domingo, 5 de fevereiro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.125 - Chico Bento: HQ "Época de jaboticaba"

Capa de 'Chico Bento Nº 182' (Ed. Globo, Publicado em: janeiro de 1994)

Mostro uma história em que o Chico Bento teve dificuldade de comer jabuticaba após voltar de férias na cidade. Com 10 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 182' (Ed. Globo, 1994).

Rosinha espera na rodoviária o Chico Bento voltar da sua viagem de férias na cidade e quando ele volta, nem quer conversa, demorou demais na casa do primo e espera que elas tenham esperado por ele. Em casa, pergunta para os pais se chegou a tempo de comer jabuticabas, pois só dão uma vez por ano e ele é louco por elas. Seu Bento conta que a jabuticabeira deles ficou carregadinha, uma parte ele colheu e vendeu e outra parte a molecada depenou.

Chico fica arrasado e vai lá na jabuticabeira para ver se restou alguma e lamenta que sobrou nenhuma e tinha só as cascas que o povo fez a festa. Chico pergunta aos pais por que não guardaram, Dona Cotinha fala que acha que podiam estragar e fora que ele se impanturra de jabuticaba e depois fica com dor de barriga e Chico diz que fica com dor de barriga, mas feliz, e então resolve procurar pelas jabuticabeiras das redondezas.

Nas casas do Zé da Roça e do Zé Lelé tinham acabado, se entupiram de jabuticabas. Depois Chico vai ao pomar do Nhô Lau, pensando que tinha sobrado do jeito que é regulado, vai correndo sem nem dar atenção para a Rosinha. Chegando lá, vai de mansinho, até que Nho Lau aponta o trabuco para ele, perguntando se vai assaltar a goiabeira. 

Chico fala que está aguado de vontade de comer jabuticaba e pergunta se ele pode dar algumas para ele. Nhô Lau diz que alugou a jabuticabeira por hora, pessoal se fartou de comer e ele ganhou uma graninha e com pena do Chico, permite ele ir lá para ver se sobrou alguma no pé.

Então, Chico vasculha e encontra uma, sobe na árvore, mas quando ia pegar, um passarinho pega no bico antes dele. Chico fica com raiva, pretende ir atrás do passarinho, só que se esquece que estava na árvore e cai. Aí, ele vê uma jabuticaba no chão e pega, depois encontra outra e depois várias outras e vai catando, mas descobre que era cocô de bode Odorico, que estava passeando com seu dono. 


Chico larga os cocôs, lava as mãos na cachoeira, senta triste, se conformando em comer jabuticaba ano que vem, quando chega Rosinha com uma cesta cheia de jabuticabas. Chico come tudo com satisfação ficando até gordo de tanto comer e no final, Rosinha fala que finalmente vão poder namorar e matar saudade e Chico fala que não vai dar, os olhos dela parecem duas jabuticabas e agora enjoou de tanto comer.

História legal em que o Chico Bento chega atrasado das férias na cidade e não encontra mais as jabuticabas que tanto gostava porque passou o tempo de produção da fruta. Correu tanto, mas só conseguiu graças a Rosinha e depois não quis namorar com ela porque os olhos pareciam jabuticaba e cansou de ver a fruta na sua frente. Coitada da Rosinha que só queria namorar um pouco e ele não deu a mínima para ela. Rosinha achava que levando as jabuticabas, Chico ia parar  de procurar e dar atenção a ela, mas, para sua surpresa, não deu e ele nem agradeceu. Olhos de jabuticaba seria até elogio, mas para ela não serviu, valeu como ofensa. 

Descobrimos que o Chico também adora jabuticaba até mais que goiaba. Foi engraçado ver a correria dele desde que chegou na rodoviária louco pra comer jabuticaba sem nem tirar botina de quando voltou da viagem e toda as suas decepções. Pontos altos de passarinho comer uma antes e Chico pegar as bostas do bode pensando que era jabuticaba, pelo menos ele não colocou na boca, seria pior comer. 

Legal também o nome "Rodoviária do Matão", esses detalhes faziam diferença. O nome "jaboticaba" no título foi pra fazer graça para arte da jabuticaba na letra "O", eles eram bem criativos nos títulos. Chico contracenou com vários personagens do seu núcleo, mas eles não se contracenaram entre si, Chico ficou sozinho com eles um a um.

A história além de divertir, ainda de quebra ensina sobre jabuticaba, que não é muita conhecida pelas crianças e que só dá em determinada época do ano. Incorreta hoje por mostrar Chico catando cocô de bode, Chico gritar e responder aos pais, Nhô Lau com trabuco na mão e apontando a arma para o Chico, envolver namoro de crianças, final triste para a Rosinha,  Chico viajando de ônibus sozinho, e fora palavras proibidas como "assaltar" (goiabeira), já que acham que criança não rouba e (sou) "louco", provavelmente, para não confundirem com o personagem Louco.

Os traços muito bonitos, um estilo bem fofinho, que adotaram nos anos 1990. Teve erro no penúltimo quadrinho na quarta pagina da história (página 6 do gibi) em que Chico aparece descalço sem colocarem a botina, provavelmente por estarem acostumados a desenhá-lo descalço. As cores do gibi tiveram algumas páginas erradamente com tons de amarelo e vermelho mais escuros do que o resto da história, deve ter sido erro da gráfica na hora de imprimir. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/02/chico-bento-hq-epoca-de-jaboticaba.html

Charges/Cartuns! ★ N°226.001 a N°226.100