sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Submundo HQ N°202 : "Retrospectiva 2017": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

Marvel+70.jpg (650×961)
Em 2017... A instabilidade econômica e a falta de confiança da população nas instituições que deveriam zelar por ela e por seus direitos chegaram ao seu ponto mais crítico nas manchetes dos jornais (reforma da previdência, inflação sendo mascarada pela mídia, corrupção na política, violência extremada nas ruas, impunidade pros criminosos, etc)!
Mas no mundo dos quadrinhos tudo parece ir bem, rs... Tivemos centenas de lançamentos nas bancas e livrarias: com HQs pra todos os gostos e bolsos. Novas coleções (de pequeno e grande porte), rererererepublicações (à exaustão), e notícias bombásticas que mantiveram todos os blogs e canais ligados à quadrinhos bastante ocupados, hehe!
Confira abaixo os fatos mais marcantes do ano nesta "Retrospectiva 2017":
1) "Marvel Origens - A Década de 70": A Salvat (capa-preta) reúne nesta edição as clássicas estreias de: "Warlock", "Mulher-Hulk", "NOVA", "Luke Cage", "Punho de Ferro", "Mulher-Aranha", "Motoqueiro Fantasma", e "Cap. Britânia"!
2) "LOGAN": O melhor FILME de "Wolverine" foi também o último estrelado por Hugh Jackman!
3) "Batman - Terra de Ninguém": A Eaglemoss conclui a mini-coleção em 5 Vol. (tijolões) com a saga completa (iniciada com o "Terremoto")!
4) "Providence" (de Alan Moore): Estreia a série de Moore que mostra o lado mais obscuro do escritor H.P. Lovecraft!
5) "Monstro do Pântano": O elemental da linha Vertigo segue adiante com as fases de Grant Morrison e Mark Millar (boa parte ainda estava INÉDITA no Brasil)!
6) "Teatro das Sombras": Neil Gaiman, Harlan Ellison, e muitos outros se unem para prestar tributo ao legado de Ray Bradbury (um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos)!
7) "DC - Renascimento": Vida nova pra DC após o fim dos "Novos 52". O "Renascimento" trouxe uma mudança de ares pra DC com todas as suas principais séries sendo relançadas desde o nº 1!
8) "Mickey" (de Floyd Gottfredson): Os "Anos de Ouro do Mickey" (com tiras a partir de 1930) é uma coleção de luxo da Abril em 37 Vol. cobrindo toda a fase do artista (que há mais de 40/50 anos não era republicada)!
9) A "Mulher-Maravilha" (de George Pérez): Ganha uma coleção de "Lendas" em 4 Vol. (cobrindo toda a fase desenhada pelo artista - ele seguiria escrevendo a série depois, mas a Panini preferiu focar até a parte em que ele desenhava)!
10) "Juíz Dredd - Heavy Metal": É uma coletânea de histórias assinadas por: John Wagner, Alan Grant, e a arte "porra-louca" de Simon Bisley. Repletas de humor-negro e irreverência, as histórias são sanguinolentas e ultrapassam os limites da sátira de costumes de uma megalópole futurista e cyber-punk!   
11) "Hellblazer - Origens" (de Jamie Delano): É republicado desde o Vol. 1 em papel LWC (na 1º versão havia saído em pisa-brite)!
12) "Thanos - Revelação Infinita": Foi o 1º de 3 encadernados com material INÉDITO de Jim Starlin!
13) "Dreadstar - O Princípio": A Mythos encaderna todas as Graphic Novels da obra-prima autoral de Jim Starlin!
14) "Deadpool Clássico": A coleção avança com 6 encadernados )lançados até aqui) que cobrem a fase anos 90 de Joe Kelly (boa parte INÉDITA no Brasil)!    
15) "Lobo Solitário": O clássico mangá está de volta às bancas em uma republicação imperdível da Panini, lançada de forma simultânea com a NOVA série (INÉDITA no Brasil)! 
16) Bernie Wrightson (R.I.P.): A morte de um dos monstros das HQs: Criador do "Monstro do Pântano" (ao lado de Len Wein)!
17) "HULK - No Coração do Átomo": A Salvat (capa-preta) lança a famosa: "Saga de Jarella" (com arte de Herb Trimpe na maioria das histórias)!
18) "Homem-Aranha": A "Coleção Definitiva" da Salvat... Traz em 60 Vol. uma seleção (polêmica e irregular) de HQs que cobrem diversos períodos da cronologia do Aranha (do material mais clássico ao mais moderno)!
19) "Coleção Histórica Marvel - Wolverine": A "CHM" do "Caolho" (em Madripoor) foi um dos maiores sucessos da linha de clássicos Marvel da Panini com 4 ed. em ordem cronológica das histórias-solo de "Wolverine"!
20) "TEX GOLD": Uma nova coleção da Salvat com 60 Vol. dedicados ao ranger mais famoso do velho oeste. Com material de alta qualidade e em cores retirado das séries originais: "Tex Gigante", "Tex Anual", e "Almanaque Tex"!
21) "Dylan Dog": Retorna ao Brasil pela editora Lorentz em 3 ed. especiais!
22) "Pateta Faz História": A mais anárquica HQ da Disney é encadernada de forma completa em 5 Vol. de capa-dura (anteriormente havia saído em 20 ed. econômicas pela Abril)!  
23) "AKIRA": Finalmente, a JBC lançou o 1º Vol. do mangá de Katsuhiro Otomo... Prometido desde 2015, muitos leitores chegaram a duvidar que Akira fosse mesmo republicado no Brasil!
24) "Valerian": De Pierre Christin e Jean-Claude Mézières, a HQ surgiu nas páginas de "PILOTE" (em 1967). Por sua inventividade e audácia, a série tornou-se referência em HQ de ficção científica (e ganhou um FILME nos cinemas este ano)!
25) FILMES de Super-Heróis e HQs em geral: Entre os demais destaques do ano tivemos: "Guardiões da Galáxia 2", "Mulher-Maravilha", "Kingsman 2", "Homem-Aranha - De Volta ao Lar", "Thor - Ragnarok", e "Liga da Justiça"!
26) "Novos Mutantes - Entre a Luz e a Escuridão": A equipe ganha encadernado de luxo pela Panini (com capa-metalizada) e cobrindo as primeiras histórias da fase de Chris Claremont & Bill Sienkiewicz!
