segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Submundo HQ N°395 - "VÓLTAR" (de Alfredo Alcala): E Outros "CONANs" Genéricos Pelo Mundo Afora...

"VÓLTAR"... É a obra-prima do artista Alfredo Alcala (conhecido por algumas das artes mais deslumbrantes da "Espada Selvagem de Conan"). Só que o personagem se parece muito com o famoso bárbaro da Ciméria, e ele não é o único: Existem dezenas de "Conans" genéricos por aí (inspirações, cópias, homenagens - Como preferirem chamar: Cada caso é um caso, rs)! 

Nesta matéria veremos mais detalhes sobre "Vóltar" (lançamento da P&N) e vários desses outros personagens "similares", tipo: "Brakan", "Arak", "DAX", "Thongor", "Zamor", "Claw", "Haxtur", "Peryc", etc...

Confira abaixo:

"VÓLTAR" é uma explosão de barbarismo, feitiçaria e mitologia com a arte espetacular de Alfredo Alcala... O bárbaro Vóltar foi criado em 1963 por Alcala, o lendário artista filipino que teve participação fundamental na revista da "Espada Selvagem de Conan" (atualmente sua arte pode ser apreciada, também, na coleção da "ESC" publicada pela Panini). Guerreiro habilidoso e honrado, Vóltar vive em um mundo fantástico e repleto de perigos, habitado por seres mitológicos, monstros e pelos antepassados de povos variados que compuseram a antiga raça humana. Com cada pág em P&B parecendo uma obra de arte (imagem abaixo: no final da postagem) o autor imprimiu em Vóltar todo o seu estilo detalhado de técnica em gravura, concedendo aos personagens e cenários uma vivacidade impressionante. Além das aventuras protagonizadas pelo bárbaro viking, este vol. apresenta outras criações de Alcala: O aventureiro Condor, a saga real do navio de guerra Graf Spee, e histórias curtas de vários gêneros. Uma edição única no mundo, exclusiva dos brasileiros (em capa-dura, 276 pág, R$ 99,90 - Tá com desconto na pré-venda da Amazon por R$ 70) esta HQ em formato grande traz uma farta sessão de extras com textos exclusivos e galeria de imagens com pág coloridas!
 
Mas o "Vóltar" é apenas UM entre dezenas e dezenas de outras versões variantes e genéricas do "Conan"... Algumas merecem ser conhecidas (outras não), depende da qualidade sempre variável dos materiais em questão, inspirados pela criação de Robert Howard (que atravessam décadas e continuam sendo produzidos até hoje). Existe um nome pra designar esse sub-gênero de aventuras e personagens estilo "Espada e Bruxaria": "Conanesque" (ou "Conanesco" - Tem na Wikipédia o termo), é o termo usado pra definir personagens inspirados em "Conan", sendo que Robert Howard criou o bárbaro em 1932 e é considerado um dos precursores do gênero. Já em 1950 é criado (por Gardner Fox e John Giunta) o personagem: "CROM - O Bárbaro" (um "Conan loiro" com nome chupinhado do DEUS fictício para o qual o verdadeiro "Conan" meio que "reza" - por assim dizer, rs). Logo, outras versões foram surgindo, tanto na literatura pulp quanto nos quadrinhos:

Em 1967, Lin Carter (que ao lado de L. Sprague de Camp continuou as aventuras de "Conan" após a morte de Howard) criou: "Thongor" (adaptado pras HQs em 73), enquanto em 1969 Fox lançava: "Kothar" (outro pastiche de "Conan" publicado em 5 romances). A partir do início dos anos 70, a Marvel inicia a produção de gibis de "Espada e Feitiçaria", entre eles: O próprio "Conan" (agora licenciado da editora). O sucesso foi instantâneo e resultou em inúmeras versões "similares" feitas por várias editoras e revistas (incluindo a "EERIE" - uma das publicações de terror que gerou a nossa "Kripta" da RGE). Assim tivemos: "DAX", "Haxtur", "Hoggarth" (de 1974), "Garra - O Invencível" ("Claw", da DC - em 1975: Que chegou a ter edições lançadas no Brasil na época), "Arak - Filho do Trovão" (de 1981), "Zamor - O Selvagem" (de 1982, por Franco de Rosa & Mozart Couto), "Brakan - O Bárbaro Vingador" (de 1986, por Mozart Couto: relançado agora numa série de encadernados), e "Peryc - O Mercenário" (produção nacional, que teve HQ nova lançada este ano). É sangue e aço pra todo lado, rs!
 

Até+  

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: https://submundo-hq.blogspot.com/2021/11/voltar-de-alfredo-alcala-e-outros.html

Charges/Cartuns! ★ N°162301 a N°162400