, os melhores foram Dorinha e Luca. Pena que mudaram o nome do Luca, gostava mais de Da Roda. O único personagem com deficiência era o Humberto (mudo) e a inclusão deles até que achei uma boa por isso, afinal é imprescindível que todos saibam respeitar os deficientes, sejam eles físicos ou mentais e aprender isso desde criança é uma boa. Só podia ter alguns conflitos com eles e se darem mal no final. Enfim, parabéns pelo aniversário de 10 anos desses personagens!
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/12/os-10-anos-do-bloguinho-dorinha-e-luca.html

Charge N°36725!

10421607_629436190517976_2405873296932309064_n.jpg (509×720)

Charge N°36724!

10906449_629425490519046_8633242002800478757_n.jpg (720×553)

Tiras N°6365 : Fala Menino - Luis Augusto!

10..jpg (966×274)
11..jpg (970×276)
12..jpg (962×272)

Charge N°36723!

10409019_628614747266787_2727479608994211086_n.jpg (600×585)

Charge N°36722!

10885604_629107240550871_3320893663004115832_n.jpg (720×521)

Ria...Se Puder N°4381!

internet.png (580×797)

Charge N°36721!

1959400_627028320758763_7215212724639618659_n.jpg (720×501)

Charge N°36720!

10885408_627042424090686_3471189370806827987_n.jpg (466×352)

Tiras N°6264 : MALUCO & BELEZA - Marcio Baraldi!


10888616_739879049442255_3189859479860011278_n.jpg (697×720)
1512422_739879559442204_14271406711105700_n.jpg (694×720)

Charge N°36719!

10885274_627028124092116_6938624950160809886_n.jpg (488×720)

Charge N°36718!

10417653_627043177423944_1319668414005400751_n.jpg (531×720)

Animação do DIA : Espinha e Fimose - Super disponível!

Charge N°36717!

10424329_627029007425361_4918687084655650517_n.jpg (720×525)

Charge N°36716!

10603738_626778404117088_972036403994849822_n.jpg (600×594)

Tiras N°6363 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

10888399_825191740853521_9120779795222979039_n.jpg (720×212)
10622813_825192787520083_643284061578604020_n.jpg (720×212)
1487283_825194657519896_5414398229371975203_n.jpg (720×211)

Charge N°36715!

10888425_626322160829379_8693775793912153085_n.jpg (720×573)

Charge N°36714!

10881552_626572290804366_3050702054067419316_n.jpg (720×645)