27) "Choques Alienígenas" (de Alan Moore): A Mythos encaderna na mesma edição 2 HQs de Alan Moore em início de carreira (na linha 2000 AD): "D.R. & Quinch" e "Skizz", ambas já publicadas no Brasil (em separado) pela Pandora!
28) O "Homem-Invisível", "A Guerra dos Mundos", e "A Máquina do Tempo": 3 LIVROS de H.G. Wells que influenciaram as HQs e a cultura pop em geral, ganham versão em pocket pela L&PM!
29) "Divinity": A estrela da linha VALIANT agora pela Editora Jambô em uma HQ INÉDITA no Brasil (a editora também lançou mais 2 ed. da Valiant este ano: "Faith" e "Ninjak")!
30) Salvat (Capa-Vermelha): A coleção vermelha da Salvat teve uma EXTENSÃO pra mais 40 ed. confirmadas: "Deadpool", "Elektra", "Geração X", "Rocket Racoon", "Invasores", "Sentry - O Sentinela", e mto mais!
31) "CHM - Paladinos Marvel": Uma "Coleção Histórica" com 4 Vol. dedicados aos heróis urbanos da Marvel: "Demolidor", "Luke Cage & Punho de Ferro", "Cav. da Lua", e "Justiceiro"!
32) "Super Powers": Foi o material (de gosto duvidoso) que a Panini escolheu pra comemorar os "100 ANOS de Jack Kirby" em 2 ed. de "Lendas do Universo DC"!
33) "Biblioteca Don Rosa": A Abril estreou uma coleção de luxo (formato gigante e capa-dura) com as obras completas de Don Rosa (em 10 Vol), incluindo: "A Saga do Tio Patinhas" e outras HQs do artista!
34) "Blacksad": A SESI-SP relança no Brasil a série: "Blacksad", na qual o protagonista é um gato preto que trabalha como investigador particular em aventuras com clima noir!
35) "Terra X": Após anos de espera e intermináveis promessas, a Panini finalmente republica a série que mostra um futuro alternativo distópico para o Universo Marvel, idealizado por Alex Ross (que NÃO desenha a série - ele faz apenas as capas e conceitos)!
36) "Conan - O Conquistador": É a 2º ed. GIGANTE de luxo do "Conan" pela Mythos (série iniciada há anos atrás com: "O Libertador")!
37) "Conan - O Bárbaro" (de Robert Howard): O LIVRO com os contos originais do criador de "Conan" chega em versão luxuosa pela P&N (em capa-dura e sobrecapa de acetato): Serão 3 Vol. ao todo com a obra completa do escritor!
38) "Superman - Entre a Foice e o Martelo": A esperada republicação desta HQ alternativa do "Super". A trama mostra que a nave contendo o bebê vindo de Krypton não caiu nos EUA, mas sim: Na União Soviética, gerando consequências inesperadas!
39) "Guerra Civil II": A sequência de uma das mega-sagas mais emblemáticas da Marvel. A capacidade de prever o futuro poderia impedir que muitos desastres e atos criminosos ocorressem, permitindo aos super-heróis uma vigilância ainda mais acirrada sobre as ameaças ao planeta!
40) Len Wein (R.I.P.): A morte de mais uma lenda das HQs. Ele foi o co-criador do "Monstro do Pântano" e do "Wolverine" na década de 70!
41) "Batman - Lendas do Cav. das Trevas" (de Don Newton): Mais uma coleção de "Lendas" chega às bancas, trazendo agora a fase clássica de Don Newton (produzida entre o final dos anos 70 e início dos 80) em 2 edições! 
42) "Future Quest": O saudosismo é a tônica desta série que faz uma releitura dos personagens da Hanna-Barbera (que marcaram toda uma geração de telespectadores)!
43) "Arqueiro Verde - Caçadores": Uma das ed. mais esperada da "Coleção DC" pela Eaglemoss, trouxe a mini-série completa com uma das aventuras mais violentas e sombrias do "arqueiro" em todos os tempos (e de bônus: Uma HQ clássica de Jack Kirby)!
44) "Lanterna Verde - A Noite Mais Densa": É republicada num mega-encadernadão (532 pág, R$ 125) com a saga completa: "Blackest Night" 0-8, e "LV" 43-52!
45) "A Morte do Cap. Marvel": A emocionante Graphic Novel que mostrou a aventura final do herói (derrotado pelo câncer) é lançada em 2 versões: Pela Panini e pela Salvat!
46) "ELRIC - O Trono de Rubi": "Elric", o imperador albino criado por Michael Moorcock é um dos personagens mais importantes do gênero “espada e feitiçaria”, inaugurando aqui a nova linha de quadrinhos da Mythos: O selo Gold Edition!
47) "Walking Dead": Os Mortos-Vivos morreram (literalmente) pela HQM e voltaram à vida pela Panini, que recomeçou a série da estaca zero e vai revezar os primeiros arcos ao mesmo tempo que o material inédito (assim, foram lançados juntos o Vol. 1 e o 19)!
48) "Vingadores" (de Kurt Busiek & George Pérez): Uma mini-coleção da Salvat em 3 Vol. com essa fase completa dos "Vingadores" (e venda exclusiva pelo site da editora)!
49) "Multiverso" (de Grant Morrison): Possibilidades infinitas e uma ameaça grande o suficiente para destruir todas as realidades da DC. Esse é o mote principal da saga de Morrison que é relançada numa ed. de luxo (capa metalizada, 484 pág, R$ 125)! 
50) "Escalpo": Uma das melhores séries modernas da Vertigo era uma das mais esperadas pra ser encadernada. Só que o Vol. 1 com 296 pág em capa-dura veio com um preço pouco convidativo (R$ 120). A polêmica sobre o valor chamou mais atenção nas redes do que o conteúdo em si (sendo um triste indicativo para os reajustes que virão a seguir em futuros encadernados de luxo)!  Até+
texgold.png (674×612)
PS: O "Submundo" deseja à TODOS os leitores.... Um FELIZ ANO-NOVO e BOAS FESTAS! Que 2018 nos traga ainda MAIS lançamentos legais nas bancas e que possamos ter melhores condições ($$$) pra mantermos nossas coleções - na medida do possível, rs!
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2017/12/retrospectiva-2017-os-fatos-e.html

