terça-feira, 28 de abril de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°828 - Bidu: HQ "Atividade difícil"

Em abril de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Atividade difícil" com o Bidu procurando um emprego com a sua personalidade. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 85' (Ed. Globo, 1990).
Nela, Bidu chama o seu amigo Rick para fazer corrida atrás de algum carteiro. Rick fala que não dá porque agora é um cão de utilidades e está trabalhando como guia de cego. Depois, Bidu encontra eu amigo Trovão e pensou que estava preso e ele diz que está trabalhando como cão de guarda. Ainda encontra o Rex treinando duro para ser campeão de corrida e dar inveja a Aírton Senna e a amiga Lili sendo adestrada pelo seu dono.
Bidu acha legal seus amigos trabalhando, come um pouco e depois que vai para a sua casinha dormir, se dá conta que só ele que não faz nada e resolve procurar aprender alguma coisa. Primeiro, ele tenta ser cão de caça, fareja um tempo e só encontra uma cadela interessada nele. Depois resolve ser cão de guarda, fica rodando na área, aparece um gato e quando ele vai atacar, é o gato que dá surra nele.
Ao ver o Franjinha, quer ser um cão de luxo, mas acaba trombando no Franjinha, que xinga o Bidu por ter machucado. Tenta ainda ser cão de pesca, mas quase morre afogado ao entrar no rio. Assim, Bidu fica triste e deprimido por não servir para nada, se sentindo inferiorizado, como se tivesse diminuído de tamanho. Até que aparece um cachorro reconhecendo o Bidu como famoso personagem de histórias em quadrinhos e pede autógrafo por ser fã dele. Assim, Bidu reconhece que tem uma profissão, que é artista, terminando assim.
É uma história legal, simples e típica de miolo, mostrando o Bidu à procura de emprego depois de ter visto todos os seu amigos com alguma ocupação e depois de muita luta ele viu que sua vocação é ser artista de história em quadrinhos, que é o que ele sempre fez muito bem. Embora adaptada à vida de cachorros, ensina aos leitores que cada um tem uma vocação, não ficar deprimido se não encontrar logo, é só saber procurar a sua vocação que mais encaixa no seu estilo.
Mistura estilo de história do Bidu como cachorro comum com metalinguagem no final. Legal ver diferentes profissões de cachorros, como cão-de-guarda, cão-guia de cego, cão de caça, entre outros. Bom também ver o Bidu contracenando com outros cachorros diferentes que não estamos acostumados, todos esses só apareceram nessa história. Teve citação ao Ayrton Senna, apesar da leitura não ser parodiada, a grafia foi aportuguesada, diferente do que o nome original dele.
Traços muito bonitos e bem caprichados, principalmente os dos cachorros. Teve um erro do balão do Bidu ao aparecer na frente do Franjinha sem ser de pensamento, já que o Bidu só fala nas história deles de metalinguagens ou com outros cachorros, bichos e objetos, mas não na presença dos humanos. Gosto quando tinham esses erros. Os palavrões do Franjinha não seriam colocados atualmente. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

Tiras N°13336 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

“Ame. Confie. Proteja.” A Turma da Mônica se uniu à OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, braço latino-americano da Organização Mundial da Saúde (OMS), para promover a 18ª Semana de Vacinação das Américas. A campanha tem como objetivo a prevenção de doenças respiratórias graves e imunização contra o sarampo. Lembrando que #VacinarÉProteger.
O poder de transformar vidas.
Em casa com a maratona que eu gosto! A maratona #FicaEmCasa está disponível no Youtube da Turma da Mônica. Que tal?

Edição anterior :) Tiras N°13328 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Tiras N°13335 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Nessa grande homenagem ao clássico de Robert Louis Stevenson, Teresa Radice e Stefano Turconi fazem bonito ao transportar A Ilha do Tesouro ao mundo dos quadrinhos Disney!
Mickey é o protagonista da vez, que parte em uma aventura que encanta a gerações com seus navios, piratas, ilhas e é claro, tesouros!
A Ilha do Tesouro está disponível nas melhores livrarias, lojas especializadas e Loja Panini: https://bit.ly/3c52xTb

Tiras N°13334 : Especial MIX nº342 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13333 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°13332 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°13331 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°13330 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°13329 : Garfield & seus amigos - Jim Davis!

Ria...Se Puder! N°7450

Ria...Se Puder! N°7449

Ria...Se Puder! N°7448

Ria...Se Puder! N°7447

Ria...Se Puder! N°7446

Ria...Se Puder! N°7445

Ria...Se Puder! N°7444

Ria...Se Puder! N°7443

Ria...Se Puder! N°7442

Ria...Se Puder! N°7441

Charges/Cartuns! ★ N°91840

Charges/Cartuns! ★ N°91839

Charges/Cartuns! ★ N°91838

Charges/Cartuns! ★ N°91837