domingo, 15 de agosto de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°970 - A Turma da Mônica: HQ "Nana, Tarcísio, Nana..."

No último dia 12 de agosto de 2021 morreu o grande ator Tarcísio Meira e em homenagem compartilho uma história em que a turminha faz de tudo para ele dormir tranquilo ao descobrir que ele as revistas deles. Com 5 páginas, foi história de encerramento de 'Mônica Nº 5' (Ed. Globo, 1987).

Capa de 'Mônica Nº 5' (Ed. Globo, 1987)

Nela, Magali chama a Mônica, empolgada com a novidade que viu na revista "Criativa" e pergunta quem lê sempre as revistas da Mônica. Ela diz que é a Dona Petronilha, mãe do Mauricio, e Magali responde que é o Tarcísio Meira. Mônica fica encantada em saber que o galã da novela das oito e que sempre que aparece na novela fica suspirando apaixonada e é muita emoção para uma garotinha só. Ela ainda acena para o Tarcísio leitor, perguntando se está a vendo. Magali diz que ele lê as revistas antes de dormir e Mônica tem ideia do Tarcísio ter um sono gostoso.

Mônica pega um violão e toca e canta "Nana, neném" (Nana, Tarcísio) e Cebolinha aparece perguntando que desafinação é aquela. As meninas dizem que é o Tarcísio Meira que está querendo dormir, Cebolinha diz que não está o vendo e ela diz que está ali lendo a historinha, apontando para o leitor. Cascão aparece e leve um monte de carneirinhos para o Tarcísio contar, só que eles não conseguem fazer os carneirinhos pularem a cerca, eram muito ariscos. Então, Cebolinha saca um relógio para tentar hipnotizar o Tarcísio. Mônica pergunta se deu certo e Cebolinha confere que tem muitas crianças bonitinhas lendo a revista e se espanta, tampando o olho com vergonha quando vê uma menininha trocando de roupa.

A turminha não sabe o que fazer para o Tarcísio dormir, já tentaram de tudo, quando o próprio Tarcísio aparece para dar sugestão. Eles adoram a visita, mas Cascão diz que prefere a Gloria Menezes. Assim, Tarcísio faz todos dormirem cantando canção de ninar e balançando as crianças no colo, manda o desenhista bolar um quarto e camas. Todos dormem e Tarcísio fala que sem essa turminha bagunçando, fica mais fácil dormir, terminando assim.

Bem legal essa história de metalinguagem e com homenagem ao ator Tarcísio Meira. A turminha resolve fazer o Tarcísio pegar no sono ao descobrir que ele lia as revistas antes de dormir. Fazem várias tentativas, sabendo que ele estava ali lendo fora dos quadrinhos, mas foi preciso o próprio Tarcísio ir ao quadrinhos para a turma dormir e deixar de fazer bagunça e ele finalmente conseguir dormir tranquilo.

Foi divertido ver as formas que eles queriam que o Tarcísio dormisse como canção de ninar, contar carneirinhos e até hipnose, principalmente Cascão levar carneirinhos de verdade para pular a cerca para serem contados pelo Tarcísio. Serve também formas para os leitores que têm insônia. Engraçada também a parte do Cebolinha ficar com vergonha de ver garotinha trocando de roupa, Cascão preferir a Gloria Menezes ao Tarcísio, e meninas da idade delas lendo revista "Criativa", que era de comportamento feminino e fofocas. Hoje não fariam isso de ler revista assim e nem elas com interesse de ver novela e apaixonadas e suspirando por um ator por não ser coisa de criança.

Histórias com metalinguagem eram boas, gostava de quando sabiam que eram personagens em quadrinhos e até interagindo com leitores. Também era legal os personagens interagindo com artistas famosos, sempre quem estava em alta eles mostravam, nem que fossem só citados. Na época, o Tarcísio era galã e estava em alta por causa da novela "Roda de Fogo" (1986) e a MSP fez questão de fazer essa historinha em homenagem ao ator. Além dessa história, ele já apareceu em outras, nem que seja em um quadrinho ou pelo menos citado.

Dessa vez não teve paródia com o nome do Tarcísio Meira nem da Gloria Menezes, na época nem sempre parodiavam, mas capaz do próprio Tarcísio ter permitido que não parodiassem os nomes deles, quem sabe. O nome da Revista "Criativa" também não foi parodiado por ser da própria Editora Globo, e, ainda ficou sendo uma propaganda da revista feminina. Curioso também saber que o nome da mãe do Mauricio de Sousa se chamar Dona Petronilha. Os traços ficaram sensacionais, muito bonitos desenhos assim e o Tarcísio ficou perfeito, bem idêntico ao ator na vida real, as cores que ficaram meio desbotadas, típicas das revistas de 1987. 

Tarcísio Meira, infelizmente, morreu no último dia 12 de agosto de 2021, aos 85 anos, por complicação de COVID-19. Foi um grande ator de várias novelas, filmes e séries de sucesso que ficam lembrados na memória da televisão e cinema brasileiros e de todo o público. Essa história acabou sendo uma homenagem do Blog a esse grande ator. Descanse em paz, Tarcísio, e nossos sentimentos à família. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/08/a-turma-da-monica-hq-nana-tarcisio-nana.html

Tiras N°15929 : Especial MIX nº717 - Blog do XANDRO!





Tiras N°15928 : HAGAR - Dik e Chris Browne!



Tiras N°15927 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!



Tiras N°15926 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15925 : GARFIELD - Jim Davis!




Charges/Cartuns! ★ N°141801 a N°141900