Charge N°59315!

benett.jpg (480×252)

Charge N°59314!

duke2.jpg (388×360)

Charge N°59313!

duke.jpg (480×300)

Charge N°59312!

fraga2.jpg (365×360)

Charge N°59311!

fraga.jpg (411×360)

Charge N°59310!

AUTO_thiagolucas3.jpg (379×360)

Charge N°59309!

AUTO_thiagolucas2.jpg (379×360)

Charge N°59308!

dalcio.jpg (480×286)

Charge N°59307!

claudio.jpg (480×236)

Charge N°59306!

guabiras2.jpg (404×360)

Tiras N°9067 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

26230221_1180019898796139_9045399430871843161_n.jpg (738×960)
Só os melhores argumentos vencerão! 
Qual é o seu personagem favorito e POR QUE? Essa é a hora de advogar a favor do seu queridinho do Limoeiro, hein...
DL-nZM_XkAACl5I.jpg (902×1148)
DMye6SmWsAEXsY4.jpg (1021×311)
DLKqmu9XkAEiMH5.jpg (918×1137)
DMYux_sX0AABoFR.jpg (1025×313)

Tiras N°9066 : RUA PARAÍSO - Amorim!

quadrinhos02.jpg (537×537)
quadrinhos03.jpg (537×537)

Charge N°59305!

guabiras.jpg (397×360)

Charge N°59304!

gilmar2.jpg (360×360)

Charge N°59303!

gilmar.jpg (360×360)

Charge N°59302!

migueljc3.jpg (430×360)

Charge N°59301!

migueljc2.jpg (430×360)

Charg(e)special N°59300!

59300.png (750×621)

Charge N°59299!

carlus.jpg (450×360)

Charge N°59298!

migueljc.jpg (430×360)

Charge N°59297!

mario4.jpg (379×360)

Charge N°59296!

mario3.jpg (379×360)

Ria...Se Puder N°5497 - NÃO ME SUBESTIME...

substime.png (617×618)

Charge N°59295!

mario2.jpg (379×360)

Charge N°59294!

mario.jpg (379×360)

Charge N°59293!

lute.jpg (480×302)

Charge N°59292!

laerte.jpg (480×305)

Charge N°59291!

mariano.jpg (480×354)

Charge N°59290!

nani3.jpg (479×398)

Charge N°59289!

nani2.jpg (379×360)

Charge N°59288!

nani.jpg (480×320)

Charge N°59287!

paixao4.jpg (480×339)

Charge N°59286!

paixao3.jpg (480×320)

Tiras N°9065 : Quadrinhos Disney - Blog dos Esquilos!

Tira+25-1.jpg (687×411)
Tira+2.jpg (581×815)
tIRA+7.jpg (532×745)