quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°874 - Mônica: HQ "Lambada!"

Em setembro  de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Lambada!" em que a Mônica queria aprender dançar Lambada a todo custo para dançar com o Flavinho no concurso do bairro, mas Cebolinha atrapalhou tudo. Com 16 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 45' (Ed. Globo, 1990).

Mônica pede ajuda na Lambada para Magali, que estava tomando sorvete. Magali pensa que era lambida no seu sorvete e não aceita porque era pequeno e Mônica diz que era Lambada, que precisava aprender urgentemente. Magali fala que isso ela já dá nos meninos e Mônica diz que se refere à dança, já que o Flavinho ia dançar com ela no miniconcurso de Lambada que teria no bairro.

Magali fala que não sabe dançar nem valsa. Mônica diz que queria assistir a fita de vídeo que ensina dançar Lambada na casa da Magali e ela aceita. Cebolinha, que estava ouvindo tudo com o Cascão atrás da moita, comenta que achou estranho a Mônica pegar aquela fita na videolocadora e tinha que saber o motivo. Cascão fala que agora que sabe, é para eles irem assistir à fita do "Caspion" (Jaspion) na casa do Cebolinha e e ele diz que tem coisas mais importantes para fazer como tirar sarro da Mônica e Cascão diz que assistir ao "Caspion" é menos violento. Cebolinha lembra que o videocassete é dele e eles vão  até a casa da Magali.


Mônica e Magali assistem ao vídeo e tentam dançar, só que Mônica acaba derrubando a Magali quando gira com força. Cebolinha dá gargalhada e fala que é ridículo e pergunta se era aquilo que Mônica chama de Lambada. Ela diz que Lambada é a surra que ele vai levar agora e Cebolinha diz que não se deve fazer nada com quem é o único que vai poder ajudá-la, Cebolinha Magau, o rei da Lambada.

Mônica dá gargalhada e Cebolinha finge que não vai mais ajudá-la e que se vire para convencer o boboca do Flavinho dançar com ela. Cebolinha diz que soube porque Flavinho disse a ele que estava pensando em dançar com a Mônica. Ela fica desesperada e implora para o Cebolinha ensiná-la a dançar Lambada. Ele diz que vai quebrar o galho da dentuça gorducha e como ela ficou com raiva pelo xingamento, diz que não ensina garotas nervosinhas e Mônica se acalma e vai com os meninos.

Começa a aula no clubinho dos meninos, Cebolinha ensina tudo errado para a Mônica com intenção de avacalhar com ela. Primeiro a faz cair com um movimento estranho no corpo, depois fala para jogar o parceiro de dança no chão, pular em cima dele, depois ajudar a levantá-lo e jogá-lo na parede. Cebolinha fala que é a última palavra em Lambada e depois o Flavinho ficará gamadão nela enquanto Cascão fica rindo o tempo todo. Cebolinha manda Mônica praticar com o Cascão e ele fica irritado e Cebolinha diz que ele não foi só pra da risada.

Mônica treina com o Cascão várias vezes e o deixa todo surrado e dolorido. Ela vai atrás do Flavinho e os meninos vão atrás para dar risada. Na primeira parte da dança, ela cai, mas depois faz a segunda parte com o Flavinho e o deixa todo quebrado. Mônica pergunta se Flavinho não vai convidá-la para o concurso e ele responde que até estava pensando sim, mas depois dessa resolve chamar a Rita Cintura-de-Mola. Mônica pergunta se não gostou da Lambada e ele diz que se aquilo é Lambada, ele é o Sidão Magau e vai embora. Cebolinha e Cascão estavam atrás da moita e dão gargalhadas altas. Mônica ouve e corre atrás deles.

