sábado, 17 de setembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.077 - Uma história do Penadinho no "Rock In Ferno"

No, 2 de setembro, foi o dia de abertura do "Rock In Rio Brasil" de 2022, então em homenagem mostro uma história em que o Penadinho encontrou seus ídolos do Rock no cemitério. Com 3 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 124' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Cascão Nº 124' (Ed. Globo, 1991)

Penadinho vê bandas de rock surgindo no cemitério. Ele vê "Os Lobos Selvagens", "Elvis Franksley", "Poltergaist Floyd",  Múmias Stones", "Legião Zumbina", "Vamps and Roses" e fica bem entusiasmado vendo seus ídolos. Ele vai atrás deles para saber onde estão indo, desce uma escadaria que estava no cemitério, que era o caminho para o Inferno e descobre que eles eram os artistas que iam se apresentar no "Rock In Ferno" e que todos estavam lá prestigiando o festival de música no Inferno com show do "Vamps and Roses" na hora.

História simples típica de miolo e que ficou muito legal a homenagem ao "Rock In Rio" e aos artistas e bandas de rock famosas até então. O que foi divertido foi ver as paródias em estilo de terror, com eles todos representados como monstros e nomes também monstruosos. Como roqueiros têm um lado gótico, caiu como uma luva eles representados por monstros e fazer shows no Inferno. As paródias foram Elvis Presley, Pink Floyd, Rolling Stones, Legião Urbana e Guns N' Roses. Quanta criatividade. "Os Lobos Selvagens" não consegui identificar, acredito que seja Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e foi legal na camisa deles homenagearem banda The Doors (sem nome parodiado) e a imagem da banda Kiss. "Vamps and Roses" teve nome da camisa "Guns" para reforçar homenagem a Guns N' Roses.

De vez em quando parodiavam artistas como bruxos, monstros e outros seres, sempre era divertido.  Muito legal também o festival ser no Inferno e saber que para entrar lá, bastava descer a escadaria que se encontrava no cemitério. Provavelmente passagem do Inferno liberada só para ver o festival. Qualquer um podia ter acesso para ver o festival, até seres humanos dariam para ir se soubessem.

Em 1991 aconteceu o "Rock In Rio 2" e roteirista quis prestar essa homenagem. Provavelmente roteirizada em janeiro de 1991, quando aconteceu o festival e foi só publicada em outubro daquele ano. Desses, só Guns 'N Roses apresentou no "Rock In Rio 2". Já fizeram também outras histórias homenageando o "Rock In Rio" ou pelo menos citar.

Traços muito bons, principalmente das celebridades musicais como monstros e o palco no final. História não teve título provavelmente para não estragar a surpresa no final do motivo dos famosos no cemitério porque teria que ser algo em torno de "Rock In Ferno". Impublicável hoje em dia por ter Inferno envolvido, não pode mais diabos e Inferno nas histórias, se bobear, poderiam também implicar que "Rock In Rio" não é coisa para crianças.

O "Rock In Ferno" teve atrações bem melhores e fazendo jus ao Rock do que o "Rock In Rio" atual. Festival hoje devia se chamar "Pop In Rio" ou "Music In Rio" já que estilos como Pop, Eletrônica e Hip Hop estão mais privilegiados do que o Rock. Nesta edição de 2022, , são só  3 dias de Rock contra 4 de outros estilos e artistas como Justin Bieber, Post Malone, Jason Derulo, Rita Ora, Demi Lovato, Dua Lipa, Coldplay,  Bastlille, Marshmello, Alok, Ivete Sangalo, Iza, etc, chamam mais atenção e são mais divulgados por eles. Mesmo que sempre tiveram outros estilos em edições passadas, mas nunca foi tão poucas atrações reservadas para o Rock como neste ano, cada edição piora. Se criassem a história hoje com o "Rock In Rio" atual, seriam esses artistas aí parodiados. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/09/uma-historia-do-penadinho-no-rock-in-ferno.html 

Charges/Cartuns! ★ N°206.901 a N°207.000 * ESPECIAL