terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Submundo HQ N°347 - "Miracleman" Vol. 1 (de Alan Moore - Ou: "Escritor Original"): "KIMOTA"...

Um dos encadernados mais aguardados dos últimos anos pelos fãs de Alan Moore... "Miracleman" Vol. 1 (CAPA acima) finalmente chega às bancas e lojas especializadas!

Nesta matéria especial, veremos a trajetória do herói: que começou como cópia do "Cap. Marvel" (SHAZAM) nos anos 50 e tornou-se uma das melhores HQs do gênero super-herói pelas mãos de Alan Moore nos anos 80 (que agora prefere ser chamado de "Escritor Original" nos créditos da edição, rs)!

Confira abaixo... "KIMOTA":

"Miracleman" (que já foi chamado inicialmente de: "Marvelman") foi criado pelo artista e escritor britânico Mick Anglo em 1953... Ele era uma mera cópia do "Cap. Marvel" (SHAZAM), até ser completamente reformulado em 1982 por Alan Moore, nesta série que está sendo encadernada agora pela Panini. A versão de Moore era mais dramática, violenta, e sombria (bem diferente das HQs ingênuas e pueris dos anos 50) e é considerada uma das "desconstruções" mais marcantes de um super-herói clássico. Foram 16 edições produzidas pelo criador de "Watchmen", as quais serão compiladas agora em 3 encadernados de luxo. Vale ressaltar que a série foi interrompida nos anos 80 devido à uma sequência de batalhas judiciais envolvendo diversos autores e editoras, até que em 2009 a Marvel adquiriu os direitos de publicação e poucos anos depois relançou a fase Moore (que se recusou a ter seu nome usado pela editora e teve que ser creditado como: "Escritor Original", rs) além de NOVAS histórias escritas por Neil Gaiman (que davam continuidade à trama)!
 
Neste 1º Vol. da Panini... "KIMOTA": Com uma palavra mágica, uma lenda há muito esquecida renasce. O repórter freelancer Michael Moran sempre soube que devia ser algo mais. Uma série de acontecimentos inesperados o leva a reclamar seu destino como "Miracleman". Depois de quase duas décadas de reclusão, "Miracleman" revela suas origens e suas conexões com o "Projeto Zaratustra" do exército britânico - enquanto seu alter ego, Michael Moran, precisa conviver com o fato de que ele é a metade inferior de um deus. A edição encaderna os 4 primeiros números da série: em capa-dura, papel couché, 176 pág, e R$ 73,90 (já deve ter uns descontos rolando por aí - creio eu)! 
 
No Brasil... O personagem foi publicado pela 1º vez ainda nos anos 50 (fase Mick Anglo) ironicamente, no mix da revista do "Cap. Marvel" da RGE, onde era chamado de "Jack Marvel". Essa fase clássica até que durou bastante, se estendendo de 1956 até 1966. Já entre 1989 e 1990, a editora Tannos (não confundir com o Titã-Louco, rs) publicou a fase de Alan Moore, mas de forma incompleta (durou apenas 4 números - selecionei 2 CAPAS nacionais dessa editora logo acima). Aí veio a Panini em 2014, e relançou a fase Moore desde o começo em edições individuais com grampo (o nº 1 tinha até a opção de capa metalizada). Foram 16 edições e mais um especial "Anual" (de Grant Morrison, Peter Milligan, e Mike Allred) com material moderno de 2015 (e que estará no Vol. 3 dos encadernados). A fase de Neil Gaiman (que ainda estaria em andamento à passos lentos lá fora) continua INÉDITA no Brasil. Na minha opinião (pessoal) "Miracleman" é uma obra-prima das HQs e a última grande saga de Alan Moore que faltava impressa na minha coleção (li em scans há anos atrás e deixei de comprar a série mensal com grampo esperando por estes encadernados de agora)!     
Até+

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2021/02/miracleman-vol-1-de-alan-moore-ou.html

Tiras N°15092 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!


Neste ano, o bloquinho do Limoeiro é virtual e acompanhando de uma playlist com muitas marchinhas pra curtir em casa.

https://open.spotify.com/album/5bh1Sf6dH6LiH2mNqrMgbt

Tiras N°15091 : Especial MIX nº566 - Blog do XANDRO!

Charges/Cartuns! ★ N°116001 a N°116010





Charges/Cartuns! ★ N°115991 a N°116.000 ★ Especialíssimo





Charges/Cartuns! ★ N°115981 a N°115990





Charges/Cartuns! ★ N°115971 a N°115980