sábado, 9 de julho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.058 - Chico Bento: HQ "Uma companhia esquisitinha"

Capa de 'Chico Bento Nº 13' (Ed. Globo, 1987)

Dia 24 de junho é dia de São João e então mostro uma história em que o Chico Bento ficou  à procura de uma menina para ir na quermesse junto com ele. Com 5 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 13' (Ed. Globo, 1987).

Chico Bento vai à casa da Rosinha para levá-la para quermesse só que a mãe dela fala que já tinha ido com o Zé da Roça. Chico fica muito brabo, falando palavrões, por Zé da Roça chegado primeiro e passado a perna nele. Então, ele resolve convidar a Maria Rita para ir com ele. Quando chega na casa dela, o pai avisa que foi à quermesse com o Zé Lelé. Assim, resolve chamar a Fátima, mas já tinha saído com o Hiro. Sem ninguém, Chico fica desiludido e come a flor. 

Em seguida, vê a Carlota, a menina mais feia da vila, chorando e pergunta por que ela está tão triste. Carlota diz que pediu para todo mundo, mas ninguém a convidou para quermesse e se sente desprezada. Chico fica com pena, não sabe se a convida com medo de todos ficarem de chacota com ele e como também não tinha ninguém para ir, convida a Carlota.

Na quermesse, todos ficam boquiabertos do Chico chamar a Carlota, comentam que Chico é bacana, ela  pediu e não aceitaram por vergonha, se acham bobos e ficam com remorso. Para compensar, todos os meninos resolvem dançar com a Carlota e as meninas resolvem dançar com o Chico, que ficaria sozinho,  e termina todos felizes dançando quadrilha na quermesse.

História legal com bonita mensagem contra preconceito e mostrando que não devemos se preocupar com aparência e opinião dos outros. Chico queria ir para quermesse com alguma menina após Rosinha ter ido com o Zé da Roça, mas todas já tinham seus pares com outros meninos. Restou só a Carlota, uma menina muito feia e Chico aceitou ir com ela, por estar muito triste por ter sido desprezada, deixando remorsos dos outros meninos que se recusarem a ir com ela só porque era feia.

A intenção inicial de chamar Carlota só porque ele não tinha ninguém, chegou a ficar preocupado com opinião dos outros de ficarem encarnando por sair com menina feia, depois viu que não tinha nada de mais. A mensagem mostra que o que importa é a beleza interior, não a exterior, nada a ver ter preconceito em ficar com uma pessoa só por ser feia, gorda, baixinha ou qualquer outro motivo que soa como preconceito e também não deixar de fazer o que você quer, seguir seu coração, sem se preocupar com com o que os outros vão falar ou pensar.

Foi engraçado Chico dizer que não colocou sua melhor roupa, seu melhor cheiro e até tomou banho, por nada. Ele só se produzia bem para ir para a missa de domingo ou ocasiões especiais, tomar banho só em datas assim que foi surpresa maior, quase igual ao Cascão. E também comer flor por estar arrasado de não ter companhia para a festa. A Rosinha foi bem sacana, podia ter recusado convite do Zé da Roça por já ter namorado, mas preferiu deixar Chico na mão para ir na quermesse com o primeiro que a convidasse. 

Nota-se que tiveram bastante figurantes na história, principalmente meninas, por não ter muitas meninas fixas na época. Tinha a Ritinha, criada nos anos 1970, mas que andava sumida dos gibis nos anos 1980 até então, e a Maria Cafufa ainda não tinha sido criada. Pelo visto a Carlota na história também queriam uma menina feia desconhecida, também apareceu só nessa história, assim como os outros figurantes. 

Foi bem curtinha essa, era comum na  Editora Abril e primeiros anos da Globo histórias de abertura curtas e direto ao ponto. Incorreta atualmente por ter desprezo e preconceito com menina feia, chegando Carlota a ficar triste, deprimida por isso. Mesmo que teve arrependimento dos meninos no final e eles a desprezaram para ter uma lição no final, ainda assim iam implicar com isso hoje. Chico, muitas vezes, também foi retratado como feio, comparado a espantalho, por exemplo, histórias desse tipo ridicularizando, fazendo bullying com personagem também são proibidas.  Fora Chico falar palavrões, dizer que toma banho só em ocasiões especiais e comer uma flor, tudo mau exemplo.

A história poderia ter saído em 'Chico Bento Nº 11' que teve capa com festa junina, mas com nenhuma história do tema e a "Nº 13" foi de julho, mas que valeu como festa julina, que segue como extensão das festas caipiras. Os traços muito bem caprichados, pena cores mais desbotadas, típicas dos gibis do segundo semestre de 1987 e que se estenderam até início de 1988. Curiosamente nunca foi republicada até hoje, quase todas as histórias de 1987 já foram reprisadas, essa poderia ter sido por volta de 1993, mas acabou não sendo, aí fica sendo rara, só quem tem esse gibi "Nº 13" que a conhece. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/06/chico-bento-hq-uma-companhia-esquisitinha.html

Tiras N°16.847 : Especial MIX nº871 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.846 : NICOLAU e seus queridos vizinhos - Lucas Lima!

Tiras N°16.845 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16.844 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°16.843 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°195.501 a N°195.600