segunda-feira, 8 de maio de 2017

Submundo HQ N°157 : "Marvel X Diversidade": A Polêmica do Momento...

Marvel+diversity.jpg (1056×792)
Na última semana, uma polêmica discussão tomou forma nas redes sociais e entre representantes do mercado de HQs pelo mundo afora. Uma reunião entre diretores da Marvel e lojistas (donos de comic-shops) trouxe à tona uma crise de vendas e de direcionamento nos gibis da editora!
Entre as pautas-bomba em debate, estava a questão da diversidade e das cartilhas políticas embutidas nas revistas após algumas das mudanças mais recentes no universo Marvel. A culpa seria da diversidade de personagens? Do leitor mais conservador (taxado de machista e homofóbico) que não aceita mudanças? Ou quem sabe a culpa não seria da própria editora e a queda de qualidade no material que produz?
Toda polêmica sempre gera diversas vertentes nos debates, confira abaixo:
A Marvel está passando por uma crise (mais uma) no setor de HQs e perdendo terreno na lista de gibis mais vendidos nos EUA. Diante dessa situação, na semana passada ocorreu uma reunião entre diretores da Marvel e lojistas do setor de quadrinhos pra tentarem apontar os problemas (ou culpados) e buscar soluções pra reverter esse quadro negativo. A reunião vazou pra mídia e foi repercutida em diversos sites especializados (aqui no Brasil, a abordagem foi um prato cheio pra blogs mais radicais levantarem suas respectivas bandeiras e fazerem militância pró e contra a questão da diversidade - um dos temas da discussão que mais atraiu os holofotes e inflamou os ânimos dos leitores)!
De uns tempos pra cá, a Marvel tem investido pesado na diversidade e abraçado a inclusão social com mais personagens representativos em papéis principais: Miles Morales (Ultimate Aranha), a nova "Ms. Marvel" (Kamala Khan - uma menina muçulmana), "Falcão" (assumindo o lugar do "Cap. América"), "Thor" (Jane Foster), "Spider-Gwen" (que a Marvel vem tentando emplacar a todo custo), a garota de 14 anos que agora assume o lugar do "Homem de Ferro", o "Hulk Coreano" (Amadeus Cho), e tantos outros criados da estaca zero ou que assumiram o manto e legado de um herói clássico!
Entre demais questões importantes que entraram na pauta da reunião, também estavam o excesso de descaracterizações, o exagero de mega-sagas e reboots, a grande quantidade de títulos no mercado, e as políticas editoriais (envolvendo preços dos encadernados). Mas a diversidade foi o que mais chamou a atenção por estar entre as possíveis causas dos fracassos da editora. Segundo lojistas, o leitor mais conservador não se interessaria por diversidade e quer os seus personagens o mais próximo do modelo clássico (foi o que bastou pra grupos de "justiceiros sociais" acusarem esses leitores de machistas, racistas e homofóbicos - gerando toda sorte de conflitos nas redes)!
Falando francamente (na condição de publicitário) acredito que a Marvel não ligue a mínima pra diversidade e pras questões sociais, mas sabe como LUCRAR em cima disso (ou melhor: "achava" que sabia - diante do fracasso de vendas dessas revistas). É tudo marketing (tentaram se aproveitar da diversidade pra gerar polêmicas gratuitas e cliques em notícias sensacionalistas) só que erraram na dose e isso desagradou o leitor mais tradicional. O engraçado é que não parecem ter cogitado que a culpa de tudo isso possa ser também de gibis RUINS e desinteressantes por si só. Eu li algumas dessas HQs e a maioria delas é medonha: Roteiros medíocres (adolescentes entre as pessoas mais geniais do planeta ou tentando mesclar seus cotidianos na escola com a vida de super-heróis - PQP, quantas vezes já vimos isso antes)?
trump-modok.jpg (800×826)
Diálogos pueris (piadinhas bestas - sem graça mesmo - e fora de hora: cada heróizinho novo agora tem que ser comediante e metido a engraçadinho: Todo mundo quer ser o "Homem-Aranha" ou o "Deadpool"). E como se não bastasse, a Marvel tem gibis que são verdadeiros panfletos políticos e partidários: Até entendo que muitas pessoas tenham repulsa pela figura do Presidente Trump, mas transformá-lo numa variação do "MODOK" (foto abaixo) já é "forçar" uma ideologia política ao leitor (e isso passa pro âmbito da "doutrinação" - um direcionamento político da empresa imposto ao público)! A Marvel lidava bem com a diversidade: "Luke Cage", "Pantera Negra", "Sonja - A Guerreira", "Ms. Marvel", "Cristal", "Tigrebranco" (melhor personagem latino da editora), "Vampira", etc... Todos rendiam ótimas HQs e todo mundo gostava!
Não havia essa xaropada toda pra cada personagem que surgia, e no meu ponto de vista é porque os personagens e histórias eram BONS: Acredito nessa lógica diante da boa aceitação de séries da concorrência tipo: "Authority" e "Batwoman" (estrelados por heróis LGBT)! Talvez o leitor queira apenas ler histórias de boa qualidade e que não tentem lhe empurrar (na marra) panfletos, bandeiras ideológicas, e manifestos políticos. Cabe ao leitor perceber e tentar entender essas manobras do mercado. Arrisco dizer também que essa reunião com lojistas possa ter sido outra pilantragem  orquestrada pra arrancar "cliques" da mídia (faria sentido diante do marketing sensacionalista que a Marvel tem utilizado de uns tempos pra cá)! Até+
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos;) Leo Radd  http://submundo-hq.blogspot.com.br/2017/04/marvel-x-diversidade-polemica-do-momento.html

Charge N°53220!

chargedodia04.jpg (709×516)

Tiras N°8351 : RUA PARAÍSO - Amorim!

quadrinhos+%281%29.jpg (709×737)
quadrinhos2.jpg (709×709)

Charge N°53219!

chargedodia01.jpg (709×516)

Ria...Se Puder N°5241 - HOJE O CACHORRO...

hjocao.png (550×433)

Charge N°53218!

chargedodia02.jpg (709×516)

Charge N°53217!

chargedodia03.jpg (709×516)

Tiras N°8350 : Salmonelas - Benett!

C-kzxneXcAAuWpz.jpg (906×308)
C-cznwWXkAA6ZJs.jpg (906×314)
C-kyWTHWAAAhjt8.jpg (906×309)
C-k0P9SXkAAZvkg.jpg (1200×402)

Charge N°53216!

cartumdodia2.jpg (709×516)

Charge N°53215!

cartumdodia.jpg (709×516)