sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.227 - Cebolinha e Cascão: HQ "Estilistas Capilares"

Capa de 'Cebolinha Nº 85' (Ed. Globo, 1994)

Em janeiro de 1994, há exatos 30 anos, era publicada a história "Estilistas capilares" em que o Cebolinha se torna profissional de beleza montando seu próprio instituto capilar e muda o cabelo de todo o pessoal do bairro. Com 18 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 85' (Ed. Globo, 1994).

Cebolinha tenta fazer um penteado novo no seu cabelo e nunca consegue deixar fixo no lado que deseja. Então, resolve colocar um gel deixando um penteado estiloso. Cascão o vê na rua e não o reconhece, pensando que ele falava igual a um amigo meio bobo dele. Cebolinha fala que é ele e Cascão diz que ainda bem que não falou que era bobo por inteiro e ainda acha que ele ficou esquisitinho com o gel no cabelo.

Cebolinha diz que poderia dar um jeito no cabelo do Cascão, que fala que gosta assim, se melhorar, estraga e não tem gel que penetre na crosta de sujeira acumulada há anos. Cebolinha aposta que sim, coloca gel no cabelo do Cascão e o deixa com topete incrível. Cascão acha que acabou com ele, todos vão rir dele, quando duas meninas admiram os cabelos deles e Cascão acha Cebolinha um gênio, que poderia ser cabeleireiro ou estilista capilar.

Cebolinha adora a ideia e, então, resolvem criar o "Instituto Cebola de Estilização Capilar" e todos admiram. Franjinha é o primeiro a entrar, acha uma piada Cebolinha virar cabeleireiro e pode ser que as meninas gostem. 

Cebolinha diz que é estilista capilar e seu instituto é unissex e deixa Franjinha como primeiro freguês. Ele fica cabreiro de início, mas gosta do resultado com suas franjas para cima. Cobram 100 Cruzeiros e Franjinha vai avisar à turma. Assim, as crianças do bairro todo vão lá, todas adoram seus penteados e Cascão ainda dão banho de lama nelas enquanto espera. 

Na rua, Mônica estranha todos com visual diferente, até a Magali. Mônica acha que teve ataque de marcianos e Magali explica que todos resolveram se produzir no Instituto do Cebolinha, que se revelou um artista e acha que Mônica parece um pé de batata entre as flores.

Mônica diz que Cebolinha sempre se aprontou com ela e fica sem graça precisar dele. Magali fala que Cebolinha agora é um profissional e Mônica, cliente. Elas esperam na fila e assim, Mônica é atendida. Cebolinha acha o cabelo da Mônica um horror, um caso muito grave, que ia encerrar o dia para jogar bolinha de gude, mas vai abrir uma exceção. 

Cebolinha diz que primeiro vai tratar do mascote Sansão, que quando terminar, ela vai ficar linda demais para andar com ele assim. Os meninos jogam Sansão no chão, pisoteiam, esticam e dão nós nas orelhas para amaciá-lo e absorver melhor a lama. Mônica fica nervosa, sem aguentar ver os meninos fazerem aquilo com o Sansão sem bater neles. Fica com raiva do estado que ele ficou, mas aceita Cebolinha fazer o penteado novo nela.

Cascão vai buscar gel e descobre que tinha acabado. Cebolinha diz que é um artista e manda Cascão procurar gel de qualquer jeito. Cascão coloca lama com gesso que estava na bacia no potinho de gel. Cebolinha pergunta para Mônica se está pronta para dar adeus à feiura e ela diz que se aprontar, vai levar cascudo.

Mônica dá um cochilo enquanto Cebolinha massageia couro cabeludo dela. Quando acaba, ela fica com cabelo sensacional, adora o visual, acha até que o castanho do cabelo ficou diferente, só o Sansão que precisa de banho, até endureceu com a lama. 

Cebolinha acha que valeu pelo sarro, pergunta ao Cascão como conseguiu o gel e ele diz que substituiu por lama com gesso para dar consistência. Começa a ventar forte, o cabelo dela nem desmancha e ao tropeçar na pedra e cair, o cabelo quebra todo. Mônica, furiosa, corre atrás deles, que trancam a porta do Instituto, e ela arromba a porta. 

