quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°662 : Turma do Penadinho: HQ "Faraó por um dia"!

Mostro uma história em que o Muminho se passou por um grande faraó por um dia para impressionar o seu sobrinho que foi visitá-lo. Com 5 páginas no total, foi publicada em 'Cascão Nº 81' (Ed. Abril, 1985)
Nela, Penadinho e Frank encontram Muminho chorando no cemitério e Penadinho pergunta o que havia acontecido. Muminho diz que recebeu um telegrama do seu sobrinho Tuti dizendo que ele chega hoje para visitá-lo.
Penadinho não entende o motivo da tristeza e Muminho diz que o sobrinho pensa que ele é um faraó e fica imaginando a decepção que vai ser quando descobrir que ele é apenas uma reles múmia de esparadrapo. Então, Penadinho tem a ideia de inventar para o sobrinho que o Muminho é um faraó, Penadinho conselheiro e Frank seu servo com as fantasias que eles tinham do Carnaval passado.

Mais tarde, já com a turma caracterizada, o sobrinho Tuti chega ao cemitério e pergunta ao Penadinho onde pode encontrar o faraó Mumi I. Penadinho leva Tuti até lá e quando estava prestes a abraçar o tio, Penadinho impede, falando que ninguém pode tocar no Faraó e é para chamá-lo de majestade. Tuti cumprimenta, então, o tio com auxílio de uma corda pra não pegar na mão do Muminho e o chama de majestade.
Muminho fala que mandou preparar um banquete para o Tuti e então Penadinho adverte o Tuti que não pode  andar ao lado do Faraó, tem que ficar a três passos atrás de distância. Na hora do almoço, Tuti fica em uma extremidade da mesa gigante e Muminho na outra, tão longe que Tuti não conseguia nem enxergar o tio do outro lado da mesa.

Quando Muminho estava prestes a comer, Penadinho impede, falando que a comida pode estar envenenada e tem que o servo provar antes. Muminho diz que não precisa nem comer, quanto mais provar. Penadinho diz que não podem perder os velhos hábitos e faz o Servo Frank provar a comida e ele acaba comendo tudo, inclusive prato e colher, falando que faltou um pouco de molho na colher.
Logo depois, Zé Vampir aparece cheio de intimidade e dá um tapa nas costas do Muminho, falando que ele resolveu pegar o despacho de sexta-feira. Penadinho fala que isso não é jeito de tratar um faraó. Zé Vampir estranha e Penadinho diz que é o Mumi I. Zé Vampir acha graça e diz que é uma piada. Tuti ouve o papo e pergunta se o tio não é um faraó. Zé Vampir responde  que Muminho não é, nunca foi e nunca será um faraó, que é apenas uma múmia de ataduras e esparadrapos, estragando o plano deles assim. 

No final, Muminho fica cabisbaixo, prestes a ir embora pensando na decepção do sobrinho que ia ter e logo tem a surpresa do Tuti ter ficado muito feliz com a notícia e os dois se abraçam, com  Tuti falando que prefere um tio que possa abraçar ao invés de um faraó que não pode tocar.
Uma história muito legal mostrando um plano infalível do Penadinho para que o sobrinho do Muminho acredite que ele era de fato um grande Faraó. Na certa, Muminho sempre falava com o Tuti que era um faraó nas suas correspondências e nunca contava que o sobrinho iria visitá-lo pessoalmente, descobrindo a farsa assim. Apesar da boa intenção do Penadinho, acabou se empolgando demais com a encenação de querer distanciar o Muminho do Tuti para ficar o mais real possível da vida dos faraós. 

Deu pena de ver o Tuti doido para abraçar o tio e não poder, ficando sempre afastado dele. O final foi bem bonito, com mensagem bem positiva, mostrando que o que vale é o afeto e a simplicidade do que uma vida rica cheia de aparências. Gostava de histórias com planos infalíveis de outros personagens, sem serem bolados pelo Cebolinha. Sempre o plano dá errado, independente do quem faça, só não tem surra no final como com o Cebolinha.
Os traços muito bons, bem típicos dos anos 80. O Tuti ficou bem fofo desenhado assim e o Frank sempre era desenhado de uma forma diferente a cada história, só teve uma padronização de traços nos anos 90. Interessante mostrar os personagens desenhados como um sombra preta, acontecia isso nos anos 70 e 80. Dessa vez deu impressão que foi para mostrar que Penadinho estaria explicando melhor o plano. Interessante ver parentes dos personagens, sempre rendem boas histórias. Normalmente, só apareciam em uma só história e depois não eram mais vistos. O Tuti só apareceu nessa mesmo. Curiosamente, outro personagem criança na Turma do Penadinho é o Pixuquinha.
Essa história foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 42' (Ed. Globo, 1994), de onde foi que eu tirei as imagens da postagem.
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/09/turma-do-penadinho-hq-farao-por-um-dia.html

Charge N°66138!

Charge N°66137!

Charge N°66136!

Charge N°66135!

Charge N°66134!

Charge N°66133!

Charge N°66132!

Charge N°66131!

Charge N°66130!

Charge N°66129!

Tiras N°10217 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Simplesmente amando a tal da OUTRA REDE SOCIAL... Twitter, seu lindo! Sempre foi da hora assim ou era tudo mato antes?

Tiras N°10216 : Turma do XAXADO - Antonio Cedraz!

Tiras N°10215 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Charge N°66128!

Charge N°66127!

Charge N°66126!

Charge N°66125!

Charge N°66124!

Charge N°66123!

Charge N°66122!

Charge N°66121!

Charge N°66120!

Charge N°66119!


Ria...Se Puder N°5764 - VOCÊ SABIA QUE VOCÊ PODE ESCOLHER O SEU CANDIDATO...

Charge N°66118!

Charge N°66117!

Charge N°66116!

Charge N°66115!

Charge N°66114!

Charge N°66113!

Charge N°66112!

Charge N°66111!

Charge N°66110!

Charge N°66109!

Tiras N°10214 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!