terça-feira, 31 de agosto de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°975 - Histórias Semelhantes 9: Bidu fazendo adestramento

Compartilho 2 histórias semelhantes com Bidu sendo adestrado pelo Franjinha, mas as coisas não saíram muito bem como o Franjinha esperava. A primeira versão publicada em 'Cascão Nº 21' (Ed. Globo, 1987) e a segunda versão, em 'Cascão Nº 74' (Ed. Globo, 1989).
Capas: 'Cascão Nº 21' (Ed. Globo, 1987) e 'Cascão Nº 74' (Ed. Globo, 1989)
Na versão de outubro de 1987, com 4 páginas, Franjinha manda Bidu fazer truques de adestramento. Manda deitar, ficar de pé, pular arco, andar junto com ele e a cada atividade realizada, o Bidu ganhava um biscoito como recompensa. Depois do cãozinho adestrado, Franjinha chama o Cascão ver os truques que ensinou. 
Trecho da HQ "Adestramento" ('Cascão Nº 21' - Ed. Globo,1987)
Na frente do Cascão, Bidu não faz os truques ensinados, ficando só parado, fazendo Franjinha passar vergonha. Cascão vai embora e Franjinha chama o Bidu de burro e ele pensa que já estava de barriga cheia, ou seja, só fazia porque ia receber os biscoitos de recompensa, como estava satisfeito, não precisava fazer.
Trecho da HQ "Adestramento" ('Cascão Nº 21' - Ed. Globo,1987)

Já na versão de novembro de 1989, com 2 páginas, Jeremias pergunta ao Franjinha o que está fazendo e ele diz que está ensinando truques para o Bidu, que pega graveto, rasteja, pula arco, sempre recebendo recompensa de um osso a cada atividade feita. Jeremias chama a turma para ver os truques do Bidu, mas na frente deles Bidu faz nada, ficando só parado, sendo motivo de chacota deles, achando ridículo e que sabe fazer nada. Franjinha pergunta por que o Bidu o deixou na mão e Bidu pensa que se comesse outro osso, ia estourar.

HQ "Adestramento" ('Cascão Nº 74' - Ed. Globo,1989)

Comparando as duas histórias, tiveram mesmo título, só mudando créditos com nome do Franjinha incluso na de 1989 e tiveram o mesmo roteiro com ideia do Franjinha ensinar truques de adestramento para o Bidu em troca de recompensa, mas na hora de demonstrar para os amigos, o Bidu não fazia porque não aguentava mais comer nada. 

Comparação de trechos das histórias de 1987 e de 1989

Não mudou ideia central nem final, foram apenas alguns detalhes diferentes no desenrolar delas como na história de 1987 ninguém ver o Franjinha treinando o Bidu enquanto recebia recompensas, ele receber biscoito como recompensa e só o Cascão viu a demonstração do Bidu enquanto que na de 1989, o Jeremias acompanhou o adestramento do Bidu e foi quem chamou a turma para ver depois, ele recebeu osso como recompensa e mais gente viu o Bidu deixar o Franjinha na mão. 

Alguns truques não apareceram mostrando de uma história para outra, mas que não diferencia a ideia principal. O número de páginas foram 4 em 1987 e 2 páginas em 1989. No caso, eles procuraram colocar na história de 1989 noção do Bidu parado no mesmo quadrinho que o Franjinha dava várias ordens dos truques a fazer  para agilizar. 

Comparação de trechos das histórias de 1987 e de 1989

Não tenho ideia do motivo de terem criado mesma história em pouco tempo,  em só 2 anos e 1 mês entre elas. Ou são do mesmo roteirista e uma ficou arquivada e depois esqueceram que já havia sido publicada ou colocaram por falta de uma história para fechar o gibi do 'Cascão N° 74' ou então podem ser feitas por roteiristas diferentes e não sabia que já tinha uma igual. Gostei mais primeira por ter sido mais desenvolvida e os desenhos ficaram melhores também na primeira. Cada um vai ter sua versão favorita. Em breve posto mais histórias semelhantes aqui no Blog. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/08/historias-semelhantes-9-bidu-fazendo-adestramento.html

Tiras N°15995 : Especial MIX nº731 - Blog do XANDRO!




Tiras N°15994 : HAGAR - Dik e Chris Browne!


Tiras N°15993 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Charges/Cartuns! ★ N°147101 a N°147200