quinta-feira, 15 de julho de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°960 - Tirinha Nº 82: Bidu

Mostro uma tirinha com o Bidu conversando com um arquivo de escritório, que tem superpoderes e ao gritar "Shazam!" se transforma em um disquete. 

No tempo que a tecnologia e internet estava engatinhando e começando a se popularizar no uso doméstico, teve essa brincadeira em que todos os documentos em papel contido no arquivo iam caber em apenas um disquete. Hoje, disquete é um dispositivo extinto por ter várias outras mídias com capacidade infinitamente superior de armazenamento. Fora que na vida real não daria todos aqueles documentos digitalizados em um disquete, não teria capacidade para isso, precisariam de vários disquetes. Se a tirinha fosse feita hoje, colocariam, no mínimo, o arquivo se transformando em um pen drive ou em um cartão de memória. Para ver como a tecnologia avançou de 1998 para cá.

Eu não curto muito a característica do Bidu conversando com objetos, nas histórias de gibis ficam chatas, a grande maioria, eram melhores ele conversando com objetos nas tirinhas, que costumavam ter umas piadas rápidas com boas críticas e bem inteligentes. Era comum também personagens do nada com poderes de Shazam, super-herói da DC, e se transformando em alguma coisa de acordo com a sua característica, se dando mal ou não. Normalmente aconteciam em tirinhas ou em histórias de 1 página. Nos créditos tem 'Revista Parque da Mônica' em vez do Bidu porque, por padrão, colocavam o nome da revista no alto independente de qual personagem protagonizasse a tirinha.

Tirinha tirada de 'Parque da Mônica Nº 67' (Ed. Globo, 1998).

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/07/tirinha-n-82-bidu.html

Tiras N°15813 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Esta é a capa da primeira edição da Turma da Mônica lançada fora do país, toda em inglês, sendo um dos gibis mais raros do Brasil. Foi em 1973, na Itália, no Festival Internacional de Quadrinhos de Luca. Uma imensa vitrine.
Há dois anos, a MSP se preparava para apresentar a Turma da Mônica para uma nova geração!
Com 6 edições e publicada pelo selo Mangá MSP, a primeira temporada de Turma da Mônica - Geração 12 foi um sucesso! #TBT #Geração12
"Quando repórter na Folha, um colega de redação me encomendou uma página com charges para ilustrar uma revista. Criei um menino e um cachorro. Sem nome nem nada. Desenhei, fiz arte-final e fui para o jornal. Até me dar conta de que tinha deixado os desenhos no táxi. Passei outra noite desenhando. Quando espalhei os papeis na redação, não acreditei. Tinha perdido de novo. Passei outra noite desenhando. Dessa vez os desenhos saíram limpinhos. Eu ainda não sabia, mas estava criando meus primeiros personagens de histórias em quadrinhos: Franjinha e Bidu.
No domingo, a primeira historinha do Bidu completa 62 anos. Publicada no dia 18 de julho de 1959, ele apareceu pela primeira vez entre duas reportagens da Folha da Tarde - uma sobre uma pirâmide asteca e outra sobre crendices e superstições.

Uma curiosidade: Bidu era uma gíria da época para adivinhão ou esperto. Outra: até o número 5 da sua revista, o Bidu era cinza. Como sempre, indiquei que queria 60% preto, mas a gráfica cometeu algum erro e o Bidu saiu azulado. Em vez de reclamar, gostei. Um cachorro azul era mais marcante e o erro gerou uma boa ideia. Eu ia adorar se um dia minhas historinhas fossem todas coloridas. Deu certo." - Mauricio de Sousa

Tiras N°15812 : Especial MIX nº695 - Blog do XANDRO!




Tiras N°15811 : Toda MAFALDA - Quino!



Tiras N°15810 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°15809 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!


Tiras N°15808 : HAGAR - Dik e Chris Browne!



Tiras N°15807 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!



Tiras N°15806 : GARFIELD - Jim Davis!





Charges/Cartuns! ★ N°135581 a N°135590