sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°782 - A Turminha: HQ "Resoluções de Ano-Novo"

Mostro uma história em que o Anjinho obrigou a Turma da Mônica não brigarem durante todo o Ano-Novo que estava iniciando, ficarem em paz o ano todo. Foi publicada em 'Mônica Nº 12' (Ed. Globo, 1987).

Começa um dia normal com os meninos aprontando com a Mônica, com Cascão fazendo caricatura dela no muro, Cebolinha dando nós no Sansão e Xaveco a chamando de dentuça. Mônica corre atrás para bater neles, dá surra em todos e aí aparece o Anjinho bem brabo, reclamando que entra ano, sai ano é sempre a mesma coisa com eles brigando. Mônica fala que é porque os meninos provocam e Cebolinha defende que ela que é estourada e não aguenta uma brincadeirinha. Anjinho fala que não interessa quem começa e quem termina e só quer que eles parem de brigar no ano que se inicia.
Anjinho manda Mônica prometer que não vai mais bater nos amigos dela. Ela, a princípio, fica sem resposta, mas com a intimidação do Anjinho, ela aceita. Os meninos comemoram que não vão mais apanhar da Mônica e Anjinho também ordena que eles prometam não provocarem mais a Mônica, nem roubar o coelhinho e fazer caricaturas dela. Cebolinha pergunta se nem plano infalível pode, Anjinho responde que não e Cebolinha diz que um ano sem plano infalível não vai aguentar.
Depois de tudo acertado, Anjinho decreta que vão começar o Ano-Novo sem brigas e a turminha sai junta e Cebolinha pergunta o que vão fazer. Mônica fala para brincarem de casinha e os meninos querem bangue-bangue. Começam a discutir de novo e Anjinho aparece falando que primeiro eles vão brigar de casinha e depois de bangue-bangue. Assim eles fazem isso, mesmo sem vontade. Depois todos vão tomar sorvete desanimados e em seguida sentam em frente a uma pedra e ficam imaginando que vão passar o ano inteirinho assim. Eles refletem e correm até o Anjinho.

No final, eles voltam a rotina normal de brigas, provocações e Mônica bater neles, com Anjinho entendendo a situação deles e com esperança de tentar de novo que consiga fazer com que eles parem de brigar no ano que vem.
Essa história é legal, vemos o Anjinho cansado de ver a turminha brigando o tempo todo e ordena que eles fiquem em paz, sem conflitos durante todo o Ano-Novo que estava começando, só que volta atrás quando viu que eles estavam tristes por não fazerem o que gosta. De fato, a graça da Turma da Mônica são as brigas, as intrigas, os meninos rabiscando caricaturas da Mônica no muro, ela dando surras nos meninos e tirar tudo isso não é a Turma da Mônica.
Engraçado ver o Anjinho dando ordem na turminha, como ele é o anjo protetor deles, tinha o direito de mandar neles, e também bom ver a turminha não gostando  nem um pouco, inclusive Cebolinha não aguentar um ano sem planos infalíveis. Ironicamente, nos dias atuais parece que o Anjinho conseguiu o que queria, já que atualmente a turma não faz mais nada disso ou então agem de forma bem amena, tudo pra privilegiar o politicamente correto.

É incorreta pelo fato dos meninos rabiscarem no muro (hoje colocam cartazes no muro), mexer com armas ao brincar de bangue-bangue (colocam garrafa squeeze no lugar ou simplesmente só apontando dedos e nem tem mais histórias com eles brincando de bangue-bangue e faroeste por causa disso), falarem que roubaram o Sansão (hoje mudariam para "pegar", pois palavra "roubar" é proibida). Ou seja, impublicável história nova assim hoje em dia, no máximo essa seria bastante alterada em alguma republicação.
Os traços bem bacanas, típicos de histórias de miolo da época. Curiosamente, não foi primeira vez que teve história com esse título "Resoluções de Ano Novo". Já teve uma com esse título em 'Cascão Nº 88' (Ed. Abril, 1985) e depois ainda teve uma também em 'Cascão Nº 77' (Ed. Globo, 1989). Ou seja, um título bastante usando em histórias de Réveillon. E atualmente, o Ano-Novo anda completamente esquecido pela MSP, não tem mais histórias sobre esse tema, só fazem histórias de Natal. Desde meados doa anos 90, ainda na Globo, não tem mais histórias de Réveillon, na Panini só teve uma na revista 'Tina Nº 19', de 2010, já com as crianças da Turma da Mônica nem pensar, o que é uma pena, eram bem interessantes histórias de Réveillon, vai que que na MSP seja errado crianças comemorarem Ano-Novo.

Mais uma vez tiveram propagandas inseridas, muito comum na época. A história ocupou 6 páginas do gibi, mas se não tivesse as propagandas seriam 5 páginas, já que 4 quadros de propagandas acrescentam 1 página a mais. Dessa vez foram anúncios do lançamento do boneco Arapinha das Lojas Arapuã. do chocolate Baton e da pipa Tristar Icaro, que tinha que mandar o cupom da revista junto com um cheque nominal para os Correios para conseguir comprar a pipa.

UM FELIZ ANO NOVO PRA TODOS!!!

Créditos ;)  Marcos Alves: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/12/a-turminha-hq-resolucoes-de-ano-novo.html

Ria...Se Puder N°6302 - OLHAR DO ÚNICO SER QUE NUNCA MENTIRÁ PARA VOCÊ...

Tiras N°12708 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Como hoje já é sexta-feira se ontem foi segunda? Esse 2020 já começou diferente...

Ria...Se Puder N°6301 - Primeiramente eu queria mandar um salve pra toda cachorrada ai que tá no dia a dia na correria atrás dos motoqueiros...

Tiras N°12707 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Ria...Se Puder Especial N°6.300 - AH O CALOR... E COM ELE VEM O SUOR, BARATA, PRAIA, BARATA VOADORA,

Tiras N°12706 : Especial MIX nº255 - Blog do XANDRO!

Ria...Se Puder N°6299 - AÍ A PESSOA MANDA ÁUDIO, VOCÊ FALA QUE NÃO PODE OUVIR...

Tiras N°12705 : Will Tirando - Will Leite!

Tiras N°12704 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Ria...Se Puder N°6298 - "MIL ESTARÃO NA PISCINA, DEZ MIL NA PRAIA, MAS TU ESTARÁS EM CASA PURQUÊS ÉS POBRE"

Tiras N°12703 : PEANUTS/SNOOPY e seu amigos - Charles Schulz!

Tiras N°12702 : Garfield & seus amigos - Jim Davis!


Ria...Se Puder N°6297 - ALGUÉM SABE ME DIZER...

Tiras N°12701 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!


Tiras Especial N°12.700 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Charges/Cartuns N°85380!

Charges/Cartuns N°85379!

Charges/Cartuns N°85378!