Os meninos tentam se esconder logo no salão do Concurso de Lambada que estava começando. Mônica fica procurando os meninos enquanto as crianças dançavam Lambada. O apresentador anuncia que agora seria para todos dançarem para valer, que os juízes estão de olho para escolher o campeão. Mônica encontra os meninos bem nessa hora e pega o Cebolinha e bate nele cheio de movimentos giratórios parecidos com a Lambada até jogá-lo na parede. Todos do salão aplaudem e Mônica e Cebolinha ganham o concurso por unanimidade. Flavinho a parabeniza pela dança e pede desculpas e enquanto eles recebem o troféu, Cascão fala que são os campeões da Lambada, a Mônica quem mais dançou e o Cebolinha, quem mais levou, terminando assim.

História muito legal, Cebolinha aproveitou que a Mônica não sabia dançar Lambada pra ensinar tudo errado, da sua maneira, para tirar sarro dela e atrapalhar seu envolvimento com o Flavinho. Como de praxe nas histórias de planos infalíveis, ele se deu muito mal no final. Foi engraçado ver as tiradas, o Cebolinha como professor de Lambada Cebolinha Magau e fazer a Mônica de boba e vê-la surrando os meninos com a dança inventada. Legal também ver os personagens vestidos com trajes típicos e cantando as músicas de Lambada. 

Dessa vez o Cascão não apanhou no final até porque o concurso era de casal, mas ele levou as surras na hora do treino da Mônica. As letras das músicas eles mantiveram, já nome do cantor Sidney Magal eles parodiaram com "Sidão Magau". As músicas lembradas na história foram: "Lambando se foi" e "Dançando Lambada" (ambos de Kaoma), "Adocica" (Beto Barbosa) e "Me chama que eu vou" (Sidney Magal).

Em 1990 a Lambada era um estouro, era a grande moda, mídia geral divulgava e como as crianças da época gostavam também, a MSP resolveu criar história aproveitando. Eram comuns histórias envolvendo a moda musical do momento, que marcaram geração, mas que depois fica algo datado. Nos anos 1980 eles chegaram também a criar histórias envolvendo o New Wave (Cebolinha Nº 141, de 1984) e Mônica dançando o Break (Mônica Nº 175, de 1984). Sem contar que personagens nos anos 1970 eram mais voltados à moda hippie e depois Discoteca, nos anos 1980 mais roqueiros e nos anos 1990 mais pagodeiros.

Outras coisas datadas foram TV de tubo, videocassete, fitas VHS, videolocadora, vitrola, disco LP, coisas que ou não existem mais ou sem popularidade hoje e isso de virem vídeos nas casas dos outros porque nem todos tinham, só os mais ricos, além de assistirem o seriado "Jaspion", uma febre na época com as crianças, na história parodiado pelo Cascão como "Caspion". Hoje em dia tudo isso seria adaptado para as mídias atuais e também não fariam por ter crianças envolvidas com dança sensual deixariam a história menos violenta, a Mônica não ia surrar tanto os meninos na dança a ponto de pular em cima e jogá-los na parede.

Na época em cada história aparecia um menino mais fofo do bairro por quem a Mônica e outras meninas eram apaixonadas. Era Fabinho, Ricardinho, Robertinho, Marquinho, etc. Nos anos 1970 até metade dos 1980 era fixo o Reinaldinho, caricatura mirim do roteirista Reinaldo Waisman, depois que ele saiu da MSP adotaram um menino diferente a cada história. Esse Flavinho até lembrou muito o primo Zeca do Chico Bento, mudando só os olhos. 

Os traços excelentes, era muito bom ver desenhos assim. Destaque também para capa da revista fazendo alusão à história de abertura. Na época só histórias importantes que tinham referencia á história de abertura e muitas vezes sem mostrar o que realmente acontecia na história, apenas o tema principal. No caso foi a Mônica e Cebolinha dançando Lambada em vários movimentos com trajes típicos. Foi muito bom relembrar essa história clássica aqui há exatos 30 anos. 

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/09/monica-hq-lambada.html

Ria...Se Puder! 😁 N°8811 a N°8820





Charges/Cartuns! ★ N°101391 a ESPECIAL N°101.400





Charges/Cartuns! ★ N°101381 a N°101390





Charges/Cartuns! ★ N°101371 a N°101380





Charges/Cartuns! ★ N°101361 a N°101370