segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.066 - Cebolinha: HQ "O Louco está nu!!"

Capa de 'Cebolinha Nº 116' (Ed. Globo, 1996)

Mostro uma história em que o Cebolinha encontra o Louco pelado na rua causando muita confusão. Com 6 páginas, foi história de miolo publicada em 'Cebolinha Nº 116' (Ed. Globo, 1996).

Cebolinha encontra o Louco pelado na rua e se espanta. Louco quer saber onde está e Cebolinha diz que está falado dele. Louco não aceita fazer fofoca dele e ao ver Cebolinha tampando os olhos, Louco também tampa os seus, pensando que estava brincando de "adivinha quem é". Ele tampa seu próprio olho e diz que é ele mesmo e responde a si mesmo que acertou.

Louco se toca que estão brincando da forma errada, Cebolinha diz que não está brincando e Louco coloca um óculos escuro nele, pensando que estava escondendo rosto para ficar incógnito. Cebolinha fala que tampou olhos para não vê-lo nu e Louco pergunta se é "nu" chão, "nu"campinho e Cebolinha grita que quis dizer pelado.

Louco diz que está usando uma roupa muito especial. Cebolinha fala que é fantasia de Adão e Louco responde que é uma roupa mágica que só as pessoas inteligentes conseguem ver e comprou de um rei bobão que não conseguia vê-la. Cebolinha fala que essa história não cola e o Louco mostra uma fita adesiva para usar. Cebolinha desiste de papear com um louco sem roupa e ele pergunta se está chateado que não consegue ver. 

Assim, Louco tira a sua roupa, manda Cebolinha pegar a sua roupa tradicional que estava na árvore e depois de vestir, pergunta se está vendo. Cebolinha confirma e Louco diz que só os imbecis conseguem ver aquela roupa e que precisa tomar cuidado para não ver alguém inteligente, pois pensarão que está pelado, manda os leitores olharem para lá e diz para o Cebolinha que ao lado dele está seguro.

Cebolinha grita que não é porque ele é louco que pode tirar barato dele e Louco pergunta se barata pode, segurando uma. Cebolinha pergunta se ele merece isso, Louco diz que merece muito mais e dá de presente a sua roupa mágica que só as pessoas inteligentes podem enxergar. Louco veste a roupa no Cebolinha e dar aviso para não andar com bobões como ele senão vão achar que está pelado e vai embora procurar uma roupa normal antes que encontre alguém inteligente. 

Cebolinha diz que o Louco passou dos limites, tenta pegar a sua roupa, mas ao passar uma senhora, se esconde atrás da árvore para não ser visto pelado. Depois que ela vai embora, veste a sua roupa, dizendo que roupa invisível só podia sair da cabeça do louco. No final, com ele já vestido, todos na rua ficam em choque só com o Cebolinha pelado, achando um vexame e que ele era sem-vergonha.

Engraçada demais essa história do Louco com uma suposta roupa invisível que ganhou de um rei e que só os inteligentes conseguem enxergá-la. Como o Cebolinha é bobo, não via e pensava que o Louco estava pelado. Ao ganhar a roupa mágica invisível do Louco, a sua que estava que sumiu e depois rodeado de pessoas inteligentes, todos o viam pelado.

De início, a gente até pensava que era coisa da cabeça do Louco mesmo como o Cebolinha pensava, que tudo era imaginação dele, mas provou que era tudo verdade no final com as pessoas no final. Foi rachar de rir o Louco trolando o Cebolinha que era burro e imbecil por não ver sua roupa mágica e enxergar a sua roupa normal, que era a invisível. Sinal que o Cebolinha era nada inteligente. E também engraçado metalinguagem do Louco achar os leitores inteligentes e mostrar o Cebolinha com vergonha de ver o Louco pelado e também se ver pelado e não querer que ninguém o visse daquele jeito

Tiveram os tradicionais trocadilhos marcantes nas histórias do Louco e sempre divertidos como tampar olho pensar que era brincadeira de "adivinhe quem é", confundir "nu" com pronome "no", afinal a gente fala palavras como "chão" e "campinho" com fonema "u" no final, além de confundir expressão "não cola" com verbo colar e mostrar fita adesiva,confundir "barato" com "barata", etc. Incrível como os personagens mudavam suas características ao lado de um personagem diferente, tipo Cebolinha ser mais maquiavélico ao lado da Mônica, ser mais burro com o Louco, gostava disso. 

Incorreta por mostrar nudez de personagens, tanto do Louco e Cebolinha. Mesmo que Louco apareceu com folha, tipo Adão, e Cebolinha tampou seu pintinho com a mão por vergonha, não iam aceitar. Lembrando que na época os meninos ainda podiam aparecer completamente pelados, não colocaram de fora dessa vez porque Cebolinha estava com vergonha. Hoje em dia, nem isso. Também incorreto o Cebolinha se passando de burro, que não é inteligente e atualmente o Louco é muito amigo do Cebolinha, bem mais íntimos com o Louco o chamando de "cenourinha" toda hora, Cebolinha não fica brabo e assustado ao vê-lo e até ajuda de boa nos problemas do Louco, então essas ideias de Louco ser uma pessoa imaginária e esquizofrenia do Cebolinha não são mais abordadas, tudo está mais ameno.

Os traços ficaram muito caprichados, contornos grossos, típicos dos anos 1990. O degradê nas cores no cenário apareceram em bastante quadrinhos, mas não em todos eles como foram no segundo semestre de 1995. Gostava também quando o título das histórias era formado por uma fala do personagem e também não ser no alto da página como foi essa, ajudava a diferenciar do padrão. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/07/cebolinha-hq-o-louco-esta-nu.html 

Charges/Cartuns! ★ N°199.101 a N°199.200