quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Tobey Maguire receberá 50 milhões de dólares por mais dois episódios de Homem-Aranha!


Marvel publica quadrinhos online inéditos!
Iron Man: Fast Friends estréia hoje e será atualizada toda quarta-feira. Escrita por Paul Tobin, com desenhos de Ronan Cliquet e capa assinada por Dave Bullock, a aventura é centrada na amizade entre Tony Stark e James Rhodes.
E The Incredible Hulk: The Fury Files, com textos de Frank Tieri, arte de Salva Espin e capa por Steve Lieber, estará no ar a partir do próximo dia 8 de outubro, também com atualizações semanais. Na história, o gigante verde é envolvido nas maquinações de Nick Fury e General Ross com o Programa do Supersoldado.
As duas publicações preparam o lançamento dos DVDs de Homem de Ferro e O Incrível Hulk .
Novo livro sobre a obra de Henfil será lançado nesta quarta-feira!
O evento acontecerá na Livraria Al-Fárábi (Rua do Rosário, 30/32, Centro, Rio de Janeiro/RJ, próximo à Praça XV – telefone 0xx-21-2233-0879), a partir das 18h
A obra aborda a contribuição política do cartunista Henfil, percorre seu trabalho artístico e a luta contra os desmandos do regime militar.
Publicado pela editora Expressão Popular, o livro faz parte da coleção Viva o Povo Brasileiro, que visa resgatar a memória de personalidades que lutaram para transformar o Brasil.
O autor, Márcio Malta, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorando em Ciência Política (PGCP/UFF) e cartunista profissional, assinando seus desenhos com o pseudônimo de Nico.
Como cartunista, já publicou charges em diversas revistas e jornais, com destaque para O Pasquim 21.
O Universo HQ entrou em contato com Nico para saber mais sobre a obra. Confira:
Nico: A figura de Henfil sempre me influenciou muito. Primeiro pelo viés do desenho, pois sou cartunista profissional e fui muito influenciado pelo seu traço. Em segundo lugar, o engajamento e comprometimento de Henrique Souza Filho com os acontecimentos políticos do período histórico em que viveu, durante a ditadura militar. Neste sentido, utilizei a minha experiência como pesquisador e doutorando em ciência política para analisar e descrever entrevistas, reportagens e colher depoimentos de pessoas que conviveram com Henfil. Sem dúvida, o fato de estarem sendo completados 20 anos da morte do desenhista foi um grande atrativo.
UHQ: Ele tem influência no seu trabalho como cartunista?
Nico: Henfil inaugurou uma escola no desenho de humor, em que o traço é secundário, o que é realmente importante é a idéia que o artista deseja transmitir. E nisso Henfil obteve muito sucesso, pois os seus desenhos sempre cativaram sobremaneira os leitores. A influência de Henfil em meu trabalho é direta, seja por ter herdado o traço simples e rápido, seja pelo viés político adotado em minhas charges e cartuns (meus trabalhos podem ser conferidos no blog http://blogdonico.zip.net).
UHQ: Quais assuntos você aborda na obra?
UHQ: Como foi feita a pesquisa?
Nico: A pesquisa se deu por meio do levantamento de obras do desenhista, livros sobre ele e a leitura de entrevistas concedidas a jornais, revistas e TVs e, por último, colhi depoimentos de colegas de profissão, amigos e familiares que conviveram com Henrique de Souza Filho. O meu interesse pela obra acabou por facilitar a pesquisa, pois desde os meus 17 anos coleciono tudo que foi publicado sobre Henfil, o que acabou por constituir um considerável acervo próprio.
UHQ: O que o leitor pode esperar do livro?
Nico: Acredito que o leitor terá uma experiência ao mesmo tempo saborosa e rica de informações sobre a vida e o contexto histórico da ditadura em que Henfil viveu. O livro foi redigido com a preocupação de ter uma linguagem clara e acessível, assim como tem no seu preço de R$ 4,00 um grande atrativo.
Para conferir outras informações sobre a obra, ou para adquirir, clique aqui .
Assinar:
Postagens (Atom)