Os meninos avisam que foi sem querer e imploram para não reduzi-los a pó. Mônica manda Magali pegar a tesoura e eles gritam. Magali tenta animar Mônica para usar peruca até cabelo crescer de novo. No final, Denise e Paloma vão ao Instituto para ver se ainda atendem, mas desistem ao ver os estilistas capilares  carecas, não dá para confiar assim, e Cascão avisa que quando cabelo dele crescer de novo, não vai deixar Cebolinha pôr as mãos.

História muito engraçada em que o Cebolinha resolveu ser estilista capilar com Cascão como assistente depois de descobrir que faz penteados incríveis usado gel. São sucesso absoluto do bairro, até quando chega a vez da Mônica, o gel acaba e Cascão troca o gel por lama com gesso, deixando o cabelo da Mônica duro e quebra todo depois de ela tropeçar e cair no chão, ficando careca. Para castigá-los, ela deixa os meninos carecas também.

À princípio, eles nem tinham intenção de provocar a Mônica, só queriam iniciar um negócio como profissionais de beleza para ganhar dinheiro, só que não resistiram em aprontar com a Mônica sem apanhar com o tratamento também no Sansão, não podiam perder oportunidade. Ela também foi muito influenciada pela Magali, Mônica podia muito bem bater neles e ainda exigir que fizesse penteado novo dela.

Como queriam aprontar avacalhando o Sansão, a Mônica até teria um resultado excelente no cabelo se não fosse o Cascão trocar gel por lama com gesso. Com a grana que ganharam, dava muito bem para o Cascão sair para comprar gel, mas a preguiça de sair falou alto, então, a culpa foi dele de não seguirem como estilistas capilares de sucesso e ficarem ricos.

Eram boas as histórias do Cebolinha envolvendo cabelo, sempre tinham coisas absurdas muito divertidas. Foi muito engraçado ver os cabelos das personagens  esculpidos com gel, alguns bem estranhos, mas que eles gostaram assim mesmo, Cebolinha e Cascão aprontando com o Sansão e a Mônica ver sem bater neles, o cabelo dela se quebrar quando cai e ela ainda quebrar a porta com sua força e deixar os meninos carecas. 

Interessante o gel fazer mudar cor de cabelo como Cebolinha aparecer com fundo do cabelo branco, Cascão ficar com cabelo castanho e curioso a Mônica dizer que o dela é castanho, mas aparece preto nos quadrinhos. Legal também ele também colocar uma placa de tradução que era cabelereiro por achar o nome do Instituto ser difícil de entender. Curioso o nome do Sansão não ser mencionado, falaram apenas "coelhinho" e "mascote. Ao falar que o preço do tratamento capilar era 100 cruzeiros, deviam falar Cruzeiros Reais que era a moeda do Brasil vigente, provavelmente foi roteirizada antes da troca da moeda em agosto de 1993 e esqueceram de revisar depois.

A menina de cabelo castanho e rabo de cavalo que aparece no final é considerada ser a Denise, apesar de ela não ter visual definido na época,  ela teve cabelo assim na maioria das vezes antes de ter traços definitivos. Já a Paloma foi só figurante como as outras crianças da história sem contar Franjinha, Titi e Jeremias  fixos.

É incorreta hoje em dia por mostrar crianças trabalhando, criando negócio próprio, terem autonomia, Cascão mexer na lama e colocar no rosto das pessoas, absurdo de Mônica atravessar porta com sua superforça,  além da palavra "gozado" ser proibida nos gibis atuais.

Os traços ficaram bons, do estilo dos lançados no segundo semestre de 1993 com personagens com língua ocupando mais espaço na boca dando mais humor a eles e que marcaram os anos 1990. 

Teve erro do Cascão sem sujeirinha no quarto quadrinho da terceira página da história (página 5 do gibi). Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/01/cebolinha-e-cascao-hq-estilistas-capilares.html

Charges/Cartuns! ★ N°267.101 a N°267.200