sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°807 - Astronauta: HQ "Antes só do que mal-acompanhado"

Mostro uma história em que o Astronauta teve que enfrentar um extraterrestre bandido que se passou por cachorro para fugir da prisão. Com 6 páginas, foi pulicada originalmente pela Editora Abril por volta de 1985 e republicada em 'Almanaque da Mônica Nº 36' (Ed. Globo, 1993).
Mostra o Astronauta com solidão no espaço sideral, lembrando dos seus amigos, da sua namorada Ritinha e da vida na fazenda, quando de repente se depara com um cachorro espacial abandonado em um planeta. Astronauta acha bem dócil, leva o cachorro para sua nave para fazer companhia, dá comida e arruma um cantinho para ele dormir. Depois que sai para ter uma soneca também, o cachorro se transforma em sua forma real de extraterrestre e captura o Astronauta, que estranha o ET lá dentro da nave. 
Ele se apresenta como Bargow, do planeta Orbow, que durante muitos anos foi considerado o maior vilão do espaço, assaltou todos os bancos de todos os planetas, mas um dia foi capturado por uma policial, aproveitando que seu ponto fraco era mulheres bonitas. Foi condenado a viver o resto da vida em um planetoide até que avistou o Astronauta e leu os pensamentos dele de solidão e se transformou em um cachorro, já que os habitantes do planeta Erbow são camaleões.
Com isso, Bargow deixa o Astronauta no planeta prisão para cumprir a pena no lugar dele. Só que Astronauta tem pensamento de um tesouro. Bargow lê o pensamento dele e exige que fale onde tá o tesouro. Astronauta fala que não tem nenhum e, assim, Bargow o leva para a nave para mostrar onde está. Astronauta pensa que tem tesouro em um esconderijo secreto, que era só apertar um botão. Quando Bargow aperta, leva um soco de uma aparelhagem de luva de boxe que o Astronauta tinha colocado na nave.
Astronauta se desamarra com outra aparelhagem com tesoura e se orgulha que sua nave é cheia de truques. Ele prende Bargow e o leva até o planeta-prisão que ele estava. No final, Astronauta comenta que tem que ter cuidado, pois tem vários planetas-prisões naquela região e vai sobrevoando com sua solidão e lembranças, quando de repente se depara com uma mulher perdida em outro planeta, dando a entender que é golpe e vai acontecer tudo de novo. 
Uma aventura bem legal, o alienígena bandido se aproveitou da solidão do Astronauta e do dom de ler pensamentos e de ser camaleão se transformando em outras coisas para virar um cachorro e poder fugir da prisão. Ele passou sufoco por causa da sua solidão, um tema muito abordado em suas histórias antigas. Tanto o Astronauta sofreu por conta do extraterrestre ter se aproveitado da sua solidão, assim como o Astronauta se livrou do ET por causa da sua fraqueza por dinheiro. Com isso,  a história deixa a mensagem de ficar atento às pessoas, não deixarem se aproveitar de você ao saberem de suas fraquezas.
Boa ideia de mostrar que as prisões de extraterrestres bandidos eram em planetas prisões, ficando lá solitários a vida toda. Legal ver a nave equipada do Astronauta, pronta para enfrentar qualquer perigo inesperado. Final ficou aberto para os leitores imaginarem como seria a sequência após. Sabe-se que a mulher que ele encontrou era outro bandido, mas o leitor imaginaria como ele ia se sair dessa de novo. Era muito comum finais abertos assim, principalmente nos gibis da Editora Abril. Impublicável hoje em dia por conta do alienígena ser bandido, coisa inaceitável nos gibis atuais.
Os traços muito bons, bem típicos dos anos 80, o universo espacial, a noite muito bem desenhado. Era bom os pensamentos com cores diferentes, com tons azulados e brancos, eu gostava dos pensamentos com cores assim para diferenciar que era algo passado, fora da realidade atual. E dessa vez a história do Astronauta teve título, coisa bem rara na época. Atualmente até que colocam títulos nas suas histórias novas. 

Tiras N°12992 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Katherine Johnson, uma das matemáticas da Nasa, morreu nesta segunda-feira. Ela tinha 101 anos e é uma #DonaDaRua da História. Seu trabalho ajudou a colocar em órbita a Apolo 11, a nave que levou o homem à Lua pela primeira vez. Nossa homenagem ao seu brilhante legado.

Tiras N°12991 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°12990 : Especial MIX nº297 - Blog do XANDRO!


Ria...Se Puder N°6690!

Ria...Se Puder N°6689!

Ria...Se Puder N°6688!

Ria...Se Puder N°6687!

Ria...Se Puder N°6686!

Ria...Se Puder N°6685!

Ria...Se Puder N°6684!

Ria...Se Puder N°6683!

Ria...Se Puder N°6682!

Ria...Se Puder N°6681!

Ria...Se Puder N°6680!

Ria...Se Puder N°6679!

Ria...Se Puder N°6678!

Ria...Se Puder N°6677!

Ria...Se Puder N°6676!

Ria...Se Puder N°6675!

Ria...Se Puder N°6674!

Ria...Se Puder N°6673!

Ria...Se Puder N°6672!

Ria...Se Puder N°6671!

Charges/Cartuns Especial N°88.400!

Charges/Cartuns N°88399!

Charges/Cartuns N°88398!

Charges/Cartuns N°88397!

Charges/Cartuns N°88396!

Charges/Cartuns N°88395!

Charges/Cartuns N°88394!

Charges/Cartuns N°88393!

Charges/Cartuns N°88392!

Charges/Cartuns N°88391!